sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Defesa Civil realiza reunião para alertar sobre ameaças de desastres ambientais em SFI

A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana está realizando reuniões com o prefeito, secretários municipais e servidores municipais para apresentar os planos de contingência e proteção e Defesa Civil do município (PLANCON), documento desenvolvido com o objetivo de informar as ações necessárias no sentido de prevenção e contenção das ameaças e desastres ambientais, como inundação, alagamento, seca, incêndio florestal, entre outras.

Segundo o Major, Geremias Nogueira, o PLANCON estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a um evento natural, pois como os desastres acontecem nos municípios, são esses que, além de tomarem as providências no enfrentamento de algum evento adverso, têm a responsabilidade de implantar a politica municipal de proteção e defesa civil.

“A Defesa Civil sempre faz o monitoramento de toda a região sanfranciscana, e, logo, quando detectada alguma ameaça ambiental todos os setores da prefeitura serão informados e deverão cumprir as suas responsabilidades específicas antes, durante e depois dos desastres ambientais em prol da segurança de vida da população”, ressaltou.

A primeira reunião da Defesa Civil de apresentação do PLANCON aconteceu no final da tarde de quinta-feira (30) na sala de reuniões da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Participaram os secretários municipais, funcionários e o vice-prefeito Amaro Barros. Não há ainda previsão da data das próximas reuniões.

Ascom SFI RJ/Show Francisco



Profissionais da saúde em SFI realizam caminhada para prevenção do Câncer de Mama


 Cerca de 50 profissionais da saúde, atuantes no município de São Francisco de Itabapoana, realizaram na manhã desta sexta-feira (31), uma caminhada no centro da cidade para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

O evento faz parte da Campanha Nacional Outubro Rosa, que acontece em todo Brasil no mês de outubro, com a finalidade de acabar com as taxas de mortalidade por câncer de mama no país.

A coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, Ana Paula dos Santos disse estar satisfeita com a participação expressiva dos profissionais de saúde na ação. “A união da equipe da saúde em prol de uma causa como essa reflete em mais qualidade de vida para toda a população”, ressaltou.

A caminhada também contou com a presença do Vice-prefeito, Amaro Barros. Durante a ação, um carro de som informava a população sobre a importância do autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação e mulheres, com a idade 40 anos ou mais, não devem esquecer de que a mamografia deve ser realizada todos os anos.

A professora Silvia Renata Pires destacou a importância dessa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Com certeza esse evento contribui significativamente para diminuir a ocorrência de Câncer de Mama não só no Brasil, como na nossa região. Até porque, mais uma vez a mulheres estão sendo muito bem informadas sobre como se prevenir e tratar a doença”, disse.
Ascom SFI RJ/Show Francisco



Rafael Soares, filho de Jô Soares, morre no Rio

A informação foi confirmada pela assessoria do apresentador.
Família não forneceu mais informações.


Morreu no Rio nesta sexta-feira (31) o filho de Jô Soares, Rafael Soares. O falecimento aconteceu no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria do apresentador e humorista, que não deu maiores detalhes sobre o falecimento. Rafael tinha 50 anos e era autista.

Rafael era fruto do casamento de Jô Soares com a atriz Teresa Austregésilo.
G1 Rio/Show Francisco



Acusado de estuprar e engravidar a neta é preso em São Pedro da Aldeia

Luiz José do Nascimento é morador do Morro dos Milagres e estava trabalhando como pedreiro

Luiz José do Nascimento, de 53 anos, acusado de estuprar e engravidar a própria neta, foi preso na quinta-feira (30 de outubro), em São Pedro da Aldeia. O mandado de prisão contra Luiz foi expedido na última terça (28), pelo juiz Marcio da Costa Dantas.

O acusado é morador do Morro dos Milagres e estava trabalhando como pedreiro. Luiz José foi encontrado na casa da filha, na rua Vitorino Pereira. Os policiais não divulgaram informações sobre a menina que está grávida do avô.

O criminoso foi levado para a 125ª Delegacia de São Pedro da Aldeia, onde o caso foi registrado.
Terceira Via/Show Francisco



Procuradoria pede cassação de eleitos por uso ilegal de igrejas

Todos vão responder por abuso de poder econômico em virtude de terem usado templos em atividades da campanha eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) quer a cassação dos diplomas do deputado federal reeleito Francisco Floriano (PR) e do recém-eleito deputado estadual Milton Rangel (PSD). Para isso, propôs três ações que atingem também três religiosos das igrejas Mundial do Poder de Deus e Universal do Reino de Deus. Todos vão responder por abuso de poder econômico em virtude de terem usado templos em atividades da campanha eleitoral, o que não é permitido pela legislação. Segundo a PRE/RJ, os réus serão julgados por buscarem votos em celebrações religiosas, e fcam sujeitos à declaração de inelegibilidade por oito anos.

Um dos religiosos é Leonardo Carlos Machado, o pastor Léo, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Fiscais da Justiça Eleitoral apreenderam panfletos, cartões e adesivos que divulgavam as candidaturas de Floriano e Rangel.

Os bispos Daniel Santos e Junior Reis, da Igreja Universal também são réus. A acusação contra eles, é de uso dos templos de Del Castilho, na zona norte, e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para promoção dos candidatos a governador Marcelo Crivella (PRB), a deputados federais Roberto Sales e Rosângela Gomes (PRB) e a deputados estaduais Tia Ju (PRB) e Benedito Alves (PMDB). De acordo com a PRE/RJ, uma gravação feita por equipe de reportagem do jornal O Globo foi incluída nos autos do processo como prova do ato abusivo.

As ações movidas pelo procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, foram protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ). Para ele, os templos não podem ser transformados em comitês eleitorais. “Em uma democracia a liberdade religiosa é plena, o que é inadmissível é a transformação de templos religiosos em comitês eleitorais”, analisou.

No período eleitoral foram ajuizadas cerca de 580 ações por propaganda irregular e 20 ações de investigação judicial eleitoral contra candidatos, que podem, conforme o órgão, levar à inelegibilidade e até mesmo à cassação do diploma. O trabalho para coibir abusos e irregularidades nas campanhas terminou nas ações, que se basearam em denúncias recebidas pela PRE/RJ e no material apreendido pela fiscalização do TRE/RJ. O procurador informou que mesmo passado o prazo de ajuizamento de representações, a Procuradoria continua recebendo os relatórios.

“As irregularidades cometidas foram muitas, tanto que mesmo após o término do prazo para ajuizamento de representações por propaganda irregular, que é o dia da eleição, a PRE/RJ continua recebendo os relatórios”, disse ele.

Fonte: Agência Brasil/Show Francisco



Meninas de Guarus: hotéis e motéis dão férias coletivas aos empregados

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Campos informou que as empresas deram férias coletivas aos empregados
Interditados no dia 17 de outubro, por suspeita de serem usados por uma rede de prostituição infantil, quatro motéis e dois hotéis de Campos continuam fechados. Nestes locais, somente os porteiros trabalham. Existe a denúncia de que o número de funcionários demitidos é grande. O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares de Campos informou que os estabelecimentos - os hotéis Verona e Diferente, e os motéis King’s, Capri, Stop e Ibiza - deram férias coletivas.


O atendente do sindicato, Rogério Azeredo informou que os trabalhadores dos hotéis que foram interditados não são associados. Ele explicou que a demissão de qualquer funcionário com menos de um ano de serviço, não precisa ser homologada no sindicato. “Quando não há a homologação no sindicato, a rescisão acontece entre patrão e empregado. Sabemos que os motéis deram férias coletivas”.

Nos portões dos estabelecimentos foi afixada uma cópia da decisão judicial. Segundo o documento, há indícios de que nesses locais ocorriam relações sexuais e ofertas de novos encontros envolvendo adolescentes. A suposta quadrilha agia com violência.

Na visão do juiz de Direito Leonardo Cajueiro d’Azevedo, foi necessário inviabilizar a obtenção de vantagens econômicas da prostituição infantil. “Ressalto que a presente medida poderá ser revisada e eventualmente revogada nos termos do artigo 282, parágrafo 5º, do Código de Processo Penal”, disse no documento.

No dia 21 de outubro, a boate Play Man, localizada à margem da BR-101, em Travessão, também foi interditada. Até o momento, o local continua fechado.

O caso das “Meninas de Guarus” se tornou conhecido por meio de uma série de reportagens veiculadas pela imprensa de Campos que denunciavam uma rede de pedofilia e prostituição na cidade. Meninas eram exploradas sexualmente, obrigadas a usar drogas e duas delas acabaram mortas por participarem de orgias com adultos, entre eles, empresários e políticos influentes. O inquérito foi instaurado em 2009.

Terceira Via/Show Francisco.



Carros com até 3 anos de uso: isen. de vistoria

 Foto: Arquivo

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou nesta quinta-feira que pretende estender para carros com até três anos de uso a liberação da vistoria anual. A medida deve entrar em vigor no próximo ano. Atualmente, o benefício se aplica a veículos com até dois anos. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente).

De acordo com o Detran, a iniciativa se deve a um estudo feito em conjunto com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo relatórios técnicos, veículos novos são aprovados no controle de emissão de gases. A iniciativa ainda seguirá o critério usado nos dias atuais, que beneficia somente automóveis de passeio, com capacidade para até cinco passageiros, adquiridos a partir de 2012.

A notícia agradou muitos motoristas. Proprietário de um Peugeot 2014, o gerente de produção Maicon Dias, de 35 anos, espera que a medida saia do papel. “Um veículo novo com apenas dois anos de uso não causa danos ao meio ambiente. Vamos poupar dinheiro e tempo. Poderiam até aumentar o tempo para quatro anos”, sugere o morador da Baixada Fluminense.

Apesar da medida, o Detran, através de nota, ressaltou que a vistoria será obrigatória quando houver necessidade de novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), ou seja, nos casos de mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, mudança de categoria e alteração de características.

“O governador do estado determinou ao Detran e ao Inea que, em 2014, fosse estudada nova ampliação do prazo de dispensa da vistoria para três anos, com base nos relatórios advindos das vistorias anuais veiculares. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), visando a entrar em vigor em 2015”, diz a nota. Ainda segundo o texto, a medida tem segurança técnica, já que “o Detran-RJ é o único departamento de trânsito do país que analisa a qualidade de toda a frota veicular estadual, durante as vistorias anuais”.
Campos 24 horas/Show Francisco



Pastor é detido por estelionato e afirma que agia para ajudar pessoas


Carlos Grevi

Entre os documentos falsos estava diplomas, carteiras de trabalho, certidões do INSS

Um homem de 54 anos foi detido no final da manhã desta sexta-feira (31/10) por falsificar diversos documentos. Ele trabalhava em casa, na Rua Waldir Rodrigues Moraes, no Parque Cidade Luz, em Campos e disse à polícia que praticava o crime para ajudar as pessoas.

Segundo a Polícia Militar, na casa de A.P.L., que afirmou ser pastor da Assembleia de Deus, foram encontrados diversos documentos falsificados como: certidão de conclusões de curso, diplomas, carteiras de trabalho, certidões da Previdência Social, atestados médicos, além de diversos carimbos e xerox de RG E CPF.

O pastor foi detido pelo Serviço Reservado da Polícia Militar e pelo Setor Kilo após uma denúncia, onde apontava que no local A.P.L. falsificava diversos documentos. À Polícia Militar, o pastor assumiu que fazia as falsificações.

A.P.L. disse que trabalhava sozinho, mas os policiais encontraram diversos comprovantes de depósitos de banco, que indicava a existência de possíveis comparsas.

O pastor foi detido e encaminhado à 146ª Delegacia Legal de Guarus, e de acordo com os policiais, ele deve ser indiciado por estelionato, por obter vantagens mediante a fraude.



Postado por: STELLA FREITAS
Fonte: URURAU/Show Francisco



Ventania provoca queda de semáforo na avenida 28 de março, em Campos


Marcelo Esqueff

Apesar do susto nenhum carro e ninguém foi atingido

A queda de um semáforo deixou o trânsito confuso, na tarde desta sexta-feira (31/10), no bairro Turfe Clube, em Campos. De acordo com um Guarda Civil Municipal (GCM), que atuava no local, o sinal que fica na Rua Sebastião Rangel, esquina com a Avenida 28 de Março e ao lado de uma escola pública, estaria com a estrutura comprometida e caiu devido a forte ventania que começou no início da tarde na cidade. Ninguém se feriu.

O semáforo caiu por volta das 14h40. Um guarda municipal de folga que passava no local acionou equipes da GCM para organizar o trânsito, que ficou confuso. O trecho da rua que dava acesso a 28 de Março foi isolado e o trânsito desviado.


“Nós avisamos ao IMTT, mas como hoje é feriado pelo Dia do Servidor, não tinha ninguém no expediente”, disse um dos agentes informando ainda que o outro sinal, localizado na ciclovia da 28 de Março e que fica em frente para o que caiu, também está com a estrutura comprometida.

O semáforo foi retirado duas horas após sua queda por um caminhão guincho.





Postado por: KELLY MARIA
Fonte: URURAU/Show Francisco
___________________________________________________________________

Com a força do vento, árvore cai na avenida São Fidélis, na Pecuária
Os motoristas com destino ao Centro precisam desviar o caminho pelas ruas vizinhas

Uma árvore caiu devido à força do vento na tarde desta sexta-feira (31 de outubro), por volta das 14h30, na avenida São Fidélis, em frente ao número 55, na Pecuária, em Campos.

Segundo o morador da avenida, Júlio César Tavares Machado, a árvore não tinha a raiz muito profunda e já estava balançando há dias.

A copa da árvore ficou no meio da avenida que dá acesso ao Centro. Um trator passou no local e amassou parte da copa, mas somente veículos altos conseguem passar. Os automóveis estão desviando o caminho pelas ruas vizinhas até que árvore seja retirada.
Terceira Via/Show Francisco