quarta-feira, 22 de maio de 2019

Sema intensifica recolhimento de animais soltos em vias públicas


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do Departamento de Correição, intensificou o recolhimento de animais de pequeno, médio e grande portes soltos nas vias públicas do município (caprinos, suínos, bovinos e equinos), com exceção de cães e gatos. O objetivo da ação é aumentar a segurança da população, além de evitar o risco de acidentes de trânsito.

“Além das estradas vicinais, temos no nosso perímetro quatro rodovias estaduais e propriedades diversas espalhadas, e com o rompimento de cercas e porteiras abertas, os animais acabam escapando, sendo vistos nestes locais. Também encontramos equinos e bovinos debilitados, normalmente abandonados pelos donos, depois de anos de trabalho em tração”, revelou o secretário da pasta, Ilzomar Soares.

A Sema possui dois pontos para guarda dos animais: os de grande porte na Fazenda da Cobiça e os demais em Muritiba. O animal apreendido, após passar por limpeza (carrapaticida), tratamento de ferimentos e de outras enfermidades, vai para o pasto. “Conforme a legislação vigente municipal, o acautelamento deve ter o prazo inicial de sete dias e no oitavo, depois de seleção com boa análise veterinária, os animais são liberados para serem leiloados”, explicou.

Liberação – O proprietário, dentro do prazo, deve passar na Sema, retirar a ordem de emissão da guia, levar à prefeitura, retirar o boleto, realizar o pagamento e terá o animal de volta. É preciso assinar um termo de responsabilidade civil e criminal. Caso seja reincidente e/ou tenha o animal envolvido em acidente, sendo reconhecido nos dados de cadastro, será levado a leilão imediatamente.

O serviço de Correição trabalha de plantão sete dias por semana durante 24h diárias. Para fazer denúncia de animais soltos em vias públicas no município é só ligar para o Canal Verde (22) 9.8161-6713 durante a semana no período das 8h às 17h ou ainda para o Disk Correição no telefone (22) 9.99975855.

“Temos um projeto para criação do Centro Veterinário para Animais Domésticos (CCZ) e na nova sede da Sema teremos um local de quarentena para animais silvestres”, finalizou Soares.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: