segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Professores lutam por novo aumento em SFI

Vereador Desinformado;"Piso Salarial"é Diferente de dissídio coletivo - Dissídio - do Latim = dissidência, dissenção, discórdia e desinteligência não é de se estranhar neste governo!!!

Professores de São Francisco de Itabapoana querem receber o valor retroativo ao piso nacional dos docentes, aprovado pela Câmara dos Vereadores do município, em março deste ano, mas que, segundo eles, só teria começado a ser pago em junho. Eles também se consideram excluídos por não terem recebido o aumento salarial de 4%, concedido a todas as outras categorias, em um projeto, apresentado pelo prefeito Pedrinho Cherene (PSC), aprovado na última terça-feira (25) pela Câmara dos Vereadores. Através da assessoria, a Prefeitura informou que não há retroativo a ser pago e que “não procede a informação de que o reajuste só entrou em vigor no mês de junho”.
Há três anos trabalhando como professora no município, Lilian Ricardo Gomes acredita que “é uma inconstitucionalidade o professor não receber o aumento”. Segundo ela, a profissão, além de não ser mais valorizada pela sociedade como antigamente, também é “deixada de lado” pelos poderes públicos.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de SFI (SSEPSFI), Cirábio Ramos, informou que o órgão chegou a participar de duas reuniões com representantes do executivo municipal, onde a proposta oferecida foi de reajuste de 9%, incluindo todas as categorias. Segundo ele, os representantes chegaram a oferecer 5%, mas o valor aprovado foi de 4%. Ele diz que “muitos professores ficaram contrariados e revoltados e uma reunião com a categoria será marcada para o início de setembro, para analisarem a possibilidade de o sindicato entrar na justiça contra a exclusão dos professores do aumento”.
Vereador e líder do Governo na Câmara, Marcelo Garcia (PSDB), informou que os professores do município foram contemplados com o reajuste de 13,01%, através da lei do piso nacional dos professores, aprovada em março, que previa também, por meio do artigo 4º, “que quem recebesse esse benefício, estaria fora de outros aumentos”, por isso os docentes do município não receberam o aumento de 4%. Ele ressalta que SFI, mesmo tendo receita reduzida, garante o pagamento do piso nacional aos professores.
A Prefeitura de SFI emitiu nota na qual informa “que o índice de reajuste de 4 % concedido aos servidores públicos ficou dentro do limite permitido pela atual realidade financeira do município”. Em relação aos professores, a nota informa que “a categoria já havia sido contemplada com um reajuste de 13,1% concedido em março deste ano, através da lei 490/15, aprovada pela Câmara Municipal. Não procede a informação de que o reajuste só entrou em vigor no mês de junho. Os salários dos professores, atualizados, foram pagos a partir do mês de maio”.

Fonte: fmanha.com.br/Show Francisco



Nenhum comentário: