sexta-feira, 31 de março de 2017

Ação correta para dentes forte em São Francisco de Itabapoana RJ



      Após 3 meses de muito trabalho a equipe de Odontos iniciará na segunda dia 03/04, o atendimento  nos 10 postos de saúde nas localidades de São Francisco, Floresta, Imburi, Pingo D'água, Amontado, Buena, Coreia, Santa Clara, Colônia dos pescadores, Carrapato e Estreito.

Agradecemos a todos das localidades que nos ajudaram, a equipe da odontologia, aos funcionários da obra, o técnico Emerick e a prefeita Francimara A. Barbosa Lemos pelo apoio nessa tarefa que nos foi dada de "arrumar a casa". Tenho certeza que continuará a nos apoiar sempre para que a população possa ter o atendimento odontológico em consultórios preparados adequadamente.

Doutores Carla Palmeira e Guilherme.









  

NESTE FINAL DE SEMANA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ

Nesta sexta feira dia 31/03, a partir das 21 horas o show de EDIVANE SANTOS E BANDA, em louvor ao santo padroeiro São Francisco de Paula na cidade de São Francisco de Itabapoana 

Furtos de celulares: jovem preso e menores apreendidos

Ações da PM nas últimas horas em Campos

Dois adolescentes foram apreendidos após furto de celulares na noite desta quinta-feira (30) no Terminal Rodoviário, no Centro de Campos. Com eles, foram recuperados três celulares e apreendida uma pistola de brinquedo.

A polícia informou que a equipe do Setor Fox foi abordada por um vítima que informou o furto, passando s características físicas dos suspeitos. Durante buscas, a dupla tentou fugir ao perceber a viatura, mas foram alcançados. Após abordagem e revista foram encontrados os pertences das vítimas e a arma.

Os suspeitos foram levados para a 134ª DP/Centro, onde o caso foi registrado.

Celular furtado em Vitória é encontrado em Campos

Um jovem foi preso após ser encontrado com ele um iPhone roubado em Vitória, no Espírito Santo.

De acordo com a polícia havia um registro do roubo no último dia 18 e informações davam conta de que o celular estaria com o jovem Y.A.S., de 21 anos, apontando a localização em uma banca do camelô, no Mercado Municipal e na casa do suspeito. Após diligências o aparelho foi encontrado e o rapaz preso.

O caso foi registrado na 134ª DP/Centro.
Campos 24 Horas/Show Francisco

Seis municípios do ES confirmam morte de macacos por febre amarela

Entre os municípios, estão Guarapari, Cariacica, Serra e Vitória

O governo do Espírito Santo divulgou hoje (30) a confirmação laboratorial de mortes de macacos por febre amarela em Aracruz e Vila Velha e novas amostras confirmadas nos municípios de Vitória, Guarapari, Cariacica e Serra. Desde o início do ano, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recebeu 359 notificações de suspeita de febre amarela em humanos e 275 casos foram confirmados. Quase metade deles (135) deu positivo para febre amarela do tipo silvestre, o que significa que a transmissão ocorreu na área rural, reforçou hoje (30) a secretaria.

O órgão reiterou a importância de a população comparecer aos postos de saúde para se vacinar contra a doença. Segundo a secretaria, todas as cidades capixabas têm vacina disponível. A Sesa adverte que, embora tenha ocorrido confirmação de morte de macacos com febre amarela na capital do estado, “não há registro de transmissão da doença em humanos na área urbana. Os casos confirmados até o momento são de pessoas que contraíram a febre amarela em área de mata”, informou. Segundo a secretaria, há 140 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas parecidos.

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco infectado, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros primatas e ao homem. Já nas cidades, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, zika e chikungunya. A transmissão da doença nos centros urbanos não acontece no Brasil desde 1942.

Até agora, foram distribuídas em todo o estado cerca de 3,3 mil doses da vacina contra febre amarela e 2.635.731 pessoas já foram imunizadas, o que equivale à cobertura vacinal de 73,66% da população do Espírito Santo. Oito cidades capixabas já alcançaram a meta de 100% de vacinação e 33 municípios estão com mais de 80% de cobertura vacinal.
Campos 24 Horas/Show Francisco


Após assaltar taxista, bandido capota com carro na Estrada dos Ceramistas

Taxista foi acionado para fazer uma corrida até uma igreja no Carvão


Um taxista foi rendido por um homem armado e teve o veículo roubado na noite desta quinta-feira (30) na Estrada dos Ceramistas, em Campos. Durante a fuga, o assaltante perdeu o controle da direção e o carro capotou.

De acordo com a polícia, o taxista foi acionado por um homem para fazer uma corrida até uma igreja no Carvão. Num determinado momento, o bandido anunciou o assalto, o taxista entregou o veículo e desembarcou do carro. O assaltante fugiu em alta velocidade, perdeu o controle da direção e capotou com Siena.

A polícia foi acionada e chegando ao local apenas o carro foi encontrado. O bandido não foi localizado ou identificado.

O fato foi registrado na 134ª DP/Centro.
Campos 24 Horas/Show Francisco

Febre amarela: Rio tem mais três casos

Já são 9 no total, com novos registros em Casimiro e São Pedro da Aldeia

Subiu para nove o número de casos de febre amarela silvestre confirmados no Estado do Rio. Dois dos três novos registros são em Casimiro de Abreu — onde já havia cinco casos, um deles com morte — e um em São Pedro da Aldeia, também na Região dos Lagos — o paciente havia visitado a zona rural de Casimiro.

O outro caso confirmado é de um morador de São Fidélis, no Norte Fluminense. A Secretaria estadual de Saúde (SES) também anunciou que esperava receber do Ministério da Saúde, ainda ontem, novos lotes da vacina para abastecer 28 municípios considerados vulneráveis a um possível surto da doença. O número total de doses esperado não foi divulgado.

Após se reunir com o presidente Michel Temer em Brasília, o prefeito Marcelo Crivella disse que, até o final da semana, o governo federal enviará mais 200 mil doses de vacina contra a febre amarela. “Vamos fazer cinturão na cidade do Rio”, anunciou, ao destacar, porém, que “não há nenhum caso” de febre amarela registrado na cidade.

Com o anúncio de que as doses acabariam ontem, muita gente correu aos postos de saúde no Rio. “Soube que ia acabar e vim trazer meus dois filhos, de 11 e 12 anos. Onde eu moro tem muito verde, muito mato, é muito úmido… Por isso acho melhor prevenir”, contou a dona de casa Gisele Silva, de 35 anos, que mora no Grajaú e recorreu ao CMS Heitor Beltrão, na Tijuca.

Apesar da longa fila, com mais de 70 pessoas, o atendimento não levou mais de uma hora. O número de funcionários destacado para o serviço —pelo menos 10 — era visivelmente maior em relação a dias anteriores.

Em nota, a prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que o paciente diagnosticado com febre amarela não foi infectado no município, mas na zona rural de Casimiro de Abreu.

“A Secretaria Municipal de Saúde segue em contato com o Estado, a fim de identificar quadro clínico, dados e unidade onde o paciente está recebendo devido tratamento. Vale destacar que não há nenhum caso confirmado de morador infectado no território de São Pedro da Aldeia”, diz o documento.

Dose deve ser fracionada

Diante da grande procura pela vacina em vários estados, o Ministério da Saúde já estuda fracionar as doses para conseguir dar conta da demanda. Assim como já ocorreu em países africanos, cada dose seria diluída por cinco. Neste caso, o prazo do efeito protetor da vacina cairia de 10 anos para um. A decisão deve sair até terça-feira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que já enviou ao Brasil, no dia 24, um reforço de 3,5 milhões de doses da vacina contra a febre amarela, após pedido formal das autoridades. As doses chegaram ao Rio para ser usadas aqui e também nos estados de São Paulo e Bahia. Os 92 municípios fluminenses já receberam este ano mais de 3,1 milhões de doses da vacina.

Duas novas vítimas passam bem

A Prefeitura de Casimiro de Abreu informou que os dois novos pacientes de febre amarela já estão em casa e se recuperando bem. Eduardo Freedman Lemos deu entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes no dia 20. Já Oswaldo Gomes de Azevedo foi internado no dia seguinte.

Ambos foram imediatamente transferidos para o Hospital dos Servidores, no Rio, de onde receberam alta. Hoje, mais 3 mil doses da vacina serão distribuídas às unidades do Programa Saúde da Família. Até terça-feira, 17% da população do município ainda não tinham sido imunizadas.
Os 28 municípios considerados estratégicos para receber mais doses são Araruama, Armação dos Buzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cachoeiras de Macacu, Carapebus, Engenheiro Paulo de Frontin, Iguaba Grande, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis, Quissamã, Resende, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, São João da Barra, Saquarema, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Valença. De acordo com a SES, outros 36 municípios, dos 64 avaliados como prioritários, já receberam doses em quantidade suficiente.

Estado cobra 9 milhões de doses

De acordo com a OMS, mais de 18,8 milhões de doses já foram distribuídas pelo governo federal, enquanto a entidade e outros organismos internacionais mobilizaram 15 especialistas estrangeiros para ajudar a dar uma resposta. Ainda assim, o volume de vacinas produzidas no Brasil não era suficiente. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, porém, garante não haver falta da vacina: “As vacinas estão sendo distribuídas de acordo com a cota estabelecida”.

No Rio, a estimativa do estado é de que sejam necessárias entre 8 e 9 milhões de novas doses para imunizar 12 milhões de pessoas até o fim do ano. “Não vamos abrir mão de imunizar toda a população do Rio e contamos com o Ministério para atender à demanda”, reafirmou o secretário Luiz Antonio Teixeira Jr.
Campos 24 Horas/Show Francisco

Policiais do BPRV Posto 15 prende duas jovens que furtou no centro de São Francisco


As mulheres de iniciais A. L. S., 22 anos, moradora em Gargaú, e a outra A.C.A.C., 18 anos, moradora em Magé, RJ, agiram da mesma forma nos dois estabelecimentos comerciais.

Os crimes foram praticados pela tarde por volta das 15.30 horas. Na primeira loja foi furtado um celular de última geração da marca Motorola, enquanto na segunda loja a proprietária teve a bolsa furtada com celulares, carteira e pertences.

As jovens foram presas após a dona da segunda loja dar por falta da bolsa. A prisão foi possível graças a uma pista de que elas teriam embarcado em um táxi com destino a Campos dos Goytacazes. 

Policiais da 3ª Cia solicitaram apoio dos policiais rodoviários estaduais, que fizeram a abordagem no Posto 15 do BPRv em Imburi.

Na ação, os sargentos Gomes e Namir do BPRV encontraram com as mulheres um tablet sansung, dois celulares sansung, um celular Moto G, um celular Blu, 12 gramas de maconha, além de R$ 635 em espécie.

As vítimas, uma comerciante e uma comerciária, reconheceram as criminosas. A. L. S. e A.C.A.C. ficaram detidas a disposição da Justiça. Elas foram enquadradas no artigo 155, 4°, IV, combinado com artigo 71 do Código Penal, além do artigo 28 da Lei 11.343 de 2006.

A maioria dos produtos foi entregue às vítimas, mas a dupla pode ter feito outras vítimas na tarde desta quarta-feira, no comércio de São Francisco. Outras pessoas que também perderam os seus pertences devem comparecer à 147ª Delegacia Legal de São Francisco para fazerem o reconhecimento das jovens. Uma delas ainda carregava uma criança no colo.
Show Francisco

Esporte, diversão e velocidade em louvor à São Francisco de Paula

Será neste domingo (02/04) em São Francisco de Itabapoana a tradicional corrida ciclística dentro da programação social dos festejos em homenagem ao padroeiro São Francisco de Paula com apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. A modalidade esportiva terá início às 8h e vai contemplar as categorias Mirim (5 a 11 anos), Iniciante Local Masculino e Feminino(Mountain Bike), Master (Equipe C acima de 50 anos e grupo B de 40 a 49 anos) e Elite (Masculino). A concentração será em frente a antiga Cersan, localizada no centro da cidade.

Quem desejar participar poderá se inscrever até o dia da prova com o organizador do evento, Fabiano Mota. A competição vai oferecer premiações em espécie mais troféus até o quinto lugar, sendo que a categoria Elite será contemplada até o décimo colocado. Em contrapartida, todos os participantes mirins irão receber brindes.

De acordo com informações da secretaria de Esporte e Lazer, a prova ciclística vai percorrer a Avenida Edenites da Silva Viana seguindo pela Rodovia Afonso Celso e contorno pelo Portal da cidade, retornando à Avenida. 

Outras secretarias também estarão envolvidas para melhor organização do evento: Guarda Civil Municipal em conjunto com a Polícia Militar irão marcar presença para a segurança das torcidas; EMTRANSFI dará suporte nos desvios das ruas; Saúde ampliará o número de profissionais no posto e deixará à disposição a ambulância durante todo o dia.

“Estamos prevendo uma participação expressiva de atletas de diversas cidades para competir as provas. Esperamos que as famílias prestigiem o evento”, disse o secretário de Esporte, Daniel Machado.

Recentemente vice-campeão da competição de ciclismo em Recife, Pernambuco, Fabiele Mota, que inclusive é sanfranciscano, destaca a relevância da corrida em sua cidade natal. “Depois de ter conquistado diversos títulos, eu que pratico o ciclismo há 20 anos posso confirmar a importância dessa tradicional corrida porque foi aqui em São Francisco que comecei competindo, dando minhas primeiras pedaladas. Pela grandeza do evento, tenho certeza que a corrida da festa do Padroeiro da cidade também irá incentivar muitos jovens da região”, ressaltou o ciclista de 38 anos.

FECIERJ acompanhe aqui o calendário das corridas.

Secom SFI-RJ

Mais conquistas para São Francisco

Coordenado pelo Fisioterapeuta da secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Glauco Denes, o setor de Fisioterapia está recebendo mais conquistas: ampliou o número de atendimentos, consertou equipamentos quebrados e formou parcerias para auxiliar no tratamento de pacientes que são atendidos na cidade.

De acordo com coordenador do setor, o Centro de Fisioterapia estava com algumas atividades paradas, como a Hidroterapia, porque a piscina estava sem funcionar por conta de um defeito da bomba desde a gestão anterior. Além do mais, foram encontrados equipamentos sucateados e, segundo Glauco já está sendo consertados gradativamente.

“A Hidro ficou à disposição do público desde a segunda semana de governo da prefeita Francimara e passou a atender quatro vezes na semana, que somam em média 80 pacientes atendidos no mês”, apontou Glauco.

Devido às conquistas, o número de atendimentos ao público no Centro de Fisioterapia também foram ampliados como a Hidroterapia e o RPG (Reeducação Postural Global) que funcionam quatro vezes na semana e a Fisioterapia Neuropediátrica que acontece duas vezes, entre outras atividades do ramo.

O coordenador apontou outras iniciativas. “Temos a pretensão de criarmos Um Centro de Reabilitação com atendimento multiprofissional com diversas áreas para oferecer gratuitamente ao público com Psicólogos, Terapeutas, Fonoaudiologia, entre outros atendimentos”, disse.


    As ações não param por aí. Pensando no tratamento de pacientes, o coordenador conseguiu uma parceria através da ONG “Esporte sem Fronteiras” em Campos dos Goytacazes para pratica do basquete. Além do mais, a secretaria de Transporte também se compromete a levar os pacientes.

Dois cadeirantes paraplégicos foram contemplados pelo projeto: Raphael Francisco de Souza, 29 anos, que caiu de uma árvore em novembro de 2014 e Creilson Moreira Bernado, 23 anos, foi afetado por uma bala perdida em outubro de 2015.

Através da parceria, os dois pacientes praticam atividades de desporto na Vila Olímpica em Guarus duas vezes na semana com outros cadeirantes. “Só tenho a agradecer ao apoio que recebemos do nosso município com atividades gratuitas para melhorar nossos movimentos. Isso é fundamental para o desenvolvimento tanto meu como o de Raphael. Muito obrigado a todos”, disse Creilson.

A Ong Esporte Sem Fronteiras irá se apresentar no dia 8 de Abril no dia Mundial de Combate ao Câncer, o Presidente da Ong Maurício Lemos ficou sensibilizado com o problema da Prefeita Francimara e solicitou do Coordenador Geral da Fisioterapia Glauco Denes que pudesse participar do evento.

Secom SFI-RJ