quinta-feira, 31 de outubro de 2013

'PALESTRA DO AGRICULTOR' ,FEITA PELA EQUIPE DA EMATER NO MACUCO SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ

"Foi realizado no Macuco nesta quinta feira, 30/10. Uma importante Palestra do Agricultor com a EMATER, com o tema: *DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf. * Nota Fiscal do Produtor. 

Logo após tivemos Palestra com os Coordenadores de Abastecimento Social do CEASA-RJ, com orientação e cadastramento dos agricultores no projeto PAA-Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea."

Carlos Cruz da Silva . Presidente da AMPAMAC

Fotos: Júlio César




EM BOM JARDIM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ



Lançada a Campanha Contra a Poluição Sonora Automotiva

Na manhã da última quarta-feira(30-10), na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, aconteceu uma reunião para discussão de ações integradas visando ao combate à poluição sonora no município. Participaram além do secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer, o Coronel José Amilton Barreto da silva (EMTRANSFI), a comandante da 3ª.Cia/PMERJ Tenente Débora, o Subcomandante da Guarda Municipal, GCM Espírito Santo, e representantes da sociedade civil.

Na ocasião,foi lançada a campanha Combate à Poluição Sonora – Respeite o Próximo. O objetivo é realizar ações educativas e de fiscalização que preveem além da multa, a apreensão da aparelhagem de som e retenção do veículo e encaminhamento para a delegacia de polícia. 

“O abuso de instrumentos sonoros em veículos e afins produz dano à saúde como perda da concentração, surdez, irritação, entre outros, além de potencializar a ocorrência de outros ilícitos relacionados a essa prática.Não somos contra o som, mas as pessoas não podem exceder no volume e agredir os demais,”declarou o secretário Cláudio Heringer, lembrando que a iniciativa tem base na Lei Municipal 280/2008, de combate à poluição sonora, e na lei federal 9.605, de crimes ambientais.


A proposta da campanha lançada é trabalhar em várias vertentes no controle da poluição sonora: blitz em locais e horários alternados, denúncias pelo 190 e 153, Boletim de Ocorrência diretamente na 147ª. DP por todo aquele que se sentir ofendido pela poluição sonora, além de campanhas educativas e instalação de placas de advertência em determinados pontos do município.A participação ativa da população denunciando e registrando a queixa na delegacia é fundamental para o êxito da campanha. No dia 04/12 acontece mais uma reunião para discutir o assunto.

Matéria: Ascom SFI-RJ
Fotos: Júlio Cesar

Reunião no Auditório do Colégio Estadual em São Francisco de Itabapoana orienta sobre as mudanças no ECA

Na tarde da última quarta-feira (30/10), o Conselho Municipal da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco de Itabapoana promoveu um encontro no Auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, em parceria com as secretarias de Promoção Social e Educação, orientando sobre as mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que este ano completa 23 anos. Na oportunidade, os presentes receberam o formulário para diagnóstico do trabalho infantil no município.

Além das secretárias das pastas da Educação e Promoção Social, ainda estavam presentes orientadores sociais, equipes de CRAS e CREAS, Conselheiros da promoção dos direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares e gestores das escolas municipais. Todos puderam sanar dúvidas em relação ao Estatuto bem como atitudes a serem tomas em caso de ato infracional de adolescentes.



Paralelo à reunião aconteceu o 3º Encontro do gestor 2013: liderar, educar e transformar com intuito de realizar a formação continuada de gestores da rede pública municipal.


O comissário da Justiça, da Infância e do Idoso de São Francisco de Itabapoana, Marcos Moulin, falou aos presentes sobre o compromisso que os diretores e professores de escolas têm com o aluno, comunicando, por exemplo, os casos de evasão escolar, as situações de violência doméstica, abuso, entre outros. 
O comissário ainda ratificou a importância do Conselho Tutelar no apoio a estas ações. Ao final, os presentes fizeram perguntas ao palestrante. 

Para Kátia Regina Martins, secretária de Educação e Cultura, esta participação é importante para os profissionais da educação saberem lidar com as situações do dia a dia escolar. “A SMEC participa, aqui, com 65 gestores. É importante sabermos lidar com as situações relacionadas ao aluno que ocorrem frequentemente em nossas unidades escolares,” completou a secretária.

Segundo Dayse Tavares, secretária de Promoção Social, o ECA é importante para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Lugar de criança é na escola, esta tem sido nossa meta. O trabalho conjunto de promoção social e educação é, sem dúvida, um importante passo para erradicarmos de vez o trabalho infantil no município de São Francisco,” informou Dayse.

O ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente codificação reza sobre o tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes brasileiros. O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de1990.

De acordo com o Estatuto, criança é aquela que tem até doze anos incompletos, e adolescente é o que estiver entre doze e dezoito anos de idade.

Ascom SFI-RJ

Prefeitura entrega obra de asfaltamento em Santa Terrinha São Francisco de Itabapoana RJ

Uma cerimônia, realizada na noite da última quarta-feira (30/10), marcou a entrega da obra de asfaltamento da principal rua de Santa Terrinha, comunidade rural localizada no Segundo Distrito do Município. O prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, demais integrantes da administração municipal e vereadores participaram do evento juntamente com a população.
                                       

O asfaltamento, com 550 metros de extensão, abrange toda a área habitada às margens da estrada, que é também um dos principais acessos a outras localidades daquela região do município, como Amontado e Brejo Grande. Por ela transitam, além de carros pequenos, caminhões que transportam a produção rural e veículos do transporte de passageiros.

Todo esse fluxo gerava muita poeira em tempos de estiagem, problema que passa a ser sanado com a pavimentação. Outro transtorno, que é a lama em períodos chuvosos, também passa a ser coisa do passado para os moradores da área central de Santa Terrinha.

- São obras que interferem de forma direta no bem-estar e na qualidade de vida da população e que irão se repetir em outras comunidades. Já iniciamos os trabalhos em Praça da Fé e em breve estaremos entregando naquela comunidade duas ruas asfaltadas – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

Ascom SFI-RJ

Sossego em São Francisco de Itabapoana RJ terá 1ª Cavalgada neste domingo


No próximo domingo (03/11) a praia de Sossego será de muito agito e promete mobilizar um grande público com a realização da sua 1ª Cavalgada.Neste dia também haverá muita música com grupos de forró, Dj, MPB, além de almoço beneficente.

A festa conta com o apoio da prefeitura e está sendo organizada pela Associação dos Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos (AMASS) e Associação dos Cavaleiros e Amazonas de São Francisco de Itabapoana (ACASFI).

A concentração da cavalgada será em frente ao portal da cidade às 11h. A chegada à Sossego está prevista para acontecer às 12h. Logo em seguida, às 13h, haverá apresentação de Juninho do Forró. Às 15h será a vez dos Piratas do Forró dar continuidade ao agito. Às 18h o Dj Charme irá trazer muita música eletrônica para o público presente. Às 21h Félix Oliveira e banda encerrarão a noite com muito MPB.

Segundo informações do presidente da AMASS, João Francisco da Silva Manhães, a festa contará com a segurança da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Empresa de Trânsito de São Francisco (EMTRASFI) e da secretaria de Saúde que fornecerá uma ambulância e profissionais da área.
Ascom SFI-RJ

ESF de Guaxindiba reúne mais de 500 crianças em festa na tarde da última quarta-feira em São Francisco de Itabapoana RJ


O Estratégia Saúde da Família de Guaxindiba promoveu, na tarde da última quarta-feira (30/10), uma festa para mais de 500 crianças. Além de distribuição de refrigerante, bolo, algodão doce, pipoca, cachorro quente e brindes, houve animação com o humorista e animador Lindroso do Recife e foram disponibilizados brinquedos para a diversão do público infantil e passeio de trenzinho.


A festa realizada em Guaxindiba pelo Estratégia Saúde da Família, que tem como área de abrangência as comunidades de Sonhos, Sossego, Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Manguinhos e Barrinha, foi a última realizada pelos núcleos do ESF do município em comemoração pelo mês da criança e contou com apoio da comunidade e dos comerciantes locais.

Na tarde da ultima terça-feira (29/10), a comemoração pelo mês da criança aconteceu no ESF de Praça João Pessoa com a presença, inclusive, de alunos da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo. Também na terça-feira, o posto de saúde da localidade de Imburi de Cacimbas também promoveu um evento aberto a todas as crianças da comunidade.
Barra do Itabapoana, Gargaú e Travessão de Barra são outras comunidades que contam com núcleos do ESF e que realizaram festa no decorrer do mês de outubro. “São eventos que levam alegria e lazer para as crianças e que são gratificantes para as equipes envolvidas”, ressaltou Ana Cláudia Ribeiro da Silva, coordenadora do ESF de Guaxindiba.



Ascom SFI-RJ

APROVEITE É POR TEMPO LIMITADO!



Gargaú em São Francisco de Itabapoana, receberá ambulância 0 km

 A comunidade de Gargaú receberá, na próxima quinta-feira (31/10), às 19h, uma ambulância 0 km. O veículo, que ficará disponível na unidade de saúde, faz parte de uma frota de sete novas ambulâncias da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, sendo cinco adquiridas com recursos próprios e duas doadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O investimento feito pela prefeitura nas cinco ambulâncias é de 250 mil reais. Somando as duas fornecidas pelo Estado, através de emenda parlamentar, e outras recuperadas pela atual gestão, o município passa agora a possuir 20 ambulâncias para atender à rede municipal de saúde, que no início do ano só contava com sete veículos funcionando.

Nos próximos dias, o restante das ambulâncias será entregue a outras comunidades do município. O objetivo, de acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, é oferecer um serviço de qualidade à população, revertendo a situação encontrada no último mês de janeiro.
Ascom SFI RJ



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Obras do sistema de drenagem no Centro de SFI foram paradas neste terça feira

As obras do sistema de drenagem da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro de São Francisco de Itabapoana, foram paradas na tarde desta terça-feira (30), a Secretaria de Planejamento de SFI detectou um erro na execução da obra. A empresa responsável pela obra teria colocado manilhas de 80 cm de diâmetro, enquanto para o Planejamento o correto seria de 1 metro. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e do vereador Ricardo Alexandre, Barrão, o Planejamento solicitou que a empresa troque as manilhas que já foram colocadas, em um trecho de 150 metros de obra, e siga a obra com manilhas de 1 metro.

Obra da Ponte João Figueiredo é embargada às vésperas do lançamento

Arquivo Ururau / Mauro de Souza
Visita do governador Sérgio Cabral aos canteiros foi cancelada
Visita do governador Sérgio Cabral aos canteiros foi cancelada

A obra da Ponte João Figueiredo, que deverá ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, foi embargada pela justiça nesta terça-feira (29/110). A obra chegou a ter o contrato de realização publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (24/10) e os canteiros de obras iniciados.

De acordo com informações preliminares do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o motivo seria que uma das empresas que concorreram à licitação teriam reclamado a falta de documentação do Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda.

As empresas teriam, a princípio, um ano para realização e conclusão da obra, orçada em R$ 137 milhões. A construção é um sonho antigo tanto dos moradores de São João da Barra quanto de São Francisco de Itabapoana, cidades que passarão a estar interligadas.

Em nota a assessoria do DER informou que “uma empresa do Rio Grande do Norte que concorreu à licitação, em que saiu vencedor o Consórcio Ponte Paraíba do Sul (Premag e Imbeg), entrou na Justiça questionando o resultado. O Poder Judiciário concedeu liminar à empresa embargando a obra.
De acordo com informações da Secretaria de Fazenda de São João da Barra, Ranulfo Vidigal, nesta quarta-feira (30/10) a Procuradoria do Estado vai tentar derrubar essa liminar. Com isso foi cancelada a visita que o governador Sérgio Cabral faria a São João da Barra nesta quinta-feira (31/10) para lançamento das obras. A previsão da secretaria é de que tudo esteja resolvido na primeira semana de novembro.”
Postado por: Daniela Abreu
Fonte: Ururau