segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Atendimentos no Odontomóvel serão feitos em cinco localidades esta semana

Nesta semana, moradores de mais cinco localidades de São Francisco de Itabapoana serão atendidos na Unidade Odontológica Móvel (UOM) da Secretaria Municipal de Saúde – o Odontomóvel. Sossego foi a primeira localidade que recebeu a unidade, nesta segunda-feira (19/01). Na terça-feira (20/01), será Divisa e na quarta-feira (21/01), Morro do Bode. Na quinta-feira (22/01), o atendimento será em Campo Novo; na sexta-feira (23/01), a unidade estará em Deserto Feliz.

Os serviços disponibilizados no Odontomóvel são: atendimentos clínicos, limpeza, extração simples, restauração, fluoretação e raspagem, instrução sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dente para adultos e crianças. O funcionamento do Odontomóvel acontece sempre das 8h às 16h, próximo a alguma unidade de saúde ou escola municipal.


Este ano, os atendimentos com o Odontomóvel tiveram início no dia 6 de janeiro, com a unidade passando por diversas localidades. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Alves, até agora mais de 120 pacientes já foram atendidos e mais de 300 procedimentos já foram realizados. Em média, 15 pessoas são atendidas por dia na unidade.


— A Unidade Móvel Odontológica facilita o atendimento e garante o acesso aos serviços de saúde bucal às populações que vivem nessas áreas. Essa estratégia reduz desigualdades, promove a prevenção de doenças, possibilita diagnóstico e tratamento precoces e fortalece a Atenção Básica, levando cuidado, dignidade e qualidade de vida aos moradores — destaca Raquel.

O Odontomóvel é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, que oferece serviços gratuitos em unidades de saúde, centros de especialidades e laboratórios regionais. A principal porta de entrada para o atendimento é o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).


Orientação - Em paralelo aos atendimentos do Odontomóvel, também serão realizadas ações de monitoramento e orientações sobre arboviroses (dengue), orientação e cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, atualização do cartão de vacinação e incentivo ao rastreio de citopatológicos uterinos (preventivo) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O trabalho está sendo realizado pelas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), nas unidades de saúde das localidades ou outros espaços físicos. Os objetivos são ampliar o acesso aos serviços oferecidos à população que mora em localidades mais distantes, além de fortalecer vínculos com a comunidade; promover a prevenção de doenças, inclusive com a atualização das vacinas; identificar precocemente problemas de saúde; e garantir o cuidado com a saúde bucal.
AsCom

Nenhum comentário: