quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Doces representam Campos em fest. gastronômico

O chuvisco de Campos e a goiabada cascão São Tomé estão concorrendo ao prêmio de Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio, na categoria “Doces e Compotas”. Tradicionais na cidade, que é a maior produtora de açúcar do estado, estes doces, principalmente o chuvisco, são conhecidos como uma espécie de patrimônio imaterial.

A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo site, até o dia 31 de outubro. No total, são 107 participantes, distribuídos em 10 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patês, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. É possível votar em todas as categorias ou somente nas que o internauta preferir.

O garimpo dos tesouros culinários fluminenses aconteceu em duas etapas. A primeira consistiu na lista dos pré-finalistas, com 91 produtos indicados pela comissão organizadora e pelos consultores/colaboradores. A segunda abriu inscrições para novos produtos, que passaram pela avaliação da comissão organizadora e de 39 consultores, especialistas nas 10 categorias.

O Maravilhas RJ é um prêmio de comunicação, que visa divulgar e dar visibilidade à produção local, colaborando para desenvolver a cultura do gosto regional, fortalecer a identidade cultural e a economia do território fluminense. O prêmio é idealizado pelo jornalista Chico Junior, autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira edição, em 2013, o prêmio elegeu as sete Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. A votação pela internet recebeu mais de 20 mil votos. Os vencedores foram: Entradas & Petiscos – Biscoito Globo (Rio de Janeiro), Bebida – Caipirinha (Rio de Janeiro), Da Terra – Sítio do Moinho (Itaipava- Petrópolis), Laticínios – Queijo de cabra De Ville (Secretário- Petrópolis), Da Água – Trutas do Rocio (Petrópolis) e Doces & Compotas – Sítio Humaytá (Itaipava- Petrópolis).

Fonte: Campos 24 Horas/Show Francisco




Nenhum comentário: