quinta-feira, 25 de junho de 2026

Prefeitura inicia emissão de CAF nesta segunda-feira (29/06)

Atualmente, a cidade possui 485 CAFs ativos, sendo destaque no Norte Fluminense. No entanto, o levantamento realizado pelo MDA aponta que mais de 1.900 agricultores ainda possuem registros inativos


A partir desta segunda-feira (29/06), a agricultura de São Francisco de Itabapoana registra mais um avanço. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento inicia a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que garante aos produtores rurais o acesso a diversas políticas públicas.

O CAF já era emitido na cidade, por meio de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), mas a partir de agora, o processo é feito pelo órgão municipal. Desta forma, o produtor deve comparecer na sede da secretaria para iniciar a entrega de documentação e dados necessários. Também é possível obter mais detalhes pelo telefone do órgão: (22) 99944-3673.

Nas últimas duas semanas, aconteceu o término do credenciamento, por meio do apoio da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Estado do Rio de Janeiro (MDA), como também o treinamento das equipes municipais que contou com imersão técnica na Prefeitura do Rio de Janeiro, referência na emissão do CAF, especialmente na modalidade urbana.


— A inclusão na Rede CAF possibilita integrar informações com outros órgãos e, assim, fortalecer o atendimento aos agricultores, sobretudo, por meio da ampliação de oportunidades de acesso a programas importantes para o setor, como o crédito rural, a aposentadoria especial, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto.

Atualmente, a cidade possui 485 CAFs ativos, sendo destaque no Norte Fluminense. No entanto, o levantamento realizado pelo MDA aponta que mais de 1.900 agricultores ainda possuem registros antigos inativos, o que representa um grande potencial de inclusão no novo sistema.
AsCom

Clínica da Família recebe nova cadeira odontológica e amplia conforto no atendimento à população

Equipamento moderno beneficiará pacientes e profissionais da unidade, que realizam cerca de 300 atendimentos por mês


  A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. A Clínica da Família Germano Barros Delgado, localizada no Centro, recebeu uma nova cadeira odontológica completa, acompanhada de mocho, assento utilizado pelo cirurgião-dentista durante os procedimentos.

O novo equipamento proporcionará mais conforto e segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade. A modernização da estrutura contribui para a qualidade dos atendimentos e para a realização dos procedimentos odontológicos de forma mais eficiente.


A unidade realiza, em média, 15 atendimentos odontológicos por dia, totalizando cerca de 300 pacientes por mês, além dos casos de emergência. O consultório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre os serviços oferecidos, estão extrações dentárias, raspagens, restaurações, exames de raio-X, orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor, ações fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde bucal.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Raquel Alves, a chegada do novo equipamento reforça o compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto aos pacientes.

— A nova cadeira odontológica oferece mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais, permitindo que os procedimentos sejam realizados com mais segurança e eficiência. Nosso objetivo é continuar fortalecendo os serviços de saúde e garantindo um atendimento digno e humanizado para todos — ressaltou a coordenadora.
AsCom

Eduardo Paes visita o Porto do Açu e participa de reuniões com lideranças políticas no Norte Fluminense


     Pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes visitou, nesta terça-feira (23/6), o Porto do Açu, o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina, localizado na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. Ele conheceu toda a estrutura do local e como o complexo cresceu desde sua inauguração em 2014.
  Quarenta por cento do petróleo exportado pelo Brasil sai do Porto do Açu. O maior mineroduto do mundo termina aqui. Cinquenta por cento do gás natural importado pelo Brasil entra por aqui. Tudo isso em um único complexo no Norte Fluminense. São 89 milhões de toneladas movimentadas num único ano. Três por cento de todo o comércio exterior brasileiro, com 16 bilhões de dólares anuais São sete mil pessoas trabalhando diariamente, mais de 30 mil empregos indiretos gerados na região. São João da Barra é hoje a terceira cidade do estado em PIB per capita e a nona no Brasil. Um porto que funciona e transforma a cidade - disse Eduardo Paes, que foi acompanhado pelas prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, e de São João da Barra, Carla Caputi, pela deputada estadual Carla Machado, e pelo pré-candidato ao Senado, Pedro Paulo.

Em operação desde 2014, o Porto do Açu concentra 30 empresas e 11 terminais, atuando fortemente nos setores de energia, óleo e gás. Ele já conta com o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil e, atualmente, está em construção no local o maior parque termelétrico da América Latina.

O Porto do Açu não para de crescer. Ele está se posicionando para liderar a transição energética do Brasil. E o governo do estado precisa estar junto nessa trajetória, facilitando licenças, garantindo infraestrutura de acesso e atraindo ainda mais investimento para essa região - afirmou Eduardo Paes, lamentando que as rodovias de acesso ao porto não acompanharam o crescimento do complexo.

Ao longo do dia, Eduardo Paes participou de reuniões com lideranças políticas no Norte Fluminense, nas cidades de Campos e São Francisco de Itabapoana. Em São João da Barra, além de visitar o Porto do Açu, o pré-candidato recebeu o título de cidadão sanjoanense das mãos da prefeita Carla Caputi, da presidente da Câmara Municipal, Sônia Pereira, e da deputada Carla Machado.
Fonte: Show Francisco

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Aula inaugural de nova turma da Guarda Mirim acontecerá no dia 3 de julho

A nova turma da guarda será composta por 43 adolescentes de 14 a 18 anos. O curso preparatório terá início no dia 7 de julho


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), vai promover, no dia 3 de julho, às 14h, a aula inaugural de mais uma turma da Guarda Mirim, formada por 43 adolescentes de 14 a 18 anos. O evento marcará o início do curso preparatório dos jovens, que terá início no dia 7 de julho.

O programa Guarda Mirim é uma parceria entre a SMTDH e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. Seus objetivos são promover a formação humana e fortalecer vínculos familiares e sociais.

O curso vai durar seis meses. Durante esse período, os alunos participarão de aulas de disciplinas como Ordem Unida, Direitos Humanos Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Criminalidade e Drogas, Trânsito, Educação Física, Criminalidade e Drogas, Defesa Civil nas Escolas e Primeiros Socorros. Também haverá aulas práticas e palestras com psicólogos no início e no final do curso.
AsCom

Projeto Defesa Civil nas Escolas tem início neste sábado em SFI

Primeira ação acontecerá no C.E.M. Jalily Pinheiro Acruche e vai abordar primeiros socorros, prevenção de incêndios e evacuação em caso de emergências


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Defesa Civil Municipal, dará início neste sábado (27/06), às 9h, ao projeto “Defesa Civil nas Escolas”. A primeira edição será realizada no Centro Educacional Municipal Jalily Pinheiro Acruche, localizado na Rua Thaise Rosa Viana, s/n, reunindo alunos da creche, familiares e profissionais da unidade escolar.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre prevenção de acidentes e segurança no ambiente escolar. Durante a programação, serão abordados temas como a Lei Lucas, noções de primeiros socorros, conceitos básicos de Defesa Civil, princípios de combate a incêndios, utilização de extintores portáteis e a realização de um simulado de evacuação em casos de situações de emergência.

O projeto será desenvolvido de forma contínua, contemplando uma unidade escolar por semana, ampliando o alcance das ações educativas e fortalecendo a cultura da prevenção em todo o município.

Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, tenente bombeiro militar José Ricardo, a proposta é preparar a comunidade escolar para agir de forma segura e eficiente diante de situações de risco.

— Levar informações sobre segurança e prevenção para dentro das escolas é uma forma de preparar crianças, familiares e profissionais para agir corretamente em situações de emergência. O conhecimento salva vidas e, por isso, queremos que esse projeto alcance todas as unidades escolares do município, fortalecendo a cultura da prevenção e da autoproteção — destacou José Ricardo.
AsCom

Conselheiros tutelares de São Francisco participam de formação sobre o SIPIA

Capacitação promovida pelo CMPDCA buscou aprimorar registros, atendimentos e encaminhamentos realizados pelo Conselho Tutelar


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), promoveu uma formação voltada aos conselheiros tutelares do município sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação aconteceu na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, reunindo profissionais que atuam diretamente na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O SIPIA é um sistema nacional que subsidia o trabalho dos Conselhos Tutelares, permitindo o registro padronizado das ocorrências e contribuindo para a produção de dados que auxiliam na formulação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

A formação foi conduzida pelo psicólogo Sérgio Henrique Teixeira, mestre em Psicologia Clínica e especialista consultor na área da infância e adolescência. O objetivo é capacitar os participantes para a utilização adequada do SIPIA, ferramenta que permite o registro, acompanhamento e monitoramento das ocorrências atendidas pelos Conselhos Tutelares em todo o município.

Participaram da capacitação, os conselheiros tutelares titulares, dois suplentes, a equipe técnica do Conselho Tutelar e a equipe técnica do CMPDCA. A iniciativa visa a fortalecer o trabalho desenvolvido no município, proporcionando maior eficiência nos atendimentos e encaminhamentos realizados pelos profissionais da rede de proteção.

De acordo com a assessora técnica do CMPDCA, Hellen Julie Mayerhoffer Sarlo, a qualificação contínua é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais eficaz à população. “O SIPIA é uma ferramenta essencial para o trabalho dos conselheiros tutelares, pois organiza as informações, fortalece os registros e contribui para a construção de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Essa formação representa mais um passo no fortalecimento da rede de garantia de direitos em nosso município”, destacou.

— Capacitar os conselheiros tutelares é investir na qualidade do atendimento prestado às famílias e na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes — destaca a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues. “Quanto mais preparados estiverem os profissionais, mais eficiente será a atuação da rede de proteção, garantindo respostas rápidas e adequadas às demandas apresentadas”.


A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, ressaltou a importância do investimento na capacitação dos profissionais que atuam na proteção da infância e adolescência. “Capacitar os conselheiros tutelares é investir na qualidade do atendimento prestado às famílias e na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Quanto mais preparados estiverem os profissionais, mais eficiente será a atuação da rede de proteção, garantindo respostas rápidas e adequadas às demandas apresentadas”, afirmou.
AsCom

Mais duas localidades são inseridas na programação do Odontomóvel

Boa Vista Italiana e Aldeia passam a integrar a rota da unidade móvel na semana que vem


A partir da próxima terça-feira (30/06), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Saúde Bucal, vai inserir duas novas localidades na rota do Odontomóvel. A unidade móvel vai iniciar os tratamentos odontológicos em Boa Vista Italiana e Aldeia, respectivamente na terça-feira (30/06) e na sexta-feira (03/07).

Os atendimentos começam segunda-feira (29/06) na Praia dos Sonhos. Na terça-feira, o veículo estará em Boa Vista Italiana (nova rota). na quarta-feira (01/06), visitará Morro do Bode. na quinta-feira (02/07), será a vez de Alegria dos Anjos. Finalizando a semana, na sexta-feira (03/07), a unidade móvel estará na Aldeia. Os atendimentos são realizados das 8h às 16h.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Raquel Alves, a unidade permanece o tempo suficiente para que a maioria dos serviços odontológicos realizados na população sejam finalizados. “A permanência da unidade nas localidades permite um acompanhamento mais eficiente dos pacientes, reduzindo interrupções e fortalecendo as ações de promoção e prevenção em saúde bucal”.

O Odontomóvel se consolidou como uma importante ferramenta de democratização do acesso à saúde bucal, levando atendimento gratuito diretamente às comunidades. Entre os serviços oferecidos, estão consultas clínicas, limpezas, extrações, restaurações, fluoretação, raspagem, orientações sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dentes para adultos e crianças.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Sorridente.

Confira o novo cronograma semanal do Odontomóvel:
Segunda-feira: (29/06) Praia dos Sonhos
Terça-feira (30/06): Boa Vista Italiana (nova rota)
Quarta-feira (01/06): Morro do Bode
Quinta-feira (02/07): Alegria dos Anjos
Sexta-feira (03/07): Aldeia (nova rota)
AsCom

O nadador Lucca de Thuin participa do seu primeiro Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, em Brasília


   Atletas de vários clubes brasileiros vão participar do Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, que vai acontecer de 30 de junho a 4 de julho na piscina do Complexo Aquático do Departamento de Educação Física, Esporte e Recreação, em Brasília. 


O nadador de Campos Lucca de Thuin, 13 anos que integra a equipe do Clube de Regatas do Flamengo, vai se juntar a delegação Rubro Negra, neste domingo. Lucca treina no Polo Avançado do Flamengo, que funciona nas piscinas do Clube do Saldanha da Gama e do Instituto Federal Fluminense ( IFF-Centro) , sob a coordenação do professor Jacy Sales. 

Lucca de Thuin, vai competir nas provas de 50, 100 e 200m costas. As semifinais acontecerão pela manhã e as finais a tarde. Lucca que segue as braçadas da irmã Nicole de Thuin, conquistou no mês de março medalha de ouro nos 100m costas, prata nos 50m borboleta e bronze nos 50m costas, no Circuito Celebridades do Rio de Janeiro, que reuniu cerca se 500 atletas, no Parque Aquático do Vasco da Gama. 
Lucca de Thuin, está muito confiante na sua estreia no Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ( CBDA). " Venho treinando muito e me dedicando para essa competição, onde acredito conquistar bons resultados. Sem contar o aprendizado que vou adquirir em uma competição desse porte" , explicou o adolescente.
Fonte:Jô Siqueira

NOTA DE FALECIMENTO: OSCALINO HENRIQUE PEREIRA


 Foi motorista da empresa Gargaú por muitos anos, nasceu em Santa Luzia, zona rural de São Francisco de Itabapoana, de família tradicional.

Atualmente tinha comércio em frente ao cemitério da cidade.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Paes se impressiona com Porto do Açu em sua primeira visita ao empreendimento

Hevertton Luna e Dora Paula Paes 
Rodrigo Silveira
O Porto do Açu, em São João da Barra, impressionou o pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que visitou o empreendimento pela primeira vez na tarde desta terça-feira (23). Após conhecer a estrutura e ouvir demandas de representantes locais, Paes afirmou que sua visão sobre o complexo mudou completamente.
Segundo ele, antes da visita, enxergava o Porto do Açu como uma "joia da coroa" do estado. Ao deixar o local, porém, resumiu sua impressão de forma enfática: "É a coroa inteira".

Na agenda, o pré-candidato, que está na região desde segunda-feira (22), esteve acompanhado da deputada estadual Carla Machado, da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi e do pré-candidato ao Senado, Pedro Paulo.

— É um negócio incrível o que está acontecendo aqui. Agora, o grande desafio é que o Estado precisa cumprir a sua parte — afirmou Paes, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura, como estradas de acesso.

O pré-candidato ressaltou que uma das principais demandas apresentadas durante a visita foi a melhoria dos acessos ao complexo portuário, considerada fundamental para ampliar a competitividade do empreendimento e impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico do Norte Fluminense.
Vídeo:
Fmanhã

Projeto “Saberes e Sabores” vai ser realizado na comunidade quilombola de Deserto Feliz

Evento acontece nesta quinta-feira (25/06) na Escola Municipal Manoel Azeredo


Nesta quinta-feira (25/06), às 19h, a Escola Municipal Manoel Azeredo, situada na comunidade Quilombola de Deserto Feliz, vai sediar a culminância do projeto “Saberes e Sabores: A Escola Quilombola de Deserto Feliz”, unindo culinária e arte.

A iniciativa constitui a culminância do trabalho desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apresentarão pratos típicos da localidade, promovendo a valorização da cultura quilombola, da educação do campo e da identidade dos estudantes com o território onde vivem.

Segundo o coordenador da EJA, Rafael Viana, a Educação do Campo desenvolvida em comunidades quilombolas desempenha um papel fundamental na valorização da identidade, da cultura e da história de um povo que construiu importantes capítulos da formação social brasileira.

Nesse contexto, destaca Rafael, a EJA assume um papel estratégico ao oferecer oportunidades de escolarização para aqueles que, por diferentes razões, não tiveram acesso ou continuidade aos estudos na idade regular. “A EJA, articulada aos princípios da Educação do Campo, possibilita que jovens, adultos e idosos tenham suas trajetórias de vida reconhecidas e valorizadas, transformando suas experiências em importantes instrumentos de aprendizagem”, destacou o coordenador.
AsCom

Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública realiza reunião em escola de Estreito

Encontro reuniu representantes da comunidade, forças de segurança e gestores públicos para discutir demandas do município


A Escola Municipal Miguel Nunes Barbosa, na localidade de Estreito, recebeu, nesta terça-feira (23/06), uma Reunião do Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública. O encontro reuniu representantes das forças de segurança, autoridades municipais, profissionais da educação e moradores da região para debater temas relacionados à segurança pública e ao fortalecimento da participação comunitária.

Durante a reunião, foram apresentadas demandas da população e discutidas estratégias voltadas para a prevenção da violência, o fortalecimento das ações de segurança e a ampliação da integração entre os órgãos públicos e a comunidade.

Representantes das forças de segurança, como o delegado titular da 135ª Delegacia Legal, Rodolfo Maravilha, também tiveram a oportunidade de apresentar ações desenvolvidas no município, além de ouvir as principais reivindicações dos moradores e esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados.


A coordenadora dos Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Karla Barreto, reforçou a importância do evento. “Foi um dia muito importante para a Escola Municipal Miguel Nunes. Esses encontros estão no cronograma das escolas da rede, numa ação de fortalecimento da integração entre comunidade, órgãos de segurança pública e rede municipal de ensino. O delegado Rodolfo Maravilha falou sobre crimes, infrações e suas consequências, alertando a todos sobre permanecer a realizar ações para o bem”, destacou a coordenadora.
AsCom

Prefeitura divulga programação de shows da Festa de São Pedro, em Gargaú

Desde sexta-feira (19), Gargaú conta com atividades religiosas, dentro do novenário em homenagem a São Pedro. As missas prosseguem no período noturno até sábado.


O próximo final de semana será de muita música em Gargaú. A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, em parceria com o Sesc, divulgou a programação de shows da Festa de São Pedro, padroeiro da localidade.

A partir de diversos estilos musicais, sobretudo pagode, o cantor Naldinho Moura abre o cronograma de shows na sexta-feira (26), a partir de 22h30, enquanto no sábado (27), às 23h, acontece a apresentação da cantora Victoria Gabi. Com foco no sertanejo universitário, a artista acumula mais de dois milhões de “plays” na música “O Assunto Chegou”, além de ter ultrapassado 10 milhões de visualizações no canal do YouTube.

No domingo (28), dia dedicado ao santo, o show será religioso, às 22h, com Uister Mikael. Antes, porém, às 19h, será celebrada a missa solene, seguida de procissão pelas ruas da localidade.

— Desde o último final de semana, a prefeitura está mobilizada para oferecer apoio aos eventos promovidos pela comunidade católica. Esta é uma festa tradicional, que integra o calendário de eventos do município, e, com base nas condições orçamentárias, recebe o apoio, conforme determinação da prefeita Yara Cinthia — destacou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, que também reforçou a importância da parceria com o Sesc.

Desde sexta-feira (19), Gargaú conta com atividades religiosas, dentro do novenário em homenagem a São Pedro. As missas prosseguem no período noturno até sábado.
AsCom