quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ibope: Pezão tem 31% dos votos e Garotinho, 24%

Garotinho é líder isolado quando o assunto é rejeição: ele tem 40% contra 20% de Lindbergh

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, candidato à reeleição pelo PMDB, voltou a aparecer em primeiro lugar na corrida eleitoral fluminense, com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar, de acordo com pesquisa Ibope/TV Globo divulgada na tarde desta terça-feira, está o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, candidato pelo PR. Ele tem 24% das intenções de voto. Entre as duas últimas pesquisas (do dia 23 e hoje), a distância entre eles subiu de três para sete pontos percentuais.

Em terceiro lugar, o Ibope aponta o senador Marcelo Crivella (PRB), que registrou 16% das intenções de voto. Em quarto, está o senador Lindbergh Farias (PT), com 9%. O candidato do PSOL, Tarcísio Motta, teve 1% das intenções de voto. Segundo o levantamento realizado entre os dias 27 e 29 deste mês com 2002 eleitores, 12% votariam em branco ou nulo, e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Três simulações de segundo turno
Com o resultado divulgado hoje, Pezão se consolida em primeiro lugar e deverá disputar o segundo turno do Rio com Garotinho. Na simulação feita pelo Ibope entre os dois, Pezão aparece na frente, com 46%, e Garotinho tem 31% das intenções de voto. Um total de 23% dos eleitores votaria em branco ou nulo, e 7% não quiseram ou não souberam responder.

O Ibope também simulou dois outros cenários de segundo turno. Entre Garotinho e Crivella, o senador do PRB ganharia com 37% dos votos, contra 32% do candidato do PR. Um total de 17% votaria em branco ou nulo, e 6% não quiseram ou não souberam responder.

No confronto entre Pezão e Crivella, o atual governador seria reeleito com 43%, contra 32% do senador. Nesse cenário, 17% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 8% não quiseram ou não souberam responder.

Índices de rejeição
O Ibope voltou a avaliar o índice de rejeição dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Garotinho aparece em primeiro lugar, com 40% de rejeição. Lindbergh está em segundo, com 20%; Pezão, em terceiro, com 16%; e Crivella, com 14%.

Ney Nunes (PCB) tem 11% de rejeição, Dayse (PSTU), 10%; e Tarcísio Motta (PSOL), 9%.
Um total de 9% dos eleitores disse que votariam em qualquer candidato, e 17%, não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número 48/2014.
Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: