quinta-feira, 16 de abril de 2015

Visita de Chicão após denúncia

Um dia depois do caso da pequena Juliana, 9 anos, que tem paralisia cerebral e estava sem leite especial e medicamentos, virar notícia no blog do Alexandre Bastos, hospedado no Folha Online, e publicado na Folha da Manhã, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, acompanhado do subsecretário Executivo de Saúde, Sebastião Campista; e da gerente de Serviço Social, Márcia Cristina Ferreira; foram até a casa da menina na noite desta quarta-feira (15) para levantar as reais demandas da menor. O caso, que horas antes da visita, ainda estava sem solução, já que mãe da criança, Flávia Faria, esteve na secretaria para obter informações e não obteve sucesso, foi debatido na Câmara de Vereadores e uniu oposição e situação, que se indignaram com o caso de omissão do poder público.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, determinou prioridade no atendimento à paciente Juliana Faria, 9 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral.

— Assim que tomei conhecimento desse caso, determinei que uma equipe multidisciplinar reavaliasse o quadro da paciente em caráter de urgência. Acompanharei pessoalmente e continuarei cobrando as providências, pois temos trabalhado incessantemente, dia e noite, para garantir a excelência e eficácia na saúde de Campos — disse Doutor Chicão.

Nesta quarta, antes da visita do secretário de Saúde, Flávia disse que esteve na secretaria de Saúde ontem (14) para rebater as respostas concedidas pela assessoria da secretaria de Saúde em reportagem publicada na ediçao da Folha de ontem. “Fui atrás do leite para minha filha antes que acabasse e me mandaram buscar em outro lugar que também não tinha. Não me informaram onde está o processo com todos os encaminhamentos e laudos havia sumido da secretaria”, disse.

Em nota, a assessoria de imprensa da secretaria de Saúde informou que o vice-prefeito verificou que muitas das queixas apresentadas pela mãe, Flávia Faria, não haviam sido formalizadas junto à secretaria e, diante do fato, ele determinou que todas as necessidades fossem reavaliadas com vistas à formulação de projeto terapêutico, identificando as reais necessidades, inclusive fornecimento de meios de locomoção adequados, conforme critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Expectativa é que tudo agora seja resolvido

Após a visita do vice-prefeito Chicão, Flávia explicou que o que mais deseja é resolver esta situação. “A equipe da prefeitura que esteve aqui em casa nesta quarta no início da noite e me garantiu que nesta quinta-feira vai resolver o problema da falta do leite especial e medicamentos para Juliana. E quanto aos pedidos dos equipamentos e acompanhamento de uma equipe home care, eu teria que entrar com os pedidos de novo. Ignorando os protocolos que eu tenho em mãos e assim começar do zero. Só quero resolver as coisas pra ela e estou bem cansada”, desabafou Flávia Faria.

O assunto das necessidades e negligência do poder público com a paciente Juliana Faria, foi tema na sessão plenária na Câmara de Vereadores na última terça-feira (14) e nesta quarta (15). Nesta quarta-feira na Câmara de Campos, o vereador Gil Vianna (PR), presidente da Comissão dos Direitos de Pessoas com Deficiência, comentou sobre a situação da Juliana Faria e disse que Dr. Chicão já estaria tomando providências. No dia anterior, até os vereadores da bancada governista se revoltaram com as necessidades que a menina vem passando. O vereador Mauro Silva ( Ptdob ) afirmou que “a Saúde de Campos precisa de um choque de gestão”. Já o vereador Gil Viana (PR) afirmou que o caso da Juliana “não é isolado e que as pessoas que negligenciam esse tipo de atendimento deveriam ser exoneradas e punidas". 

 Folha da Manha/Show Francisco



Nenhum comentário: