O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a reunião itinerante do mês de junho. O encontro, conduzido pelo presidente do Conseg, Romário Bernardo, aconteceu nesta quarta-feira (29), na Escola Professor Herval Luiz dos Santos Batista, mais conhecida por Escola Modelo, no Centro da cidade.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos), coronel Gustavo Marques, falou da importância da “Patrulha Rural”, projeto piloto lançado na última segunda-feira (27), através de parceria entre a Prefeitura de SFI e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Polícia Militar. Aos alunos, sugeriu pensarem na possibilidade de fazer prova para oficial da PM. Ele revelou ainda que haverá intensificação de policiamento nas escolas com visita do comandante da 3ª Companhia de SFI, capitão Sérgio, que estava presente, para diálogo constante com os diretores das unidades de ensino, abordando ainda o combate ao tráfico de drogas e a efetiva participação de policiais militares nas ruas do município.
Já a titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil, delegada Ivana Morgado, ministrou uma palestra para os alunos e moradores destacando a importância da participação de todos nas informações em prol da Segurança Pública. Os residentes solicitaram maior organização no trevo atrás da Escola Modelo, tendo o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), Luciano Coutinho, informado que haverá orientação com placas de sinalização.
“Devido aos cabos das empresas que fornecem internet estarem sendo arrebentados por caminhões de cana que não respeitam o limite máximo de altura, que é de 4,40m, a ‘Alfa Telecomunicações’ comprou uma régua de medição e doou para o Conseg, através do conselheiro e advogado Jandir Henriques, a fim de que seja cedida em operações para os agentes do BPRv fiscalizarem estes veículos. Em média, são cinco reclamações por dia e em vez destas empresas realizarem novos investimentos de expansão de rede, acabam usando estes recursos para a manutenção dos cabos arrebentados”, explicou o presidente do Conseg.
Estiveram presentes ainda à reunião a chefe do Gabinete da prefeita Francimara Barbosa Lemos, Francilea Azeredo, a assessora Especial, Angela Rangel, os secretários municipais Jairo Batista (Governo e Relações Institucionais), Enaldo Barreto (Agricultura), Márcio Calixto (Turismo, Indústria e Comércio), Joana Ramos (Particular) e Alcemir Gomes de Souza, o Teté (Pesca); o subsecretário de Fazenda, Allan Nunes; o coordenador do Ciosp (Coordenadoria de Integração de Operações e Segurança Pública), Rodrigo Linhares; o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Ricardo Cabral, o comandante da Guarda Civil Municipal, Robson Buçard Henriques; a assessora da Assessora da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), Renata Barreto; o vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal; o supervisor da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária estadual (BPRv), tenente Gustavo; além do vice-presidente do Conseg, Jorge Mattos, além do diretor do órgão, sub oficial Gomes.
AsCom