terça-feira, 30 de abril de 2013

Fórum Voz aos Povos em São Francisco reúne governos, movimentos e lideranças regionais

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, foi realizado nesta segunda-feira (29/04) o Fórum Estadual Intersetorial Voz aos povos. O evento reuniu o governo municipal, movimentos e lideranças da Região dos Lagos e Norte e Noroeste Fluminense, durante todo o dia, no Espaço Cultural Barracão de Gargaú, no litoral de São Francisco. 

O Fórum foi destinado aos povos quilombolas, assentados, e acampamentos rurais, indígenas e pescadores artesanais. O objetivo foi discutir as demandas comunitárias para promover a visibilidade, valorização e reconhecimento desses segmentos, além de acesso às políticas públicas.

Todo o encontro foi bem dinâmico e com bastante interação. Os representantes dos segmentos comunitários fizeram solicitações e cobraram mais ações que beneficiem este setor nas áreas de educação, transporte, saúde, entre outros.

- O governo municipal tem apenas quatro meses de existência e continua trabalhando.Na qualidade de poder público estamos à disposição para ajudar e ouvir, pois sabemos que a população sanfranciscana é sofrida, mas trabalhadora - declarou o vice-prefeito, Amaro Barros.

A pescadora Erosita Costa Xavier, 57 anos, defendeu o grupo que pertence. “sou pescadora como toda a minha família. E não me envergonho de minha profissão, dos meus dedos feridos por causa da caça aos caranguejos e de possuir uma pele um pouco mais sacrificada. Isso não deve nos impedir de falar, pois as pessoas precisam saber o que precisamos. Para nós, este fórum é uma porta que se abre”, disse.

Segundo a secretária Executiva do Fórum, Rute Sales, a equipe vai levar todas as demandas ao Comitê Diretivo, no Rio de Janeiro, para posteriormente encaminhá-las aos devidos órgãos. De acordo com ela, em junho, haverá uma reunião Estadual, na cidade carioca. Na oportunidade, serão entregues aos representantes dos movimentos os resultados das solicitações do Fórum.

- Este Fórum representa a credibilidade do governo municipal em apoiar ações que auxiliem esses povos. Que este evento traga resultados positivos a todos - espera a secretária de Educação, Kátia Martins.

Participaram da reunião, entre outros, o vice-prefeito Amaro Barros, que representou o prefeito Pedrinho Cherene, secretários municipais, vereadores, a secretária executiva do Fórum, Rute Sales, o Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Pedrosa e representantes da Secretaria de Estado de Saúde.


ASCOM SFI RJ
FOTOS: RONALDO BRUM






























Secretaria de saúde divulga, por especialidade, escala de médicos que atuam em São Francisco


Obrigado Dr. Jaime Tinoco, por ter nos enviado por e mail, uma solicitação de divulgação da escala de médicos por especialidades e outros profissionais que prestam atendimento pelo SUS à população no Ambulatório de Especialidades em São Francisco de Itabapoana-RJ.  

SEGUNDA-FEIRA

NOME
ESPECIALIDADE
PERIODO
HORÁRIO

DR.HELVIO
PEDIATRA
MANHÃ/TARDE
10:00

DR. JAYME TINOCO
GASTROLOGISTA
MANHÃ
14:00

DR. MARCOS VALLE
CLINICO E CIRURGIA
MANHÃ
08:30

DR. BENEDITO CHAMI
ORTOPEDISTA
MANHÃ/TARDE
09:00

DRA. FERNANDA
PSICOLOGA
MANHÃ/TARDE
08:00

DR. MARCIEL
NEUROLOGISTA
MANHÃ
10:00


TERÇA-FEIRA

NOME
ESPECIALIDADE
PERIODO
HORARIO

DRA. ARIANA(CENTRO DIABE...)
FONOALDIOLOGA
MANHÃ
08:00

DR. FUED
PSIQUIATRA
MANHÃ
08:00

DRA. MARIA CELIA
PSICOLOGA
MANHÃ
09:00

DRA. FERNANDA
PSICOLOGA
MANHÃ
08:30

DR. JADIR
ORTOPEDISTA
MANHÃ
08:00

DRA. FERNANDA CESARIO
OFTALMOLOGISTA
TARDE
12:30



QUARTA-FEIRA

NOME
ESPECIALIDADE
PERIODO
HORARIO

DR. ROGÉRIO
ANGIOLOGISTA
MANHÃ
08:00

DRA. SUANNY
PSICÓLOGA
MANHÃ
08:000

DR. JUNIOR CHERENE
CARDIOLOGISTA
TARDE
13:00

DR. LUIZ ALBERTO
PEDIATRA
MANHÃ/TARDE
10:00/13:00

DRA. CAMILA
CLINICO/GERIATRA
MANHÃ
08:00

QUINTA-FEIRA


NOME
ESPECIALIDADE
PERIODO
HORARIO

DR. GABRIEL
PEDIATRA
MANHÃ/TARDE
10:00/13:00

DRA. FERNANDA CESARIO
OFTALMOLOGISTA
MANHÃ
07:00

DR. JAYME TINOCO
GASTROLOGISTA
MANHÃ
10:00


SEXTA-FEIRA

NOME
ESPECIALIDADE
PERIODO
HORARIO

DRA. DANIELA
HEMATOLOGISTA
MANHÃ
08:00

DR. MARCELO
PEDIATRA
MANHÃ/TARDE
08:30

DR. MARCOS VALLE
CLINICO E CIRURGIA
MANHÃ
08:00

DR. IGOR
ENDOCRINOLOGISTA
MANHÃ
09:00

DRA. MARIA FERNANDA
CARDIOLOGISTA
TARDE
13:00







Secretaria de Saúde de SFI realiza ação solidária para combater a pressão alta

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, por meio dos PSF’s,vem realizando ações solidárias para lembrar o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), comemorado no último dia 26. Para a iniciativa são montadas tendas ao ar livre na praça principal das localidades e oferecidos serviços de triagem, palestras, distribuição de folders informativos, orientação nutricional, médica,entre outros. 

Nos dias 25 e 26 as comunidades atendidas foram Travessão de Barra e Barra do Itabapoana. O evento prossegue em Guaxindiba, nesta terça-feira (30/04), às 8h, e em Gargaú, na quinta-feira (02/05), no mesmo horário.

A ação faz parte da Campanha Nacional que neste ano teve o tema "Quem tem bom coração combate a hipertensão - Eu sou 12 por 8," fazendo alusão à medida desejável de P.A. (pressão arterial). A ação contou com a participação de diversos profissionais da área.

Em Barra do Itabapoana a iniciativa movimentou a comunidade. Vários munícipes foram orientados sobre hábitos saudáveis, os riscos da pressão alta e as formas de prevenção e controle. Depois de passarem pelo diagnóstico do médico, as pessoas também receberam salada de fruta, uma forma de incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis. Na ocasião, também foram disponibilizadas aplicações da vacina contra a gripe.

Na comunidade de Travessão de Barra os participantes passaram por uma sequência de ações: primeiro a aferição de pressão, teste de glicemia, verificação de circunferência abdominal, além do peso e da altura para cálculo de IMC (Índice de massa corpórea). Com o boletim de atendimento em mãos, os pacientes eram encaminhados ao médico para avaliação. Em seguida recebiam orientações da nutricionista e, ao final ganharam uma maçã, fruta popular que contém propriedades que ajudam a combater a pressão alta e a diabetes.

- Todas as informações dadas através desta iniciativa são de grande importância para as pessoas, de modo geral. Nossa meta é conscientizar a todos, pois a cada dia cresce casos depressão alta entre muitos jovens e adultos. Esperamos que todos tenham aproveitado a oportunidade e ponham em prática as dicas dadas para uma vida mais saudável - ressaltou o secretário de Saúde Jayme Tinoco. 


ASCOM SFI RJ





Comentários:

AMAN - Associação de Moradores e Veranistas da Praia de Manguinhos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Secretaria de Saúde de SFI realiza ação solidária ...":

A ação da Prefeitura é muito boa, a melhor forma de evitar certas doenças é conhecer a doença e preveni-la. Apenas acho que essas atitudes devem ser melhor divulgadas pela Prefeitura. Pois as pessoas que moram em comunidades com menos recurso, e geralmente, são as que mais precisam de orientação, não são informadas dessas campanhas, elas têm um menor acesso a informação do que as pessoas que estão localizadas mais próximas ao centro da cidade. Mas o caminho é por aí. Vamos colaborar com o trabalho que vem sendo realizado pela Secretária de Saúde, e que aos poucos a saúde do nosso município possa estar mais consolidada atendendo a toda a população que é tão carente neste setor.


Audiência Pública na Câmara municipal em São Francisco de Itabapoana, debateu atendimento das instituições financeiras

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana realizou na noite desta segunda feira com início às 18 horas, no Plenário do Legislativo, a Audiência Pública com representantes de instituições financeiras do município. O objetivo foi discutido com questões relativas à melhoria no atendimento aos clientes. A Audiência englobou as agências bancárias, Correios, Lotérica e Comércios. Foram convidados os vereadores, promotor público, Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary, Secretários Municipais, Associações de Moradores, Sociedade Civil Organizada e a população em geral.

ACIDENTE NA CIDADE DE ITABORAÍ, TIRA VIDA DE MÉDICA QUE TINHA PROPRIEDADE PRÓXIMO A SANTA LUZIA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ

Será nesta terça-feira 30no Cemitério do Caju o sepultamento da médica, que morava em Campos dos Goytacazes.

A Doutora Érica Araújo Barreto, de 32 anos, filha do casal Eraldo Barreto (falecido) e Suely Barreto, de família de Pingo D'água, foi vítima de um acidente com dois veículos em Itaboraí, RJ, com dois mortos na noite de domingo (28). Segundo a concessionária que administra a Rodovia, o Táxi cruzou a mureta que divide as duas pistas e bateu de frente com o carro da Érica. Outras cinco pessoas ficaram feridas; quatro em estado grave.

Sua mãe, Sueli Araújo Barreto, de 56 anos, que estava com a filha no carro, sobreviveu com ferimentos apenas no braço. O noivo da médica, Dr. Alan, vinha em outro carro, e viu todo o acidente. Dr. Alan socorreu a noiva em seu próprio veículo, levando-a até o Hospital Getúlio Vargas, onde infelizmente Érica chegou sem vida.

Equipes da concessionária estavam no local, por volta de 21 horas, trabalhando no atendimento à ocorrência, remoção dos veículos e liberação da via.

 Érica era prima do advogado Enaldo Barreto. O velório será na capela do cemitério do Caju.

O Blog foi informado, agora, que o sepultamento da médica Érica Araújo Barreto não será mais hoje. Familiares marcaram para esta terça-feira,30, às 09 horas no Cemitério do Caju em Campos dos Goytacazes. O motivo foi a burocracia para liberação do corpo no IML do bairro Leopoldina no Rio de Janeiro. O corpo já foi liberado, agora, e removido para Campos dos Goytacazes.
 

Duas pessoas morreram na hora do acidente, Jorge L. Carmo, de 53 anos, e Regina A. dos Santos, de 56. Três vítimas foram levadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio. Érica Araújo Barreto, de 32 anos, e Júlia Azeredo dos Santos, de 6 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital.

COMENTÁRIOS:

Erick
Força Sueli. Sua filha foi uma Guria muito especial. Nunca conheci ninguém com mais senso de justiça que ela. Alem de uma mulher linda por dentro e por fora, ela foi uma das melhores amigas que tive na vida. Uma pessoa que eu amava de verdade. 

FESTA EM BUENA O CICLISMO ACONTECEU DURANTE O DIA DE DOMINGO.


O ciclista Gustavo Araújo conquistou a primeira colocação da competição de ciclismo da Festa de São Jorge de Buena, realizada no domingo, 28 de abril de 2013, último dia dos festejos. O circuito da competição foi na RJ 196, da Praça da igreja até o condomínio das Gaivotas, com o tempo de 40 minutos + 2 voltas, totalizando 36 km. 

A classificação geral ficou assim:

1º Lugar Gustavo Araújo
2º Lugar Criz Estevam
3º Lugar Antônio Carlos Silva
4º Lugar Mizael Nunes
5º Lugar Fábio Elias
6º Lugar Leonardo Rodrigues
7º Lugar Manoel José
8º Lugar Matheus Silva

Organização
Comissão de Festas
AFC
Secretaria de Esporte.
Colaboração da Luisa Sousa.


Ação contra a dengue é realizada em Barra do Itabapoana

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou, na última sexta-feira (26/04), mais uma ação visando à prevenção e combate à dengue. A comunidade atendida foi Barra do Itabapoana, com atuação de profissionais do setor visitando residências para eliminação de focos do mosquito e participação de alunos e professores da Escola Municipal Décio Machado. 

Cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa, que já foi realizada nas praias de Guaxindiba, Gargaú e que prosseguirá até o final de junho nas áreas central, litorânea e rural do município,sempre às sextas-feiras. As próximas comunidades atendidas serão, pela ordem, Santa Clara, Travessão de Barra, Coréia, Centro, Ponto de Cacimbas, Gargaú, Sossego, Buena, Imburi de cacimbas e Floresta.

São Francisco contabiliza 919 notificações e 134 confirmações de casos até o momento. Conter o avanço da doença no município é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, que mantém em funcionamento no Hospital Municipal Manoel Carola o Centro de Hidratação para pacientes da Dengue.

- Estamos nessa luta em prol de dias melhores, sem o mosquito da dengue. Essa ação conjunta é a prova de que só é possível combatermos essa doença se todos participarem. O poder público faz a sua parte, mas a população precisa ser a maior facilitadora nessa luta - informou Jayme Tinoco, secretário de Saúde.

ASCOM SFI RJ