sábado, 27 de junho de 2026

Alerj repassará R$ 45 milhões a município em calamidade pública

Alerj / Foto: Divulgação

Municípios em situação de calamidade pública receberão R$ 45,5 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O repasse será feito a 26 prefeituras, no valor de R$ 1,75 milhão para cada uma. É o que prevê a Lei 11.238/26, de autoria original do presidente da Casa, deputado Douglas Ruas (PL), e do vice-presidente, Guilherme Delaroli (PL), que foi aprovada no Parlamento, sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26/06).

Os recursos deverão ser aplicados obrigatoriamente em ações emergenciais nas áreas de assistência social, saúde e recuperação de infraestrutura urbana e rural afetadas por desastres naturais. Os municípios que receberão o repasse tiveram a situação de emergência ou estado de calamidade pública homologados pelo Governo do Estado e publicados no Diário Oficial.
"Não poderíamos ficar indiferentes diante da situação enfrentada por essas cidades. Apresentamos o projeto para garantir uma resposta rápida da Alerj aos municípios atingidos, permitindo apoio às famílias afetadas e à recuperação dos danos causados pelas chuvas. É uma medida de responsabilidade e solidariedade com a população fluminense", afirmou Douglas Ruas.

Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, São José de Ubá, Varre-Sai, Italva, São Fidélis, Cardoso Moreira serão os municípios beneficiados.
Fmanhã

Homem e mulher morrem após grave acidente na BR 356, em São João da Barra

Gabriel Torres 


Um homem e uma mulher morreram em um grave acidente entre um caminhão e duas motos, na tarde desta sexta-feira (26), na BR 356, em São João da Barra, nas proximidades da entrada da Estrada da Sopa, em São João da Barra. O homem, até o momento identificado como Paulo, morreu no local. Já a mulher, identificada como Karine Maciel Barbosa da Silva, de 41 anos, foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, mas não resistiu.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas quando chegaram ao local o homem já havia morrido. 

As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Fmanhã

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Centro de Terapias Especiais usa Copa do Mundo para trabalhar socialização e autonomia de crianças

Atividades inspiradas no futebol desenvolveram comunicação, coordenação motora e atenção às regras.


Cerca de 200 crianças assistidas pelo Centro de Terapia Especiais participaram de uma semana de atividades terapêuticas inspiradas na Copa do Mundo. A programação contou com brincadeiras, dinâmicas e atividades lúdicas elaboradas pelas equipes multiprofissionais. Usando o universo esportivo como ferramenta terapêutica, as crianças foram estimuladas a desenvolver habilidades importantes para a convivência social e autonomia.

Dentre as atividades realizadas, as equipes trabalharam a abertura do círculo de comunicação, interação social de uma maneira ampla, habilidades cognitivas, memória, troca de turno e outros. O fonoaudiólogo Fábio Bernardes orientou os pais a usarem momentos de folga, como os jogos da Copa, para fortalecer o vínculo com os filhos e estimular a linguagem.

— Tem pais, por exemplo, que não têm tempo de estar com o filho. Agora, na Copa, é o momento em que eles ganham, às vezes, um ponto facultativo, uma folga, e, ao invés de estarem com a atenção direcionada para a televisão, é o momento em que eles podem estar abraçando os filhos, estimulando a interação social, a comunicação expressiva — destacou Fábio.


Mãe de um dos assistidos, Rogéria de Sá destacou a evolução do filho no Centro de Terapias Especiais. “Ele tinha dificuldade para interagir e era muito agressivo na escola, fazia tumulto na sala. Aos poucos foi mudando. Hoje fala tudo, consegue se concentrar e melhorou bastante com a terapia, medicação e acompanhamento”, disse.

Segundo o coordenador do Centro de Terapias Especiais, Iago Faria, as brincadeiras com o tema da Copa do Mundo foram eficazes na semana de terapias. “Encerramos esta semana temática com a certeza de que o brincar também é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento. Utilizar o tema da Copa do Mundo permitiu trabalhar, de forma lúdica e motivadora, habilidades como interação social, comunicação, coordenação motora, atenção, respeito às regras e trabalho em equipe”, destacou.
AsCom

Avenida Principal de SFI recebe sinalização viária com novas faixas de pedestres

A ação integra um conjunto de intervenções voltadas para a segurança viária e mobilidade urbana


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, deu continuidade, nesta sexta-feira (26), às obras de sinalização horizontal na região central. A Avenida Edenites Viana e as ruas paralelas Júlio Gomes Marinheiro e Daud Salomão Acruche receberam demarcação de faixas para pedestres.

A ação integra um conjunto de intervenções voltadas para a segurança viária e mobilidade urbana. Em maio, a via principal do município passou por uma reforma, com a construção de sete faixas elevadas, que substituíram os antigos quebra-molas. A mudança busca reduzir a velocidade dos veículos e tornar a travessia de pedestres mais segura.

Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções fazem parte de um cronograma de melhorias que contempla diversas frentes de trabalho no município. Os objetivos são ampliar a segurança no trânsito, melhorar a fluidez urbana e oferecer mais qualidade de vida à população.
AsCom

MP arquiva investigação e fortalece imagem política da prefeita Yara Cinthia

O arquivamento, pelo Ministério Público, da investigação sobre suposto favorecimento de parentes da prefeita Yara Cinthia em licitações representa uma vitória política importante para o governo municipal. Esta decisão administrativa enfraquece uma das principais tentativas de desgaste contra a gestão e recoloca o debate público no campo dos factos, não das insinuações.

A apuração nasceu de denúncia anônima, mas não encontrou elementos capazes de sustentar a acusação. Na prática, o MP reconheceu que não havia base probatória suficiente para levar adiante o caso. Politicamente, isso tem peso: retira combustível da oposição e reforça a narrativa de que ataques sem prova não podem substituir fiscalização séria.

Para Yara Cinthia, o arquivamento chega em momento estratégico. A prefeita passa a ter nas mãos um argumento institucional forte: sua gestão foi questionada, investigada e, diante da ausência de provas, a denúncia não prosperou. Em política, nem toda acusação sobrevive ao confronto com os documentos.

O episódio também expõe uma diferença essencial entre oposição responsável e disputa baseada em suspeitas. Fiscalizar é legítimo; transformar denúncia frágil em condenação pública é outra coisa. Com a decisão do Ministério Público, Yara sai politicamente fortalecida e a oposição perde uma bandeira de ataque.

O governo Yara Cinthia amplia espaço para virar a página e recolocar no centro do debate aquilo que realmente interessa à população: resultados, entregas e capacidade de gestão.
Fonte:Lael Santos News

Prefeitura faz melhorias em área de mangue em Gargaú e instala piquetes para proteção ambiental

Ação atende a solicitação dos pescadores e busca ordenar o acesso à região, além de coibir a degradação do ecossistema


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu melhorias em uma área de mangue localizada em Gargaú, nesta quinta-feira (25/06). A iniciativa atendeu a uma solicitação dos pescadores da localidade, que buscavam melhores condições de acesso para o transporte de combustível destinado às embarcações.

Algumas ações realizadas foram a limpeza do local e a adequação de uma via utilizada pelos pescadores, facilitando a passagem do caminhão responsável pelo abastecimento dos barcos. As intervenções visam a proporcionar mais segurança e organização para as atividades desenvolvidas na região.


De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o manguezal de Gargaú possui reconhecida importância ecológica e social, sendo uma área de grande biodiversidade e de relevante valor para a comunidade local.

— Preservá-lo é também valorizar a identidade, a cultura e a economia sustentável do município. A demarcação é uma medida que traz segurança jurídica e ambiental, assegurando que esse patrimônio seja preservado para as atuais e futuras gerações — explicou a secretária.
AsCom

Prefeitura promove oficina sobre saúde do trabalhador rural no dia 6 de julho

O evento gratuito acontecerá na Câmara Municipal, das 9h às 17h.


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a oficina “Saúde do trabalhador rural e atenção primária”. O evento gratuito acontecerá na sede da Câmara Municipal no dia 6 de julho, das 9h às 17h.

A capacitação será voltada para agentes comunitários de saúde, enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As propostas são fortalecer o diálogo, trocar experiências e construir estratégias de promoção e proteção à saúde do trabalhador rural.

Os palestrantes são Lise Barros Ferreira, tecnologista em saúde pública da Fiocruz e coordenadora do Cerest Estadual, e Pedro Cascarelli, servidor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e apoiador técnico em saúde do trabalhador.

— Momentos como este são essenciais para integrar ações, qualificar o cuidado e ampliar a vigilância em saúde do trabalhador em nossa região — destacou o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene.
AsCom

Na torcida pelo hexa, prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira (29/06)

Seleção brasileira disputa primeira partida de “mata-mata” na Copa do Mundo, às 14h, que coincidiria com o horário de expediente.


Após a seleção brasileira de futebol confirmar a classificação para a segunda etapa da Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29/06), quando o Brasil enfrenta o segundo colocado do Grupo F.

Após a vitória sobre a Escócia por 3 x 0, a seleção verde e amarela garantiu a liderança do Grupo C, assegurando o próximo confronto às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, nos Estados Unidos. Sendo assim, para manter a “tradição administrativa adotada pelos entes públicos brasileiros de adequar o funcionamento dos serviços públicos em ocasiões de grande mobilização nacional relacionadas à participação da Seleção Brasileira em competições internacionais”, a prefeita Yara Cinthia seguiu outros órgãos municipais e estaduais, adotando o ponto facultativo.

Além de destacar que o horário da partida coincidiria com o expediente municipal, o decreto 248, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (25/06), ressalta “a grande relevância esportiva, cultural e social para o Povo Brasileiro” oriunda da participação da única seleção pentacampeã neste torneio.

— Ficam excluídos da fruição do Ponto Facultativo previsto no art. 1°, os funcionários públicos incumbidos de prestar os serviços públicos indispensáveis, contínuos e essenciais à preservação da vida humana, tais como, postos de Saúde 24 horas, os serviços do Hospital Municipal Manoel Carola, incluídos, ainda, os serviços de limpeza urbana, que deverão funcionar regularmente — diz parte do decreto.
AsCom

Shows da Festa de São Pedro, em Gargaú, começam nesta sexta-feira (26/06)

O final de semana conta com diversas atividades religiosas e sociais que integram as atividades em homenagem ao padroeiro da localidade.


A programação de shows da Festa de São Pedro, em Gargaú, vai reunir diferentes ritmos musicais. Em parceria com o Sesc, a a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoverá atrações entre sexta-feira (26/06) e domingo (28/06).

No primeiro dia, a partir de 22h30, o cantor Naldinho Moura abre o cronograma de shows. Antes, às 19h, acontece missa, seguida de apresentação de quadrilha da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves.

No sábado (27), as atividades começam às 14h com procissão fluvial no Rio Paraíba do Sul e, na sequência, brincadeira e apresentação teatral na praça da localidade. Depois, haverá missa às 19h e, às 23h, acontece a apresentação da cantora Victoria Gabi. Com foco no sertanejo universitário, a artista acumula mais de dois milhões de “plays” na música “O Assunto Chegou”, além de ter ultrapassado 10 milhões de visualizações no canal do YouTube.

No domingo (28), dia dedicado ao santo, o show será religioso, às 22h, com Uister Mikael. Antes, porém, às 19h, será celebrada a missa solene, seguida de procissão pelas ruas da localidade.

— Moradores e turistas são os nossos convidados especial para esta festa tradicional, que integra o calendário de eventos do município. Desde o final de semana passado, a prefeitura está mobilizada para oferecer, com base nas atuais condições orçamentárias, o apoio aos eventos promovidos pela comunidade católica — destacou a prefeita Yara Cinthia.
AsCom

Projeto “Saberes e Sabores” valoriza cultura quilombola e fortalece identidade dos estudantes da EJA

Culminância das atividades reuniu alunos da comunidade de Deserto Feliz, com apresentação de pratos típicos e resgate das tradições locais


A valorização da cultura quilombola, da educação do campo e da identidade dos estudantes marcou a culminância do projeto “Saberes e Sabores”, realizada na noite desta quinta-feira (25/06) na Escola Municipal Manoel Azeredo, na comunidade quilombola de Deserto Feliz. Desenvolvida com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a iniciativa promoveu a apresentação de pratos típicos da localidade, fortalecendo o vínculo dos participantes com o território onde vivem e preservando saberes transmitidos entre gerações.

Durante o evento, os estudantes compartilharam receitas tradicionais e histórias ligadas à culinária local, demonstrando que a alimentação também é um importante elemento de preservação da memória, da cultura e das raízes da comunidade.


Segundo o coordenador da EJA, Rafael Viana, a Educação do Campo desenvolvida em comunidades quilombolas desempenha um papel fundamental na valorização da identidade, da cultura e da história de um povo que contribuiu significativamente para a formação social brasileira.

— O projeto Saberes e Sabores chegou à Escola Municipal Manoel Azeredo por meio da Educação do Campo, em união com a EJA. A culminância desta noite confirma que estamos no caminho certo, promovendo uma educação de qualidade, preservando as raízes e reconhecendo a história do Quilombo de Deserto Feliz. É um momento que me deixa muito feliz, porque mostra que estamos alcançando nossos objetivos e que os alunos participam com alegria e vontade de aprender — destacou Rafael.


A aluna Maria Antônia dos Santos comemorou a experiência vivida durante o projeto e ressaltou o aprendizado proporcionado pelas atividades. “O projeto foi maravilhoso. Aprendi muito e revivi momentos da minha infância. Quem ainda não está vindo para a EJA está perdendo”, afirmou.


Professora da EJA, Neide Fernandes destacou que o projeto proporcionou aos alunos um novo olhar sobre a própria história e cultura. “O Saberes e Sabores é um projeto excelente, que está levando os alunos a conhecerem mais sobre a Educação do Campo. Muitos nem sabiam a origem dos próprios pratos que fazem parte do seu dia a dia. Hoje eles puderam aprender sobre isso, aprofundando conhecimentos em História, Geografia, suas etnias e origens. Sou muito grata a todos que colaboraram para a realização desse projeto tão criativo e enriquecedor”, ressaltou.
AsCom

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Prefeitura inicia emissão de CAF nesta segunda-feira (29/06)

Atualmente, a cidade possui 485 CAFs ativos, sendo destaque no Norte Fluminense. No entanto, o levantamento realizado pelo MDA aponta que mais de 1.900 agricultores ainda possuem registros inativos


A partir desta segunda-feira (29/06), a agricultura de São Francisco de Itabapoana registra mais um avanço. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento inicia a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que garante aos produtores rurais o acesso a diversas políticas públicas.

O CAF já era emitido na cidade, por meio de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), mas a partir de agora, o processo é feito pelo órgão municipal. Desta forma, o produtor deve comparecer na sede da secretaria para iniciar a entrega de documentação e dados necessários. Também é possível obter mais detalhes pelo telefone do órgão: (22) 99944-3673.

Nas últimas duas semanas, aconteceu o término do credenciamento, por meio do apoio da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Estado do Rio de Janeiro (MDA), como também o treinamento das equipes municipais que contou com imersão técnica na Prefeitura do Rio de Janeiro, referência na emissão do CAF, especialmente na modalidade urbana.


— A inclusão na Rede CAF possibilita integrar informações com outros órgãos e, assim, fortalecer o atendimento aos agricultores, sobretudo, por meio da ampliação de oportunidades de acesso a programas importantes para o setor, como o crédito rural, a aposentadoria especial, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto.

Atualmente, a cidade possui 485 CAFs ativos, sendo destaque no Norte Fluminense. No entanto, o levantamento realizado pelo MDA aponta que mais de 1.900 agricultores ainda possuem registros antigos inativos, o que representa um grande potencial de inclusão no novo sistema.
AsCom

Clínica da Família recebe nova cadeira odontológica e amplia conforto no atendimento à população

Equipamento moderno beneficiará pacientes e profissionais da unidade, que realizam cerca de 300 atendimentos por mês


  A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. A Clínica da Família Germano Barros Delgado, localizada no Centro, recebeu uma nova cadeira odontológica completa, acompanhada de mocho, assento utilizado pelo cirurgião-dentista durante os procedimentos.

O novo equipamento proporcionará mais conforto e segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade. A modernização da estrutura contribui para a qualidade dos atendimentos e para a realização dos procedimentos odontológicos de forma mais eficiente.


A unidade realiza, em média, 15 atendimentos odontológicos por dia, totalizando cerca de 300 pacientes por mês, além dos casos de emergência. O consultório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre os serviços oferecidos, estão extrações dentárias, raspagens, restaurações, exames de raio-X, orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor, ações fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde bucal.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Raquel Alves, a chegada do novo equipamento reforça o compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos pacientes.

— A nova cadeira odontológica oferece mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais, permitindo que os procedimentos sejam realizados com mais segurança e eficiência. Nosso objetivo é continuar fortalecendo os serviços de saúde e garantindo um atendimento digno e humanizado para todos — ressaltou a coordenadora.
AsCom

Eduardo Paes visita o Porto do Açu e participa de reuniões com lideranças políticas no Norte Fluminense


     Pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes visitou, nesta terça-feira (23/6), o Porto do Açu, o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina, localizado na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. Ele conheceu toda a estrutura do local e como o complexo cresceu desde sua inauguração em 2014.
  Quarenta por cento do petróleo exportado pelo Brasil sai do Porto do Açu. O maior mineroduto do mundo termina aqui. Cinquenta por cento do gás natural importado pelo Brasil entra por aqui. Tudo isso em um único complexo no Norte Fluminense. São 89 milhões de toneladas movimentadas num único ano. Três por cento de todo o comércio exterior brasileiro, com 16 bilhões de dólares anuais São sete mil pessoas trabalhando diariamente, mais de 30 mil empregos indiretos gerados na região. São João da Barra é hoje a terceira cidade do estado em PIB per capita e a nona no Brasil. Um porto que funciona e transforma a cidade - disse Eduardo Paes, que foi acompanhado pelas prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, e de São João da Barra, Carla Caputi, pela deputada estadual Carla Machado, e pelo pré-candidato ao Senado, Pedro Paulo.

Em operação desde 2014, o Porto do Açu concentra 30 empresas e 11 terminais, atuando fortemente nos setores de energia, óleo e gás. Ele já conta com o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil e, atualmente, está em construção no local o maior parque termelétrico da América Latina.

O Porto do Açu não para de crescer. Ele está se posicionando para liderar a transição energética do Brasil. E o governo do estado precisa estar junto nessa trajetória, facilitando licenças, garantindo infraestrutura de acesso e atraindo ainda mais investimento para essa região - afirmou Eduardo Paes, lamentando que as rodovias de acesso ao porto não acompanharam o crescimento do complexo.

Ao longo do dia, Eduardo Paes participou de reuniões com lideranças políticas no Norte Fluminense, nas cidades de Campos e São Francisco de Itabapoana. Em São João da Barra, além de visitar o Porto do Açu, o pré-candidato recebeu o título de cidadão sanjoanense das mãos da prefeita Carla Caputi, da presidente da Câmara Municipal, Sônia Pereira, e da deputada Carla Machado.
Fonte: Show Francisco