terça-feira, 4 de agosto de 2015

Casa abandonada com água parada

Três dias após a secretaria municipal de Saúde divulgar que os casos de dengue, em Campos, aumentaram para 1.714, uma pessoa, que preferiu não se identificar, denunciou em uma rede social através de fotos, possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, em uma residência, que faz parte de uma vila e estaria abandonada, na rua Tenente Coronel Cardoso, nas proximidades de um hortfruti, na área central da cidade.

Em seu perfil na rede social, o homem, que possui parentes que são moradores de um prédio, localizado próximo à residência abandonada, disse que em sua família ocorreram quatro casos da doença — avô, mãe, irmã e sobrinha — em menos de 15 dias. Ele acrescentou que, após subir no terraço do prédio, que já teria sido vistoriado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas nenhum foco teria sido encontrado, foi possível constatar recipientes, que possuem água parada na casa fechada. “Ao subir no terraço, verifiquei nos fundos (da residência), lata de tinta com água, caixa d’água, sem tampa, garrafas de refrigerante com água e, pior, o telhado desabando. Verifiquei com ajuda de uma câmera que existe dentro da casa um filtro antigo sem tampa que deve estar com água da chuva e com larvas de mosquito”, ressaltou. “Agora eu pergunto: o CCZ não pode entrar na casa, pois está trancada, como proceder nesse caso?”, concluiu.

O diretor do CCZ, César Salles, informou que uma equipe será enviada ao local, para averiguar a situação. De acordo com ele, quando uma residência está abandonada e trancada, e os agentes constatam a possibilidade da existência de focos do mosquito, o órgão encaminha ao Ministério Público (MP) fotos do local e pede autorização para a entrada forçada dos agentes.

— Se o MP autorizar nossa entrada, um grupo de apoio da Promotoria nos acompanha até o local, para que possamos verificar a existência dos focos — informou.

Piscina — Uma piscina, com água parada, localizada em uma residência na rua Operário Campista, no Parque São Caetano, já foi alvo de matérias da Folha, devido ao medo de moradores da região, em contraírem dengue, uma vez que o local é um possível foco do mosquito transmissor da doença.

Neste caso, o diretor do CCZ informou que uma equipe já esteve no local colocando veneno na água. Ele acrescenta que mesmo com a atual coloração da água a piscina não possui larvas do Aedes.


Folha da Manha/Show Francisco
Júlio César Barreto
Fotos: Valmir Oliveira


 



Nenhum comentário: