quinta-feira, 23 de maio de 2019

Agentes de endemias recuam e as atividades estão mantidas

Contratos foram prorrogados até o dia 31 de dezembro deste ano

Supcom
Presidente da associação informa que umas das lutas é pela suspensão do concurso

Foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (23/05) na Câmara Municipal, em regime de urgência, o projeto de lei 0037/2019, encaminhado pelo gabinete do prefeito, Rafael Diniz, que autoriza a prorrogação dos contratos, por tempo determinado, dos agentes de combate às endemias. O projeto inicial previa a renovação por seis meses, mas a Mesa Executiva da Câmara propôs uma emenda modificativa e aditiva, prorrogando os contratos até o dia 31 de dezembro desde ano.

Para o presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Campos, Aluísio Francisco Barreto, a aprovação do projeto não foi o que a categoria esperava. “Mas ganhamos mais um mês para continuarmos a nossa luta. Nós entendemos que, democraticamente, temos que ceder para ganharmos alguma coisa, assim como o governo que também cedeu após extensa negociação”, disse.

Aluísio falou que os agentes aguardam a decisão de uma ação proposta pela associação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), solicitando a suspensão do concurso público do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes).

Ainda, de acordo com o presidente, uma das finalidade do movimento é de o município reconheça os agente de endemias conforme Lei Federal 11.350/06, que regulamenta as atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias. “Não somos contra o concurso, somos contra ilegalidade em que esse concurso foi realizado”, disse.

Segundo o vereador Álvaro Oliveira (SD), era temerário demitir todos os agentes de endemia. “Prorrogando os contratos em sete meses deu a oportunidade de o governo fazer o chamamento dos concursados, mantendo os agentes que durante na deram sua força de trabalho e conhecem profundamente a cidade, e que muito tem a contribuir com os recém concursados”, ressaltou.

Fonte: Redação

Nenhum comentário: