sexta-feira, 27 de março de 2015

Você sabe quem é o homem mais rico do Brasil?


História de sucesso deste brasileiro se transformou no livro “Sonho Grande”, a ser lido com avidez

Você sabe quem é o homem mais rico do Brasil? (Foto: divulgação)
 

Houve uma época em que Eike Batista fazia grande estardalhaço para exibir seus sinais externos de riqueza. Talvez seu primeiro movimento neste sentido tenha sido colocar uma coleira no pescoço da ex-mulher Luma Oliveira - com o nome dele escrito - no carnaval de 1998. Durante os quase quatorze anos depois desse fato, Eike desfilou pompa e circunstância mas, em 2012, o império ruiu. Rei morto, rei posto.

Bem mais discreto e pragmático que o ex-dono da holding de empresas com a marca “X”, o nome de Jorge Paulo Lemann sobe ao lado de seu império de empresas. O rei do ketchup, da cerveja e do hambúrguer tem grandes ambições: uma delas será bater as vendas da Coca-Cola – já neste inacreditável ano de 2015 - com a recente fusão das empresas Kraft (de cream cheese) e Heinz (de ketchup).

O certo é que Lemann e seus sócios Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

A empresa de investimentos 3G Capital vale hoje U$S 260 bilhões. Essa história de sucesso destes homens – que têm o magnata Warren Buffet como sócio minoritário - se transformou no livro “Sonho Grande”, a ser lido com avidez e atenção.

Dono da Inbev – e de diversas marcas de cerveja como a Budweiser e, de quebra, a Brahma, Skol e Antarctica – e da rede de fastfood Burger King, Lemann tem temperamento completamente diferente de Eike. Não se sabe que tenha posto coleira em alguém, preza pela discrição e vive longe dos holofotes.

Brasileiro, filho de imigrantes suíços que abriram no país a fábrica de laticínios Leco (Lemann & Company), Jorge Paulo detém hoje a 34ª fortuna do mundo. O ex-surfista - que foi também pentacampeão brasileiro de tênis – dá suas raquetadas e desliza com elegância no mercado, entre aquisições e fusões . Em vez de estacionar carrões na sala de estar, ele criou duas fundações voltadas ao ensino de alto nível, proporcionando bolsas de estudo para que brasileiros talentosos possam estudar em universidades de ponta no país e no exterior.


Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: