quarta-feira, 2 de julho de 2025

Concurso vai transformar Horto em ponto cultural e turístico

Em breve, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vai lançar um concurso público de Obras de Arte que promete transformar o Horto Municipal de Praça João Pessoa em um novo ponto de visitação cultural e turística do município. A ação conta com a parceria do Departamento de Cultura e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O edital do concurso já está em fase final de elaboração e será divulgado em breve, trazendo mais informações sobre período de inscrição, critérios de seleção, premiação e formatos aceitos para as obras. Artistas e interessados devem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura. A proposta é selecionar obras de arte que dialoguem com temas ligados à história, economia, personalidades marcantes e aspectos culturais de São Francisco de Itabapoana.


As obras selecionadas serão instaladas em pontos estratégicos do Horto, compondo um circuito artístico que poderá ser explorado em passeios escolares, visitas guiadas e eventos culturais. O concurso também visa a incentivar a produção artística sanfranciscana, dando visibilidade a talentos locais e promovendo o sentimento de pertencimento por meio da arte pública.

— A ideia é fazer do Horto um espaço vivo e significativo para nossa população e visitantes. A arte tem esse poder de resgatar histórias, homenagear pessoas e valorizar nossa identidade local — destaca o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.

Responsável pela gestão atual do Horto e por sua expansão como equipamento público, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto, disse que o objetivo é que o Horto vá além da produção de mudas. “Queremos integrá-lo à vida da comunidade, tornando-o um lugar de aprendizado, contemplação e cultura. A arte tem um papel transformador nesse processo”.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, o concurso é uma forma de preservar e valorizar a história local. “Essa iniciativa une arte, educação e memória. Vamos incentivar os artistas a olharem para nossas raízes, figuras marcantes, e trajetória enquanto povo sanfranciscano. Cada obra será um ponto de conexão com a nossa identidade”, pontuou.
AsCom

Nenhum comentário: