sábado, 31 de agosto de 2024

Projeto Vias Verdes começa em Campos com plantio de árvores no Trevo do Índio

Local deverá receber 180 árvores nativas da Mata Atlântica

Por Yan Tavares


A Prefeitura de Campos divulgou nesta sexta-feira (30) que deu início ao Projeto Vias Verdes. Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas pela Subsecretaria de Meio Ambiente, no antigo Trevo do Índio, situado na entrada da cidade.

A previsão do governo municipal é de que o local receba 180 árvores nativas, entre Ipê Roxo e Ipê Amarelo. O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, enfatizou que o local vai se transformar em um grande bosque:

“É um projeto técnico que a gente trabalhou muito em cima dele e que tem um excelente custo para o benefício da sociedade”, comentou Justen, pedindo à população que ajude a fiscalizar atos de vandalismo.

De acordo com a Prefeitura, as equipes seguirão na próxima terça-feira (3) para a Avenida Arthur Bernardes, que receberá 283 mudas da Palmeira Jerivá.

Lançado em junho deste ano, a iniciativa prevê o plantio de 2.187 árvores, que atingem de 2,50 metros a 3 metros, em 31 vias do município.

De acordo com o governo, o Vias Verdes está sendo custeado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e executado por uma empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação feita pela Prefeitura.

O projeto – A proposta do Vias Verdes prevê o plantio de 21 espécies de árvores nativas, a exemplo do Pau Brasil, Sapucaia, Angelim, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Araçá, Canela Ferrugem e a Palmeira Jerivá.

Entre as vias beneficiadas estão Avenida Alberto Lamego, Arthur Bernardes, Nilo Peçanha, Petrópolis, XV de Novembro, Zuza Mota, além de canteiros e rotatórias do município. A iniciativa promete alcançar uma extensão de 25 quilômetros.

A previsão, segundo o diretor técnico da Subsecretaria de Meio Ambiente, Carlos Ronald, é de que o Vias Verdes seja executado nos próximos seis meses. Concluído o plantio, que inclui a irrigação, são previstos mais seis meses de manutenção, caso alguma muda morra ou sofra depredação.

“A escolha pelas espécies originárias da Mata Atlântica não foi aleatória. Além de fácil adaptação ao meio ambiente, estamos promovendo o resgate dessas espécies”. declarou.
Fonte: J3News

Mais iluminação no Centro Histórico de Campos

Travessa Carlos Gomes e Cais da Lapa são pontos que já contam com iluminação renovada



O Centro Histórico de Campos continua recebendo ações voltadas à renovação da iluminação na região. Equipes da Subsecretaria de Iluminação Pública atuam em diversas ruas nas últimas semanas, com trocas de lâmpadas e reparos no serviço.

Durante a noite, já se pode notar uma diferença na iluminação em locais como as ruas Teotônio Ferreira de Araújo e a Travessa Carlos Gomes. A Travessa, que recentemente ganhou destaque em edição impressa do J3News por uma iniciativa cultural, já conta com uma nova iluminação.

Os trabalhos se estendem a pontos distintos da área central, como a Avenida Tenente Coronel Cardoso (Formosa) e o Cais da Lapa, que se destaca como um dos pontos turísticos da cidade..

O J3 registrou, nos últimos dias a nova iluminação que a Travessa Carlos Gomes ganhou, que vem chamando atenção. No mesmo local, acontece a cada dois meses uma festa que reúne diferentes tribos urbanas para momentos de descontração e dança, ao som de música eletrônica.

A nova programação cultural que vem conquistado cada vez mais diferentes públicos, acontece sempre aos sábados, podendo superar 300 pessoas a cada realização. A iniciativa acontece sem patrocínio.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) é uma das entidades que solicitaram à Prefeitura de Campos, nova iluminação na área central.

“Nós pedimos à Prefeitura uma iluminação mais forte, pois as lâmpadas estão fracas. Precisamos de mais claridade e segurança nas ruas centrais, além da limpeza necessária”, afirma o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues.
Fonte:J3News

Deam investiga caso em que PM é suspeito de abusar sexualmente de uma menor por seis anos

Assédio e abusos aconteceriam há seis anos; hoje a vítima tem 12 anos

Foto: Silvana Rust

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos investiga sob sigilo o caso em que um policial militar é suspeito de assediar e abusar sexualmente de uma menor. A denúncia dá conta de que os abusos acontecem desde que a vítima tinha seis anos. Hoje, ela tem 12.

O J3News teve acesso à ocorrência da Polícia Militar (PM), finalizada no fim da tarde desta sexta-feira (30). De acordo com a descrição do caso, uma equipe da PM foi acionada à Escola estadual Félix Miranda, no Parque Guarus, após alunas descobrirem que uma colega sofreria assédio.

Segundo a PM, a diretora da escola relatou que a vítima estava no pátio com outras meninas e foi observada chorando por uma funcionária. A funcionária relatou que a vítima não disse nada no local, mas uma das colegas afirmou que ela sofreria assédio.

A direção da escola denunciou o caso à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e ao Conselho Tutelar, sendo posteriormente orientada a levar a situação à Deam.

A mãe da vítima declarou à PM que nesta sexta-feira (30) a menina revelou que há seis anos é assediada e abusada por um policial militar e o enteado dele. A adolescente disse à mãe ainda que não havia conseguido denunciar por medo, por saber que o homem é policial militar e “pessoa do mal”.

A mulher disse ainda que ao saber da situação, começou a planejar mudar de cidade para que pudesse denunciar o caso com segurança de que nada mais acontecesse com sua filha. A ocorrência foi encaminhada para investigação na Deam e uma medida protetiva de urgência foi concedida à adolescente – em desfavor do PM.

O J3 apurou ainda que o suspeito seria um policial militar reformado, de Macaé.
Fonte:J3News

DESTAQUE SHOW 2024: HOMENAGEADO EMPRESA KIOSQUE JEITO CARIOCA


Desde Julho de 2023, quando abriram suas portas começaram a ter o sucesso que esperava neste novo empreendimento, recebendo sempre que diariamente muitos amigos, turistas e praianos e o tornou garantido em praia de Manguinhos São Francisco de Itabapoana.

Sempre prontos para receber você e sua família. 

Oferecendo um cardápio extraordinário com frutos do mar. 

Atende se em todas as estações. 
 
 Ambiente saudável e com facilidade de estacionamento.
Bebidas quente e gelada e as grandes novidades são os famosos Drinks saborosos e Caranguejos todos os finais de semana.


 Gisele e Xandy, fazem acontecer, desde quando criou uma nova cara para o estabecimento, os jovens aderiram e ponto final. 

PROGRAMAÇÃO:
Apoio:
Patrocínio:










Realização:

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Homem é preso por ameaça e injúria racial contra a ex-companheira

Suspeito também foi até o local de trabalho da vítima criar confusão

(Foto: Divulgação/Deam)

Um homem foi preso em flagrante por agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), nesta quinta-feira (29), em Campos dos Goytacazes, por injúria racial e ameaça contra a ex-companheira.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima, que mora no Parque Presidente Vargas, procurou a Deam e informou que está separada do suspeito há mais de dois anos. Ela relatou que, na manhã desta quarta, o homem a procurou em sua casa e em seu local de trabalho, causando confusão, além de proferir ofensas raciais e ameaças.

Temendo por sua integridade física, a mulher procurou a delegacia, solicitou medidas protetivas de urgência e denunciou o ex-companheiro.

Os agentes da Deam começaram as diligências e localizaram o suspeito em um bar próximo à residência da vítima, no bairro Parque Presidente Vargas. “Ele estava visivelmente embriagado no momento da prisão, foi conduzido a esta unidade policial e autuado em flagrante pelos crimes de injúria racial e ameaça, na forma da Lei Maria da Penha”, disse a Polícia Civil em nota.
Fonte: J3News

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira

Programa será exibido pelas emissoras de rádio e TV

(Foto: Divulgação)

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras de rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, a propaganda eleitoral será transmitida das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Os candidatos a prefeito também terão direito a inserções durante a programação diária.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Fonte: J3News

Erosão da praia de Atafona é ocasionada por barragens, diz pesquisador português

Segundo Pedro Proença Cunha, o problema não é resultado do aquecimento global e derretimento de geleiras que fazem aumentar o nível das marés

Pedro Proença Cunha, pesquisador da Universidade de Coimbra. Foto: Vitor Carletti
O pesquisador da Universidade de Coimbra, em Portugal, Pedro Proença Cunha afirmou que a erosão da praia de Atafona, distrito de São João da Barra, é ocasionada, principalmente, pela construção de barragens e que o problema não é resultado do aquecimento global e derretimento de geleiras que fazem aumentar o nível das marés.

A declaração ocorreu durante a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos do Instituto Federal Fluminense na noite de terça-feira (27), no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

O professor português, que pesquisa sobre sedimentação costeira, foi questionado sobre o relatório divulgado nesta terça-feira pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que alertou sobre a possibilidade de o nível do Oceano Pacífico aumentar nos próximos anos devido ao aquecimento global.

O documento divulgado não menciona cidades brasileiras, mas cita um outro estudo, com dados da Nasa, feito em 2020, em que as cidades do Rio de Janeiro e o distrito de Atafona estariam entre as áreas em que as marés aumentariam seus níveis entre 12 cm a 21 cm até 2050, segundo informações divulgadas pelo Portal G1.

Fonte: IFF

Campos recebe em agosto R$55,1 milhões em royalties do petróleo

As participações governamentais foram repassadas aos municípios produtores que fazem parte da Bacia de Campos

Por Ocinei Trindade
Vista de Campos a partir da orla de Guarus (Arquivo)

As participações governamentais referentes aos royalties do petróleo serão pagas aos municípios produtores que compõem a Bacia de Campos nesta sexta-feira (30). A Prefeitura de Campos contará com o repasse este mês de R$47,2 milhões. O valor é 13,3% superior a julho, quando foram repassados R$41,7 milhões, No início desta semana, os municípios beneficiados com os royalties receberam valores correspondentes às participações especiais. Campos ficou com R$7,9 milhões, quantia bem menor que a do último trimestre, no valor de R$12,4 milhões (-36,3%). No total, Campos tem em royalties no mês de agosto o equivalente a R$55,1 milhões.

Outros municípios também recebem o repasse nesta sexta-feira (30. São João da Barra contará com R$20,1 milhões (+15,15); Quissamã, R$13,1 milhões (+5,7%); São Francisco de Itabapoana, R$4,8 milhões (+24,2%); Macaé, R$80,1 milhões (+8,%), e Maricá conta com mais R$126,6 milhões (+8,4).

O pesquisador na área de petróleo, Wellington Abreu, avaliou o repasse de royalties do petróleo este mês.

“Os royalties do regime de concessão depositados hoje com valores positivos, são puxados principalmente pela variação do câmbio e um pouco pelo preço do barril que se mantiveram crescentes em junho, frente aos valores de maio. Os maiores são para São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana, pelo aumento da produção do Campo de Roncador que produziu 21% a mais em junho. Trata-se de um campo que está recebendo investimentos, visando sua revitalização para aumento de produtividade. No mais, o preço do petróleo se mantém oscilando entre os US$ 75 e US$ 80, frente a conflitos no Oriente Médio e a demanda que sofre com questões da geopolítica, principalmente, quanto às reservas de petróleo americanas e o mercado no Oriente”, conclui.
Fonte:AsCom

Campos inicia Semana da Pátria com eventos em Guarus

Abertura das comemorações será marcada com desfiles cívicos na Avenida Francisco Lamego neste domingo (1º)

Desfiles serão realizados também no Cepop (Arquivo/Reprodução)

A abertura da Semana da Pátria de Campos terá início neste domingo (1º), às 8h, na Avenida Francisco Lamego, em Guarus, com a participação das autoridades para hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro, com participação da Banda da Guarda Civil Municipal. Em seguida, acontecerá o desfile cívico-militar, com a participação de unidades escolares públicas, particulares e instituições filantrópicas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Este ano, a programação abordará o tema “Sustentabilidade: transformando o futuro”.

A programação continuará em 7 de setembro, feriado nacional, Dia da Independência, com desfile cívico-militar às 8h no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). E no dia 15 de setembro, as apresentações acontecerão na Avenida Atlântica, em Farol de São Tomé, contemplando as unidades públicas e particulares de toda a Baixada campista, com início às 9h.

A subsecretária de Educação, Rita Abreu, convidou a comunidade escolar e a população em geral: “O desfile de 7 de Setembro é um evento grandioso que sempre reúne um número grande de pessoas, sendo alunos e comunidade em geral, por isso, nossa preocupação em oferecer um local amplo, com segurança e comodidade. Contamos com o envolvimento de todas as secretarias e a integração das mesmas para que possamos fazer um grande espetáculo”, disse Rita.

Rita destacou que no desfile de Guarus haverá 12 escolas municipais com seus alunos e bandas, além de outras 6 bandas de fanfarras da rede; Escola Estadual Benta Pereira; Escola Agrícola (FAECT) e a escola particular Bom Passinho.

Investimento – A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia ofertou 96 novos kits de instrumentos musicais para as bandas de fanfarra da rede municipal de ensino. “A Prefeitura aumentou para 30 o número de bandas. Até 2020, eram apenas 13”, informou o coordenador do Departamento de Animação Cultural e Bandas de Fanfarras da Seduct, Edilson Cruz.

Fonte: Secom/PMCG

Abastecimento de água é interrompido em regiões de Campos

A previsão é de que o serviço seja retomado a tarde

Por Monique Vasconcelos
Abastecimento é interrompido em regiões de Campos
(Foto: Divulgação)

O abastecimento de água foi interrompido nas localidades de Martins Lage, Cambaíba, Cambaibinha e Mergulhão, em Campos, na manhã desta sexta-feira (30). A previsão é de que o serviço seja retomado a tarde.

O motivo da suspensão é a manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Martins Lage. Em nota, a concessionária Águas do Paraíba solicitou que a população faça uso consciente da água durante esse período.

“Em casos de dúvidas ou solicitações de caminhões-pipa, os clientes devem entrar em contato pelos canais de relacionamento: WhatsApp: (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas ou pelo 0800 772 0422”, disse a concessionária em nota.
Fonte:J3News

Casal fica ferido e vaca morre em acidente em SJB Segundo informações, o acidente envolveu três carros

Por Monique Vasconcelos

Foto: Portal OZK

Um casal ficou ferido e uma vaca que estava solta na pista morreu em um acidente registrado na BR-356, próximo à localidade de Barcelos, em São João da Barra.

Segundo informações, o acidente envolveu três carros. Um dos veículos capotou após colidir com o animal, e o casal que estava no carro ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros socorreu o casal e levou para o Centro de Emergência de São João da Barra. Nos outros veículos ninguém sofreu ferimentos.
Foto: Portal OZK