Web Rádio Show Francisco no 24 Horas no Ar

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SFI é contemplado com manutenção e recuperação de estradas



    A partir da adesão ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), São Francisco de Itabapoana (SFI) foi contemplado com um projeto técnico de manutenção e recuperação de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção. O trabalho foi desenvolvido e será supervisionado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), que apresentou detalhes das ações à prefeita de SFI, secretários e vereadores. 

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), na sala de reuniões da prefeitura.

Os serviços, que serão feitos com cinco veículos especializados, estão previstos para começar na próxima semana. O investimento é de R$ 223.627,12. Ao todo, cerca de 100 km de vias serão contemplados, beneficiando quase quatro mil produtores e cerca de 5.200 habitantes, número que deve aumentar, segundo a Emater-Rio. A instituição disse que desenvolverá uma cartilha para orientar os moradores das regiões beneficiadas.



“Hoje é um dia muito feliz. Com esse feito, conseguiremos minimizar uma das principais demandas da agricultura. Além disso, o conhecimento técnico que os nossos operadores de máquinas obterão, serão de suma importância”, afirmou a prefeita. Ela se lembrou de outros investimentos realizados para o setor agrícola, como a construção do mercado municipal, cujas obras devem ser finalizadas no início do ano que vem.

O presidente da Emater-Rio, Jorge Gonçalves, destacou que o “objetivo/foco dos equipamentos é atender o produtor, contribuindo para a melhora do PIB (Produto Interno Bruto) e da arrecadação”. Ele avaliou a parceria com o consórcio como “um prazer muito grande”, uma vez que considera que “juntos, nós estamos muito mais fortalecidos”.

Para diretor técnico da instituição, João Batista Pereira, as intervenções beneficiarão ainda outros setores, como o deslocamento de estudantes e de veículos que prestam serviços de saúde e segurança.

Paralelamente, o coordenador de Engenharia de Produção da Emater-Rio, Jorge Alberto, ressaltou que os técnicos do órgão vão acompanhar todo o processo. “Com o suporte técnico, a qualidade e a durabilidade da manutenção será maior”, esclareceu.

Já o gestor de projetos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), Mauro Rodrigues, declarou que o governo do Estado “está à disposição” para o estabelecimento de novas parcerias.

Durante a reunião, o secretário-executivo do CIDENNF, Vinicius Viana, observou que “o espírito do consórcio está aqui: cooperar”. Ele destacou que a escolha de SFI para ser o primeiro município a receber o projeto foi baseada em dados que evidenciam a prioridade em desenvolver esse trabalho, haja vista a potencialidade do ramo agropecuário.

Os deputados estaduais João Peixoto e Tia Ju e o prefeito de Cardoso Moreira (CM), Gilson Siqueira. CM é uma das cidades pertencentes ao CIDENNF.

Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ PODE FICAR À VONTADE PARA COMENTAR A MATÉRIA! ENVIE SUA CRÍTICA,MAS TAMBÉM ENVIE-NOS SUA OPINIÃO, DE COMO VOCÊ ESTÁ VENDO E APRECIANDO ESTE TRABALHO,SÓ LHE PEDIMOS UM FAVOR,SE IDENTIFIQUE,GRATO.