Dezoito projetos multilinguagem serão selecionados para uma apresentação nas unidades de Campos, Macaé e Itaperuna, incluindo ainda um curso de capacitação de gestão e produção cultural. Poderão se inscrever projetos inéditos em teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e multilinguagens, num total de R$ 3 milhões investidos
Terminam neste domingo (24) as inscrições da Firjan SESI para o Mosaico Rio, edital de cultura que irá selecionar e contratar 90 projetos artístico-culturais inéditos e não inéditos – incluindo uma modalidade inédita exclusiva para os teatros Firjan SESI Campos, Macaé e Itaperuna. O investimento para a realização do Mosaico Rio é de mais de R$ 3 milhões. As categorias estão divididas entre obras inéditas (teatro adulto e juvenil, circo, dança, música, fotografia e multilinguagem) e não inéditas (literatura e circuitos de espetáculos teatrais adultos e para crianças).
A novidade deste ano na categoria inéditos é a modalidade multilinguagem. Os 18 selecionados participarão de uma capacitação de gestão e produção cultural durante um final de semana no Teatro Firjan SESI Campos, onde também as produções irão se apresentar, bem como nas unidades Itaperuna e Macaé. De acordo com o gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI, Antenor Oliveira, “entende-se por projetos multilinguagem aqueles que abarcam diferentes expressões artísticas, como teatro, circo, dança, literatura, artes visuais e música”.
De acordo com o edital, como nos anos anteriores, os 16 espetáculos de teatro e para crianças não inéditos serão apresentados, ao longo de 2025, nos Teatros Firjan SESI em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé e Jacarepaguá, na capital. Já os 11 projetos de literatura, que devem ser compostos por uma apresentação artística e uma oficina literária, deverão circular pelas Escolas Firjan SESI localizadas em 11 localidades fluminenses.
Na linha voltada para obras inéditas, os 24 projetos de teatro, circo e dança selecionados contarão com mentoria das equipes dos Teatros Firjan SESI Caxias e Jacarepaguá, locais onde os artistas irão se apresentar. Tais projetos ainda participarão de mostra a ser realizada no Futuros Arte e Tecnologia, espaço localizado na capital.
Os 10 projetos inéditos de música serão selecionados a partir do histórico do artista ou banda, bem como pela proposta de música enviada. Deverão ainda ser produzidos videoclipes, que serão apresentados durante a Maratona de Música Firjan SESI, realizada no Teatro Firjan SESI Centro. Já os 11 projetos em fotografia participarão de uma exposição coletiva, com temática a ser definida.
“Buscamos para esta edição, como o próprio novo nome do tradicional Edital de Cultura Firjan SESI sugere, inserir projetos que representem expressões diversas. Por isso, investimos desta vez em uma categoria exclusiva para obras que representem esta multilinguagem, cada vez mais presente nas manifestações artísticas-culturais contemporâneas. Além disso, Mosaico Rio busca representar a diversidade que compõe e que deve continuar a guiar o fazer cultural e artístico do nosso território fluminense”, ressalta Antenor.
Acesse o edital completo em firjan.com.br/editaisculturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário