terça-feira, 21 de outubro de 2014

Secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana entre os melhores do Brasil

Com base nos indicadores de saúde do município de São Francisco de Itabapoana, que refletem uma boa política de saúde satisfatória, o secretário municipal de Saúde, Drº Jayme Tinoco, está entre os 50 melhores secretários de saúde do Brasil. Ele receberá na noite desta terça feira (21), o Prêmio Dr. Carlos Chagas, da certificadora nacional Premium Brasil, que é oferecido aos melhores gestores municipais da saúde pública do país.

A premiação ocorrerá durante o 10º Encontro Brasileiro de Secretários de Saúde, que está acontecendo de 19 a 22 de outubro, na Costa do Sauipe, na Bahia. Entre os 5561 municípios do país, São Francisco de Itabapoana é o único município do Estado do Rio de Janeiro que está sendo premiado.

De acordo com a Premium Brasil, organizadora do evento, os critérios analisados para a escolha dos 50 melhores secretários foram: a análise da Secretaria Municipal de Saúde pelo Sistema Único de Saúde, a análise das medidas tomadas para a proteção da saúde da população, a avaliação dos recursos operacionais e humanos, os projetos e obras municipais na área da saúde e a análise dos recursos. A pesquisa também usou fontes associadas à Saúde Brasileira nos níveis Municipal e Estadual.

“É com muita satisfação que destaco que esse prêmio não é resultado de um trabalho somente do secretário de saúde, mas de toda uma equipe capacitada de profissionais em saúde, que tem se empenhado dia a dia, com muita dedicação e persistência, para a prevenção e promoção da saúde no município, indo além do hospital e as unidades básicas de saúde ”, destacou o secretário.

O prefeito Pedrinho Cherene explicou que o prêmio é importante para direcionar as políticas públicas em saúde no município. “ Todo o município está muito feliz com esse resultado positivo na administração da saúde. Isso nos motiva a unir mais esforços para melhorar ainda mais o nosso sistema de saúde”, destacou.

O prêmio “Dr. Carlos Chagas “, já em sua décima edição, reúne os cinquenta melhores secretários de saúde de todo o Brasil, para destacar o reconhecimento de todas as ações executadas pelas gestões municipais da saúde durante o ano de 2013/2014, que trouxeram melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde.

O título é conferido depois de analisado a qualidade do trabalho, a transparência, a responsabilidade e excelência na Saúde dos municípios, além da verificação da melhora dos indicadores oficiais da pasta junto ao Ministério da Saúde.

Saúde mais perto das comunidades de São Francisco de Itabapoana
Atendimentos de Saúde bem próximos de toda a população de São Francisco de Itabapoana. Esta é realidade que vem sendo construída no município do interior do norte fluminense, como resultado do programa "Saúde Mais Perto de Você", que oferece, por meio de uma unidade móvel com uma equipe multidisciplinar de saúde, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, vacinação, serviço odontológico e médico, dentre outras ações em prol da vida saudável.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizado quinzenalmente, aos sábados, o “Saúde Mais Perto de Você” tem atendido diversas comunidades sanfranciscanas, situadas distantes das unidades de saúde. Entre elas, Santo Amaro, Guarixima, Vila de Deus, Muribeca, Cacimbas, Quebra Cangalha, Lagoa Feia, Paraíso, Macuco, Quilombolas Barrinha, Boa Vista Italiana e Deserto Feliz.

O secretário de saúde, Jayme Tinoco, ressaltou a importância do programa “Saúde Mais perto de você”. “Este programa, além de atuar nas localidades do município, orienta a comunidade a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo a estimular os indivíduos a serem atuantes nesse processo. Além disso, aborda, de modo teórico e prático, temas sobre hábitos de vida saudáveis, saúde bucal e da prevenção e detecção de fatores de risco para doenças, como diabetes, hipertensão arterial”, destacou.

Ascom SFI-RJ/Show Francisco




Nenhum comentário: