segunda-feira, 22 de junho de 2026

Yara Cinthia recebe Eduardo Paes em São Francisco nesta terça

Pré-candidato a governador Eduardo Paes será recebido nesta terça em São Francisco de Itabapoana pela prefeita Yara Cinthia (Foto: Assessoria)

Favorito em todas as pesquisas até aqui (confira aqui e aqui) a governador do RJ, o ex-prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) tem reforçado visitas no interior do estado. Neste sentido, ele será recebido nesta terça (23) em São Francisco de Itabapoana pela prefeita Yara Cinthia, sua correligionária no PSD.

Paes já concorreu duas vezes a governador. A primeira vez, em 2006, não tinha ainda cumprido nenhum dos seus quatro mandatos como prefeito do Rio. Após o segundo deles, chegou a ser favorito nas pesquisas a governador no pleito de 2018. Que acabou perdendo no segundo turno, entre outros motivos, por ser eleitoralmente forte no Grande Rio e fraco no interior fluminense.
Fmanhã

Semana terapêutica começa nesta segunda-feira (22/06) no Centro de Terapias Especiais

Com o tema Copa do Mundo, a proposta é utilizar o universo esportivo como ferramenta terapêutica


O Centro de Terapias Especiais dará início, nesta segunda-feira (22/06), a uma semana de atividades terapêuticas em grupo inspiradas na Copa do Mundo. Voltada aos usuários atendidos pela unidade, a programação — que se estenderá até a sexta-feira (26/06) — vai contar com brincadeiras, dinâmicas e atividades lúdicas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais.

A proposta é utilizar o universo esportivo como ferramenta terapêutica, estimulando a participação dos pacientes em atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades importantes para a convivência social e para a autonomia das crianças.

Segundo o coordenador do Centro de Terapias Especiais, Iago Faria de Azeredo, essa atividade vai proporcionar às crianças momentos de diversão aliados ao desenvolvimento. Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, serão trabalhados coordenação motora, equilíbrio, atenção, interação social, comunicação, regulação emocional e estímulos sensoriais.

— As intervenções em grupo são fundamentais para crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e outras condições. Por meio dessas atividades, é possível trabalhar aspectos como comunicação, interação social, coordenação motora, funções cognitivas, trabalho em equipe e participação social — explicou o coordenador.
AsCom

domingo, 21 de junho de 2026

Capacitação fortalece atuação dos Conselhos de Direitos na área da Assistência Social

Encontro abordou a Proteção Social Básica e reuniu conselheiros municipais e equipe técnica da SMTDH


O Conselho Municipal de Assistência Social promoveu, nesta quinta-feira (18/06), mais uma capacitação voltada aos Conselhos de Direitos de São Francisco de Itabapoana. Com o tema “Proteção Social Básica”, o encontro reuniu conselheiros municipais e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), dando continuidade ao ciclo de capacitações mensais promovido pelo conselho.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre as políticas públicas de assistência social, fortalecendo o controle social e contribuindo para uma atuação cada vez mais qualificada dos conselhos municipais.

A palestra foi ministrada pela assistente social Christiane Cortes, servidora pública municipal que atua no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Centro). Durante a capacitação, foram abordados os principais conceitos da Proteção Social Básica, suas atribuições e a importância dos serviços ofertados para a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social.

O ciclo de capacitações tem sido realizado mensalmente e busca promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos dos participantes, estimulando o debate e a troca de experiências entre profissionais e representantes da sociedade civil.

A próxima capacitação vai acontecer no dia 3 de julho, tendo como tema “Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Benefícios Previdenciários”. A expectativa é ampliar ainda mais o conhecimento dos conselheiros sobre os direitos socioassistenciais e previdenciários, contribuindo para um atendimento mais eficiente e humanizado à população.
AsCom

Campos segue há 15 meses sem voos e sem perspectivas

Maior município do Estado do Rio sofre com o isolamento aéreo, com prejuízos na economia e no desenvolvimento

Por Ocinei Trindade
Aeroporto Bartolomeu Lisandro|Último voo comercial de Campos aconteceu em março de 2025 (Foto: Reprodução)

O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes, não possui voos comerciais desde março de 2025. Na ocasião, a companhia Azul Linhas Aéreas encerrou suas atividades em 12 cidades brasileiras. A empresa atuou em Campos por pelo menos cinco anos, com até dois voos diários. Apesar desta limitação, usuários frequentes do transporte aéreo se sentiram prejudicados. Desde então, empresários e gestores públicos tentam reativar as atividades no aeroporto junto às autoridades federais. O problema ocorre também em Macaé e Cabo Frio, que deixaram de contar com voos comerciais em seus aeroportos há mais de um ano.
Há 15 meses|Aeroporto de Campos deixou de receber voos comerciais em março de 2025 (Fotos: Silvana Rust/Arquivo Pessoal)
Marlon Hudson

O fim dos voos de Campos para o Rio de Janeiro e São Paulo, com conexões, trouxe dificuldades para o empresário campista Marlon Hudson, que mora em Indaiatuba (SP), cidade localizada a cerca de 15 minutos do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde a companhia Azul realiza conexões de voos nacionais. Ele possui uma empresa em São Paulo e uma filial em Campos. Utilizava o transporte aéreo regularmente para cumprir compromissos profissionais.

“Fui bastante impactado. Fazia muito esse trajeto, duas vezes por mês ou até mais. Era uma facilidade muito grande para estar sempre em Campos. Agora tenho que fazer a viagem de carro ou ônibus. Outra possibilidade é pegar um voo para o Rio de Janeiro e depois fazer o deslocamento até Campos. Ficou bem difícil esse trajeto, e visitar a família ficou mais complicado”, afirma Marlon.
Mário Rizzo e Denise Bravo

A dentista Denise Bravo e o médico Mário Rizzo moram em Petrolina (PE) viajam a Campos com frequência para visitar familiares. Com o fim das atividades da Azul, a viagem se tornou mais complicada. Antes, o casal fazia o trajeto até Campinas (SP) e, de lá, seguia de avião para Campos. A última viagem nesse formato foi em 2024.

“Atualmente, a alternativa é sair de Petrolina para Campinas ou Guarulhos, seguir para o Rio de Janeiro e depois pegar um ônibus até Campos. É desgastante, precisamos calcular bem as conexões e ainda enfrentar o trânsito até a rodoviária. O novo trajeto aumentou em pelo menos sete horas o tempo de viagem”, revela Denise.

Atividades econômicas afetadas
Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o retorno dos voos comerciais ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro deve ser tratado como uma pauta prioritária de desenvolvimento econômico. Inaugurado em 1952, o terminal praticamente está sem movimento nos últimos meses. Conta apenas com pousos e decolagens de aeronaves particulares de pequeno porte.

“Mais do que uma demanda de transporte, trata-se de uma infraestrutura essencial para ampliar a competitividade, fortalecer a atração de investimentos, apoiar a atividade empresarial e integrar melhor Campos e o Norte Fluminense à economia do Estado e do país”, afirma o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.


O presidente da CDL Campos, Fábio Paes, destacou que o cancelamento dos voos trouxe impactos para o desenvolvimento econômico do município.

“Campos, uma cidade com mais de 500 mil habitantes, ficou prejudicada em relação à possibilidade de alavancar negócios, criar parcerias, receber investidores, palestrantes e fortalecer eventos. Perdemos um modal importante. A CDL vem acompanhando o tema há cerca de dois anos e meio e buscando soluções para melhorar a infraestrutura de transporte da cidade. Além de não melhorar, piorou tudo com esse cancelamento. O mais preocupante é a falta de expectativa de retorno desses voos a curto ou médio prazo. Tivemos visitas ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Aviação Civil, à Azul, que tinha a concessão da rota, e também à Gol. Mas, até agora, não há nenhuma perspectiva no horizonte”, disse.

A Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) entende que a interrupção dos voos comerciais representa uma perda significativa para a competitividade econômica de Campos e região.

“O transporte aéreo conecta empresas, investidores, prestadores de serviços, turistas e profissionais que atuam em setores estratégicos, especialmente nas áreas de petróleo e gás, agronegócio, comércio, serviços, saúde, educação e logística. A ausência dessa conectividade aumenta custos operacionais. Empresários que passaram a utilizar aeroportos de outras cidades, como Rio e Vitória, reclamam de custos adicionais que dificultam a realização de negócios”, explica o presidente da Acic, Maurício Cabral.
Vazio|Concessionária garante que o aeroporto continua operando, com estrutura adequada à atual demanda

Reivindicações e crise do setor aéreo
O economista Ranulfo Vidigal avalia que a falta de voos comerciais em Campos está relacionada a fatores econômicos do setor aéreo e ao cenário internacional, especialmente a alta nos custos do combustível de aviação.

Segundo ele, a valorização do querosene de aviação e crises geopolíticas recentes impactam diretamente os custos das companhias aéreas e dificultam a manutenção de rotas para cidades de médio porte.

“Campos é um polo importante do Norte Fluminense, com uma área de influência de cerca de 1,2 milhão de habitantes. Quando uma cidade perde linhas regulares, perde também o chamado turismo de negócios. Uma possível estabilização do cenário internacional, com redução da pressão sobre os preços do petróleo, pode abrir espaço para que as empresas voltem a planejar operações em cidades médias. Além das condições econômicas, a mobilização política e empresarial da região será fundamental para a retomada dos voos”, afirma.

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé França, afirmou em entrevista recente a uma rádio local, ao jornalista Léo Puglia, que a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, depende de fatores como demanda de passageiros e disponibilidade de aeronaves.

“O governo federal não define rotas das companhias aéreas, que decidem suas operações conforme o mercado. Campos é um polo regional importante, especialmente pelos setores de óleo e gás e pela proximidade com o Porto do Açu. Ainda existe uma limitação mundial no fornecimento de aeronaves, e o governo trabalha na melhoria da infraestrutura aeroportuária para que, com o crescimento da aviação, cidades que perderam voos possam voltar a receber operações comerciais”, comentou.

Ações de gestores públicos
As cidades de Campos e Macaé, que deixaram de contar com voos comerciais, passaram a exigir mais empenho de seus gestores na tentativa de reativar as atividades.

Em janeiro deste ano, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e representantes da Petrobras discutiram o tema. A estatal apresentou dados sobre as operações no Heliporto de Campos, em Farol de São Thomé, e avaliou que existe demanda que pode contribuir para a viabilidade de novas operações aéreas no município, inclusive no Aeroporto Bartolomeu Lisandro.

A Prefeitura de Macaé busca a retomada dos voos comerciais no município. Representantes do governo se reuniram com executivos da Azul e da Gol, além de diretores da Zurich Airport Brasil, responsável pela gestão do aeroporto da cidade. Trata-se de uma região considerada estratégica pela força da indústria de óleo e gás e pelo crescimento econômico do município.

O prefeito Welberth Rezende afirmou que a gestão está empenhada em avançar nas tratativas. “Estamos intensificando nossos esforços para abordar essa questão, com a finalidade de que possamos continuar avançando nessa área mesmo entendendo as particularidades e a complexidade da situação”, declarou.

Turismo
O responsável pelo Costa Doce Convention Bureau, Ricardo Menezes, destaca que a falta de voos comerciais prejudica diretamente o turismo. “O setor turístico vive um momento de crescimento, mas as companhias aéreas enfrentam dificuldades financeiras e não conseguem atender toda essa demanda. E agora, olhando para a nossa região, que envolve petróleo, gás, portos, energia renovável e turismo, fica a pergunta: como atender toda essa cadeia produtiva sem uma logística adequada? A ausência de um modal aéreo eficiente trava novas oportunidades e impacta municípios de toda a região, de Macaé a Campos e Itaperuna.”

Nota da concessionária
A Infra Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, informou, por meio de nota, que o aeroporto segue com suas atividades operacionais mantidas. Apesar da pausa nos voos comerciais desde março de 2025, o aeroporto continua operando plenamente, com estrutura adequada à atual demanda.

“A Infra Aeroportos e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Campos mantêm diálogo contínuo com operadores aéreos para demonstrar a viabilidade de Campos dos Goytacazes e seguem empenhadas na busca pelo retorno das operações comerciais. No entanto, até o momento, as companhias aéreas não deram nenhuma sinalização ou perspectiva de retomada dos voos na cidade. A falta de voos reflete um cenário que atinge o Brasil inteiro, onde diversos aeroportos regionais ficaram desassistidos devido à reestruturação das companhias aéreas. A Infra reforça ainda que o Aeroporto Bartolomeu Lisandro possui toda a estrutura necessária para receber novas operações aéreas”, conclui.
AsCom

Frota de veículos de Campos passa dos 300 mil e 100 mil são de motos

Por Coluna do Balbi

Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

Segundo dados do Denatram, Campos rompeu a marca dos 300 mil veículos emplacados na cidade. Esse número certamente é maior porque ainda existe o efeito Espírito Santo, onde muitos veículos são emplacados. Pelos dados se percebe que o número de motocicletas na cidade supera a marca dos 100 mil, sem falar das bikes elétricas. Quando o assunto é percentual, a situação merece uma reflexão ainda maior. Do total da frota, 54% são de automóveis; 29% motocicletas; 10% de camionetes e utilitários; 4% de caminhões e apenas 1% de ônibus.

Cidade já tem 12, mas fechará 2026 com 15 concessionárias

E como o assunto é veículos, Campos tem hoje 12 concessionárias autorizadas por fábricas de automóveis, mas vai fechar o ano de 2026 com 15. Isso porque outras três estão chegando, entre elas a BYD, a especializada em veículos elétricos, conforme já anunciou a coluna. Para refrescar, a BYD será onde foi a fábrica de doces Nolasco.
UENF com 100 patentes


A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro alcança a marca de 100 patentes ativas. O número é formado pelo esforço e dedicação de pesquisadores, técnicos, alunos e funcionários do maior campus universitário de Campos. Essa é a força e a criatividade que a região cultiva para ciência do país e transforma conhecimento em inovação.

FEPE Regional em Macaé terá expositores de Minas, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco
Foto: Arquivo SECOM/Macaé

A 1a edição da Feira de Preços Especial (FEPE Regional), que acontecerá em julho no Centro de Convenções de Macaé, envolvendo as CDLs de Campos, Macaé e Rio das Ostras, terá expositores de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Pernambuco. Ao mesmo tempo o comércio fluminense será representado por estandes de mais de 20 cidades do Rio de Janeiro.

Bacias de Campos e Santos com 700 movimentos de helicópteros/dia

As Bacias de Campos e de Santos (SP) têm hoje 700 movimentos – pouso e decolagem – por dia de helicópteros em operações offshore. O maior movimento é o de Macaé, que chega a 300, seguido da Jacarepagua com 210, e Farol de São Thomé com cerca de 100.

O impacto do petróleo na atividade pesqueira em Campos e Macaé

Está para ser apresentado um estudo que mostra o impacto da atividade de petróleo na Bacia de a Campos no que se refere à pesca. Os cardumes migraram por conta da prospecção. Por ironia, as primeiras plataformas instaladas na Bacia de Campos tinham nomes de peixes como Garoupa, Cherne, Pargo, Enchova entre outras. O município que mais teve impacto na atividade pesqueira foi o de Macaé.

Empresários da região se reúnem na Firjan

Cerca de 25 empresários da região estiveram semana passada na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. A Firjan Norte Fluminense promoveu a visita a um dos espaços mais famosos da cidade e que, recentemente, foi reconhecido pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural. Com seus mais de 1.100 m² e 30 cômodos, o Palacete Linneo de Paula Machado é um dos pioneiros da arquitetura modernista do país, datado de 1906 e já havia sido oficialmente tombado, em 1987, pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e, em 2006, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Agora, Palacete e jardins da Casa, que hoje fazem parte do hub de inovação e tendências da Firjan, são reconhecidos como patrimônio nacional.

SMECT realiza capacitação sobre Educação Inclusiva

A formação continuada reforça as práticas da educação inclusiva no município


Com o compromisso de promover uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), por meio do Departamento de Ensino e da Equipe Multidisciplinar, realizou a formação continuada “Compreender para Incluir”. O público-alvo foram os profissionais que atuam diretamente no atendimento aos estudantes público da Educação Especial.

A formação aconteceu durante a semana no Cineteatro José Renato Cunha, reunindo aproximadamente 250 profissionais, distribuídos em três encontros: nos turnos da manhã e da tarde do dia 15 de junho e no turno da noite, no dia 18.

Participaram da capacitação professores mediadores, agentes de apoio à Educação Especial, profissionais de apoio escolar e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), reforçando o compromisso da rede municipal com a qualificação permanente de seus profissionais.

Ministrada pela neuropsicopedagoga Cíntia Arêas, a formação abordou temas essenciais para a prática pedagógica, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, manejo de crises, alfabetização de estudantes atípicos, estratégias pedagógicas e adaptações necessárias para garantir a aprendizagem e a participação de todos os alunos.

A formação também proporcionou um espaço de diálogo entre os participantes. Durante os encontros, os profissionais compartilharam experiências vivenciadas em sala de aula, apresentaram desafios enfrentados no cotidiano escolar e esclareceram dúvidas, fortalecendo a construção coletiva de soluções e boas práticas.


Para a coordenadora geral da Equipe Multidisciplinar, Gisele Fernandes Pereira, investir na formação dos profissionais é investir na transformação da escola. “A inclusão acontece quando o conhecimento se transforma em prática. Cada formação amplia o olhar dos profissionais, fortalece sua atuação e proporciona mais segurança para lidar com os desafios da sala de aula. Quando capacitamos quem está diariamente com nossos estudantes, garantimos um ensino mais humanizado, respeitoso e verdadeiramente inclusivo”, pontuou Gisele.
AsCom

Odontomóvel atende quatro localidades nesta semana

Os atendimentos são realizados das 8h às 16h, com a unidade posicionada nas proximidades de uma unidade escolar ou de saúde


Com mais de dois mil procedimentos realizados somente neste ano, a Unidade Móvel Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana prossegue com os atendimentos nesta semana. Sonhos, Dandara, Morro do Bode e Alegria dos Anjos serão as localidades atendidas pelo Odontomóvel, como o veículo é conhecido.

Em cada dia, os atendimentos são realizados das 8h às 16h, com a unidade sendo posicionada nas proximidades de uma unidade escolar ou de saúde.

— Por meio deste programa, conseguimos democratizar o acesso ao atendimento odontológico para moradores de áreas mais distantes do Centro. Entre os serviços oferecidos, estão consulta clínica, limpeza, extração simples, restauração, fluoretação, raspagem, orientações sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dente para adultos e crianças — destacou o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene.

A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do programa Brasil Sorridente, tendo o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) como principal porta de entrada para o atendimento.

Confira a programação desta semana:
Segunda-feira (22): Sonhos, das 8h às 16h
Terça-feira (23): Dandara, das 8h às 16h
Quarta-feira (24): Morro do Bode, das 8h às 16h
Quinta-feira (25): Alegria dos Anjos, das 8h às 16h
Sexta-feira (26): Dandara, das 8h às 16h.
AsCom

A nadadora Nicole conquista 5 medalhas, sendo 3 de ouro no Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação, em Recife


A atleta de Campos Nicole de Thuin, 16 anos, que integra a equipe do Clube de Regatas do Flamengo, conquistou ouro no revezamento 4x100 livre, 4x100 medley misto e 4x100 medley feminino, 1 medalha de prata nos 100m livre e 1 medalha de bronze nos 50m livre. O Campeonato reuniu mais de 300 atletas de 123 clubes brasileiros. O grande vencedor da competição foi o Clube de regatas do Flamengo que conquistou seu tricampeonato juvenil com 2.383.50 pontos. 

  O Campeonato Brasileiro enfrentou alguns problemas durante as provas que aconteceram entre os dia 15 a 19, na piscina olímpica do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, onde no terceiro dia de competição as provas foram suspensas devido às condições da água que estava turva e espessa, levando a CBDA a suspenderem as provas. No dia seguinte, as provas aconteceram, na piscina do Sport Clube e no último dia de competição retornaram para a piscina do parque aquático Santos Dumond.


Fonte: Jô Siqueira

sábado, 20 de junho de 2026

Inscrições abertas para oficina gratuita sobre formação de preço de venda para empreendedores

Capacitação acontecerá no dia 26 de junho, em parceria com o Sebrae e o Infinity Coworking


A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) vai realizar, na próxima sexta-feira (26/06), a oficina “Como Definir Preço de Venda”, voltada para empreendedores e pessoas que desejam iniciar o próprio negócio. A capacitação acontecerá das 14h às 18h no Infinity Coworking (Rua Argeu Oliveira, 14 – Centro).

Quem desejar participar deve se inscrever através pelo Whatsapp (22) 999124727 até a próxima quinta-feira (25/06). A oficina será desenvolvida em parceria com o Sebrae e o Infinity Coworking, com o objetivo de orientar os participantes sobre a formação correta do preço de venda, contribuindo para o aumento da lucratividade, a sustentabilidade dos negócios e a tomada de decisões mais estratégicas.

Os participantes terão a oportunidade de compreender aspectos fundamentais da precificação, como custos, despesas, margem de lucro e valorização do próprio trabalho. De acordo com a coordenadora do Espaço do Trabalhador, Rebeca Guimarães, a capacitação é indicada tanto para quem já possui um empreendimento quanto para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios.

— Muitas vezes o empreendedor trabalha muito, vende bastante, mas não consegue entender para onde o dinheiro está indo. E isso acontece porque definir o preço corretamente vai muito além de somar os custos. É preciso conhecer sua margem de lucro, despesas e o valor do seu trabalho. Essa oficina é uma excelente oportunidade para aprender tudo isso de forma prática, com orientação de especialistas e, o melhor, gratuitamente — destacou Rebeca.

A coordenadora reforça que a qualificação é uma importante ferramenta para o fortalecimento do empreendedorismo local, oferecendo conhecimento e suporte para que os empresários possam gerir seus negócios com mais segurança e eficiência.
AsCom

sexta-feira, 19 de junho de 2026

A Sindrome de Burnout foi tema da roda de conversa na ACIC


A vida está cada dia mais agitada e exigente, o que leva muitos trabalhadores ao esgotamento profissional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde( OMS) cerca de 30% dos colaboradores brasileiros têm a Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional. De acordo com dados da Isma Brasil, o país ocupa o segundo lugar no planeta em casos de Burnout, perdendo apenas para o Japão. Preocupados com esta nova realidade na vida dos trabalhadores o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura( CMEC) órgão vinculado há Associação Comercial e Industrial de Campos ( ACIC) reuniu na noite desta quinta-feira (18) no auditório da instituição centenária a psiquiatra Dr. Lana Maria e a psicóloga Dayse Manhães para falar do assunto. 
O excesso de trabalho, as metas agressivas, a falta de reconhecimento e as pressões constantes no ambiente corporativo são alguns dos principais gatilhos para o desenvolvimento da síndrome. O Burnout é caracterizado por três pilares: Exaustão emocional, sensação de esgotamento e falta crônica de energia. Toda essa nova realidade vem causando preocupação ao poder público e o setor empresarial do país, devido o grande aumento de trabalhadores cometidos pela doença, explicou a presidente do CMEC, Maryá Nunes. 

A psiquiatra Lana Maria, destacou que mais de 400 mil pessoas no país se afastaram do trabalho por problema mental e 1/3 destes colaboradores têm Burnout. O Brasil tem um custo anual de R$ 46 bilhões para estes pacientes. " Eu mesma tive a Síndrome e não aceitava. É difícil para a maioria aceitar. E não é frescura. 

Para a psicóloga Dayse Manhães, destacou que é difícil indetificar o Burnout e aceitar o tratamento. No entanto, vivemos numa sociedade que se cobra muito e muitas das vezes a pessoa não faz ou vive o que gostaria de viver. Faz porque foi imposto a ele e todo esse comportamento compromete o emocional. O ideal, é a pessoa parar e se perguntar se é isso que ela gostaria de fazer e buscar fazer o que lhe faz bem e feliz. No consultório, o que ouvimos são pessoas exaustas, mas que não sabem o que as fazem feliz, concluiu.
Fonte Jô Siqueira

Em obras, nova UBS de Barra do Itabapoana recebe instalação de vigas para fundação

Unidade terá 469m² de área construída e contará com cerca de 20 ambientes, além de área verde e sistema de energia solar


As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Barra de Itabapoana seguem na etapa de fundação do terreno. Esta semana, as equipes da empresa responsável pela obra estão trabalhando na montagem, dobra e instalação de vigas baldrames (elemento de fundação rasa em concreto armado que fica em contato direto com o solo). A obra é realizada pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.


Após a instalação das vigas, as formas serão concretadas. Em seguida, será feita a impermeabilização com emulsão asfáltica, montagem dos pilares e colocação dos tijolos. Cerca de dez homens trabalham no local. As obras de fundação tiveram início em abril, quando o terreno começou a ser preparado.

Estrutura – A área total do terreno da nova UBS é de aproximadamente 1.600m², sendo 469m² de área construída. O projeto contempla uma estrutura completa, com cerca de 20 ambientes, incluindo consultórios, salas de atendimento, espaço infantil com fraldário, sala de saúde bucal, áreas para medicação, sala de coleta de exames e curativos e banheiros adaptados. A unidade também contará com área verde, com horta comunitária e sistema de energia solar.


A nova UBS de Barra do Itabapoana representa um importante avanço para a saúde da comunidade e reforça o compromisso da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana em garantir um atendimento mais humanizado, moderno, seguro e confortável, tanto para os moradores quanto para os profissionais de saúde. O objetivo é que a nova UBS beneficie não apenas os moradores de Barra do Itabapoana, mas também de localidades vizinhas, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços.

A antiga UBS Domires Machado foi demolida no mês de abril, dando início às obras da nova unidade.
AsCom