quinta-feira, 31 de julho de 2025

9ª Conferência Municipal de Saúde aborda a participação popular no SUS

Com o auditório da Câmara de Vereadores lotado, foi realizada, nesta quinta-feira (31), a 9ª Conferência Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana. Os objetivos do evento foram analisar as políticas públicas desenvolvidas, avaliar a situação de ação da população, da estrutura, do sistema municipal, da estrutura organizacional de processo de trabalho da Secretaria de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração de um plano municipal.


A prefeita Yara Cinthia participou da abertura da conferência, destacando sua importância e observando que todos necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS). “Independente da classe social, todos nós dependemos do SUS, que é um dos sistemas mais importantes no mundo. Estamos aqui hoje debatendo ações que possam melhorar ainda mais a saúde da nossa população. Essa participação popular é essencial para criarmos mecanismos que possam atender com mais qualidade às pessoas”, disse a prefeita.


O secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, agradeceu à prefeita e ao presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Barrão, pelo comprometimento com a saúde. “É bom termos esse suporte tanto no Executivo quanto no Legislativo para o bem comum. Estamos aqui tomando decisões que vão direcionar as ações nos próximos quatro anos em prol da população. Enfatizo a importância de um debate democrático e transparente para definir as políticas públicas de saúde, desejando que as decisões tomadas beneficiem a população. É um momento muito importante para nossa comunidade”, declarou o secretário.


Representando os conselhos estadual e municipal de Saúde, João Manoel Rangel, declarou ter ficado feliz ao saber que foi organizado, na gestão atual, o Conselho Municipal de Saúde. “O conselho é um dos responsáveis pelo controle social. Desse controle, em que todos nós estamos inseridos, precisamos participar ativamente, como é o caso dessa conferência, onde estamos propondo um plano municipal de saúde onde todos são atores e, por isso, devemos cobrar ao conselho a aplicação das metas que serão criadas nesse evento”, disse João.


Durante a conferência, foram realizadas duas palestras. A primeira, ministrada pela enfermeira e mestre em Planejamento e Gestão Geiza Retameiro, abordou o tema “Saúde Universal e Integral – Caminhos para um SUS mais acessível e Eficiente”. Segundo ela, a tônica é a participação da população na gestão do SUS. "Planejar a saúde pública com a participação popular é um dos pilares do sistema, especialmente na esfera municipal, onde as ações e serviços de saúde acontecem de forma mais próxima da população”, explicou Geiza.


Já o neuropsicólogo André Aragão Viana, especialista em desenvolvimento humano, abordou a saúde mental. “A questão da dopamina é algo que deve ser avaliada de forma pessoal e reflexiva. Devemos responder a questionamentos como: ‘Por que uma mente dopada destrói? E, ainda, é bom refletir sobre tudo que dopa nossa mente. Então, para resumir, devemos parar de nos preocupar tanto com o futuro e viver o agora, sem tantas cobranças e expectativas”, ressaltou o especialista.

Participaram do evento o vice-prefeito, Renato Roxinho; a subsecretária de Saúde, Caroline Rodrigues; o presidente da Câmara, Alexandre Barrão; o chefe de Gabinete, Jairo Batista; e os vereadores Isaac Salvador e Sorriso.
AsCom

SMECT promove capacitação sobre Inteligência Artificial

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) deu mais um passo rumo ao avanço tecnológico, promovendo uma capacitação com o tema “Inteligência Artificial como Ferramenta para Produção de Materiais Didáticos”. A formação, realizada este mês, foi conduzida pelo Departamento de Tecnologia da secretaria e reuniu 19 profissionais da rede, entre coordenadores pedagógicos e integrantes da equipe Multidisciplinar.

O encontro teve como formador o diretor do Departamento de Tecnologia, Maurício Quitete. Com uma abordagem prática, a capacitação mostrou como ferramentas de Inteligência Artificial podem ser utilizadas na criação de conteúdos pedagógicos personalizados, mais dinâmicos e eficientes, alinhados às necessidades de professores e estudantes da rede municipal. “A Inteligência Artificial não substitui o professor, mas amplia suas possibilidades de atuação em sala de aula. O objetivo é colocar a tecnologia como aliada na elaboração de recursos mais atraentes e eficazes para a aprendizagem”, destacou Maurício Quitete.

Durante a formação, os participantes exploraram recursos de IA voltados para o desenvolvimento de materiais interativos, como adaptações de exercícios e criação de imagens. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da SMECT para modernizar os processos educacionais no município e capacitar continuamente seus profissionais frente às transformações tecnológicas atuais.

— Com essa iniciativa, a SMECT reforça seu compromisso com uma educação pública de qualidade, que dialoga com os desafios e as oportunidades do século XXI — destacou o secretário Gustavo Terra.


Vem aí a Fecomércio de SFI, oportunidades, cultura e negócios

São Francisco de Itabapoana se prepara para receber o maior evento multissetorial da região. A Fecomércio 2025 será realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, na Praça dos Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura. A feira vai reunir comerciantes de diversos setores de todo município, que irão comercializar seus produtos com preços promocionais.

O objetivo do evento é movimentar o comércio local e preparar os empreendedores para a Expoagro, que acontece na segunda semana de setembro e tradicionalmente aquece ainda mais a economia do município. Além de negócios e oportunidades, a Fecomércio trará uma programação diversificada com atrações culturais e gastronômicas, feira de artesanatos, praça de alimentação temática, área kids e shows com cantores locais.

Os comerciantes interessados em expor ou vender na feira devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo número (22) 99753-9460 para saber como se inscrever. A Fecomércio é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio de outras secretarias municipais.
AsCom

SFI sedia reunião com representantes da Região Costa Doce

Secretários de Turismo dos municípios que compõem a Região Turística Costa Doce participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana, nesta quarta-feira (30), promovida pela Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) do Sebrae. O objetivo do encontro foi desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento regional. O município foi o primeiro a contar com a reunião técnica itinerante, que será realizada em outras cidades do Norte Fluminense.


De acordo com o coordenador geral do Sebrae, Guilherme Reche, a reunião técnica busca fomentar a integração e união dos municípios participantes da Costa Doce para formalizar a Instância de Governança Regional (IGR). “É um passo muito importante para o fomento ao desenvolvimento do turismo de maneira sólida, estratégica e sustentável”, disse Reche.

Os municípios que compõem a Região Turística Costa Doce são São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Cardoso Moreira. Costa Doce é a denominação dada pela indústria do turismo à região norte do Estado de Rio de Janeiro. É uma das 11 regiões turísticas oficiais do Estado do Rio.

Durante o evento, o consultor da Condetur Costa do Sol e integrante do grupo Líder, Marcos Navega, e o consultor especialista do Sebrae Jarbas Modesto falaram sobre o potencial turístico da região. Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, o fato de São Francisco ser pioneiro nas reuniões itinerantes demonstra a força do município.


— Somos um município com muita força turística, pois contamos com praias e lagoas belíssimas e, ainda, o turismo histórico com dois quilombos, de Deserto Feliz e Barrinha, considerados patrimônio cultural e imaterial, além do assentamento Tipity, que é um dos maiores da região. Temos muitas histórias para contar, para serem visitadas e contempladas pelos turistas — disse o secretário.
AsCom

Plano de Cargos e Salários dos servidores começa a ser avaliado

O Secretário de Administração e Recursos Humanos de São Francisco de Itabapoana, Claudio Otero, e o Controlador Geral do Município, Fabiano Rangel, reuniram-se nesta quarta-feira (30) com representantes da Comissão de Trabalho que está elaborando o Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos municipais. O objetivo do encontro foi analisar como será feita a implantação do plano.


De acordo com o presidente da Comissão e servidor municipal, Cláudio Heringer, o Plano de Cargos prevê instrumentos como a progressão por antiguidade (progressão horizontal) e a progressão por conhecimento (níveis de escolaridade) ou aperfeiçoamento profissional (progressão vertical), que serão utilizados para enquadramento na adequação do salário base, beneficiando servidores que possuem tempo de exercício e aperfeiçoamento profissional.

Segundo Heringer, sua implantação também vai proporcionar uma ascensão nos níveis atuais de salários dos servidores. As reuniões de trabalho serão realizadas a cada 15 dias. Após a conclusão dos trabalhos, prevista para o final do segundo semestre de 2025, o Plano de Cargos segue para as demais instâncias da Prefeitura, como Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Procuradoria-Geral, Controle Interno, Secretaria de Fazenda (responsável pelo estudo de impacto econômico-financeiro) e Gabinete.

Após cumprir todas as etapas, o projeto seguirá sob a forma de Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores. A expectativa é que a implantação seja feita já no ano que vem. “São duas frentes de trabalho, a dos servidores do plano de cargo geral e os do jurídico, haja vista que os planos de cargos dos servidores da saúde e os da Guarda Municipal estão na fase de análise jurídica. O geral compreende 609 servidores e o jurídico, compreende os assistentes jurídicos e os procuradores, todos concursados”, esclareceu Cláudio Heringer.

A Comissão de Trabalho foi criada pela prefeita Yara Cinthia com o objetivo de valorizar ainda mais os servidores públicos. Fazem parte da comissão, representantes das Secretarias de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Administração e Recursos Humanos, Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), Fiscalização de Obras Serviços Públicos e Urbanismo, Tesouraria, Procuradoria-Geral e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
AsCom

Equipe da SMTDH participa do “Transformar Juntos” em Brasília

A equipe da Sala do Trabalhador e Empreendedor, departamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, participou do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae em Brasília (DF). A equipe foi representada pela coordenadora do departamento, Rebeca Guimarães Carvalho, e pela assistente social Lanusse Menezes. O evento, ministrado pelo palestrante e diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, aconteceu de 22 a 25 de julho no Royal Tulip Brasília Alvorada.


O “Transformar Juntos é uma das principais iniciativas do Sebrae, que reúne gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças de todo o Brasil com o objetivo de debater soluções para o desenvolvimento territorial. O evento foca em temas como compras públicas, simplificação de negócios, inovação, sustentabilidade, economia criativa e educação empreendedora, além de promover a integração entre gestão pública e empreendedorismo local.

Durante o encontro, foi enfatizada a importância da inclusão produtiva nos municípios, com destaque à criação de políticas públicas que permitam que micro e pequenos empreendedores participem de compras governamentais.

A coordenadora da Sala do Trabalhador e Empreendedor ressaltou sobre a participação da equipe no evento. “Nosso departamento representou os projetos desenvolvidos em São Francisco de Itabapoana — tanto a Sala do Trabalhador e Empreendedor quanto o projeto de inclusão produtiva municipal — integrando a rede nacional de inovação territorial e colocando o município no circuito de soluções práticas compartilhadas”, disse Rebeca, destacando que os principais pontos do evento foram a integração entre poder público e pequenos negócios visando ao desenvolvimento territorial sustentável; a oportunidade de capacitação e troca de experiências em políticas públicas empreendedoras; e a inclusão produtiva como ferramenta de transformação social e econômica nos municípios.
AsCom

SMECT discute ações para intensificar o ensino-aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta segunda-feira (29), uma reunião estratégica com o objetivo de traçar ações para elevar os índices de aprendizagem nas escolas da rede pública municipal. O encontro, que contou com a presença do secretário da pasta, Gustavo Terra, da subsecretária Kíssila Sobrinho e da diretora do Departamento de Ensino, Renata Machado, marcou mais um passo no planejamento de longo prazo da educação no município. No evento, foram discutidas as estratégias para impulsionar o desempenho dos estudantes nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e AvaliaRJ, além do fortalecimento da aprendizagem em todas as etapas do ensino básico.

A reunião fez parte de um conjunto de ações que a secretaria vem promovendo ao longo do ano voltadas à melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas municipais. Durante o encontro, foram discutidos ainda os diagnósticos de desempenho escolar obtidos, investimentos em formação continuada para professores, ampliação de recursos didáticos e o uso de indicadores pedagógicos para subsidiar o planejamento das unidades escolares.


Para o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a melhoria dos índices educacionais não pode ser encarada como uma meta de curto prazo, mas como um compromisso de gestão com impactos duradouros. “Estamos tratando a educação de São Francisco como um projeto de legado. As ações que estamos implantando não têm como único objetivo responder a avaliações pontuais. Nosso foco é estruturar um sistema educacional que seja eficiente, justo, sustentável e contínuo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso da gestão com uma educação pública eficiente, pautada na responsabilidade, planejamento estratégico e visão de futuro", disse o seretário.
AsCom

NOTA DE FALECIMENTO: JORGE RIBEIRO DA SILVA "JORGINHO"


Faleceu o Jorge Ribeiro da Silva, conhecido por Jorginho, o extinto residia na localidade de Espiador em São Francisco de Itabapoana.

Seu corpo esta sendo velado na Igreja Evangélica Nova Jerusalém, ao lado da Mercearia do Valdo.

O sepultamento será as 16 horas no cemitério de São Francisco.
Pêsames familares e amigos.

Mais três veículos recuperados reforçam os serviços para a população

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, recuperou mais três veículos, que serão destinados a três secretarias municipais. O trabalho é fruto do empenho da atual gestão municipal em oferecer recursos para um melhor atendimento à população. Cerca de 80 veículos já foram recuperados desde o início deste ano, entre carros, motos e máquinas.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Rizonilton Júnior, um dos carros irá para a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo. Outro será destinado à Secretaria Municipal de Saúde e utilizado no transporte de pacientes para tratamentos em outros municípios. Uma motocicleta ficará à disposição da Secretaria Municipal de Transportes.

— Desde que assumimos a Secretaria de Transportes, estamos empenhados em recuperar todos os veículos que encontramos sem funcionar. Ainda temos cerca de dez veículos para recuperar, entre carros, ambulâncias, caminhões e máquinas agrícolas — informou o secretário, salientando que, além desses cerca de 80 veículos que já foram recuperados, também são feitos os serviços de manutenção em toda a frota, o que já ultrapassou a marca de 200 manutenções.

A motocicleta que será destinada à Secretaria Municipal de Transportes estava há seis anos sem concerto.


Rizonilton informou que foram feitos serviços de motor completo, pintura, troca de pneus e banco.
AsCom

Obras de infraestrutura nas ruas de Travessão de Barra começam nos próximos dias

Fiscais da Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, (CEHAB), estiveram nesta semana em Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, para uma visita técnica. O objetivo foi avaliar os trabalhos de topografia da área e analisar o projeto da obra vai beneficiar moradores de 12 ruas da localidade com infraestrutura completa.

A intervenção prevê pavimentação, construção de calçadas e melhorias no acesso das vias. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura. Com a visita técnica concluída, o próximo passo é o início das obras, que têm previsão de começar nos próximos dias. A expectativa é de que as melhorias tragam mais qualidade de vida, segurança e mobilidade para os moradores. A obra é resultado de uma solicitação feita pelo vereador Leandro Babão, que é morador da comunidade, feita ao governador Cláudio Castro e, posteriormente, ao Deputado Estadual licenciado e atual secretário de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dauaire.
AsCom

O Amor Muda com o Tempo?

Sim, o amor muda com o tempo — e isso não é um sinal de enfraquecimento, mas de evolução. Muitas pessoas acreditam que, para um relacionamento ser verdadeiro, o amor precisa permanecer exatamente como era no início: intenso, romântico, cheio de declarações e frio na barriga. Mas essa é uma visão idealizada, muitas vezes influenciada por filmes, novelas e redes sociais.

Na realidade, o amor é um sentimento vivo, que se transforma à medida que a relação avança. E essa mudança é não apenas natural, mas necessária para que o vínculo amadureça e se fortaleça com o tempo.

Nos estágios iniciais de um relacionamento, o que sentimos muitas vezes é uma mistura de paixão e encantamento. É o famoso “amor de começo”, com descobertas, idealizações e muita intensidade. Há uma forte química, a convivência é leve e cheia de expectativa, e tudo parece fácil. Esse período é importante, mas não dura para sempre — e não precisa durar.

Com o tempo, a relação começa a entrar em outra fase: a do amor maduro, mais calmo e profundo. É quando a idealização dá lugar à realidade, e a convivência revela não apenas as qualidades, mas também as falhas do outro. Aqui, o amor já não é sustentado apenas por emoções intensas, mas por companheirismo, respeito, diálogo e parceria.

Essa mudança, no entanto, pode assustar. Algumas pessoas interpretam a diminuição da intensidade como “o fim do amor”, quando, na verdade, é o início de uma conexão mais sólida. O amor que permanece não é o que vive de euforia, mas o que aprende a se adaptar, a perdoar, a crescer junto.

Um relacionamento duradouro passa por fases diferentes, e em cada uma delas o amor assume uma nova forma. Em alguns momentos ele se expressa com paixão, em outros com cuidado. Às vezes está nos gestos simples do dia a dia — como preparar o café da manhã, ouvir com atenção ou dar espaço quando o outro precisa. O amor verdadeiro se mostra na constância, não apenas nas palavras ou nas grandes demonstrações.

Também é importante reconhecer que as pessoas mudam com o tempo, e isso impacta diretamente a forma como amam. Mudam os desejos, as prioridades, as formas de ver o mundo. O amor que sobrevive é aquele que acompanha essa evolução, que se renova junto com o casal e que acolhe as transformações da vida com empatia e compreensão.

Além disso, o amor exige cuidado constante. Ele não se mantém apenas pela força do hábito. É preciso nutrir a relação com diálogo, carinho, escuta, afeto e tempo de qualidade. Casais que entendem que o amor muda e que se dedicam a manter a conexão emocional viva têm mais chances de construir um relacionamento saudável e duradouro. elitegirl

Portanto, sim: o amor muda com o tempo. Ele deixa de ser fogo e passa a ser brasa, que aquece devagar, mas de forma constante. E isso não o torna menor, mas mais real. Amar é aprender a caminhar junto nas diferentes estações da vida, com paciência, cuidado e disposição para recomeçar sempre que for preciso.

Porque o verdadeiro amor não é o que nunca muda, mas o que escolhe ficar — mesmo quando tudo ao redor está mudando.


Fonte: Izabelly Mendes.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

A semana começou movimentada para empreendedores que participaram da 1° edição da Expo Ubiz , na Uenf

Palestrante Emerson Doblas

A troca de experiências e a busca incansável por networking e negócios levou dezenas de empreendedores ao Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense ( Uenf) nesta segunda-feira (28) das 9h às 17h, para participaram da 1° edição da Expo Ubiz. O evento superou as expectativas. 
 
                                               Organizadora Daiane Rodrigues
     
De acordo com a coordenadora do evento, a empresária Daiene Rodrigues o objetivo foi alcançado já que vários negócios foram fechados. " Sempre prezamos pela qualidade ao invés de quantidade. Acho que para poder gerar relacionamentos reais e conseguir de fato colocar quais são os benefícios do seu serviço, do seu produto e fazer com que as pessoas de fato consumam isso de uma forma aproveitável, a gente gerou essa relação entre os empresários e os expositores e muitos negócios foram feitos aqui hoje justamente por conta dessa personalização e cuidado. 

Estava presente em um dos painéis e também na quarta edição da Revista Ubiz o especialista em gestão empresarial, finanças e investimentos, Emerson Doblas participou da 1° edição da Expo- Ubiz. Ele é diretor franqueado da Febracis, a maior Escola de Negócios da América Latina, onde atua há anos no Rio de Janeiro e no momento está expandindo para a região dos lagos, levando o " Método CIS” , o maior treinamento de inteligência emocional do mundo para Macaé e Cabo Frio agora em Agosto de 2025 e já pensa em trazer esse treinamento para Campos dos Goytacazes no primeiro semestre de 2026. A Febracis tem foco na formação de novos líderes e gestores Empresariais e possui treinamentos em inteligência Emocional, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Treinamento avançado em Vendas, Planejamento Estratégico entre outros conteúdos que podem ser ministrados de acordo com a demanda do cliente. O empresário aposta no potencial do campista e acredita que ensinar com ferramentas práticas é a chave para gerar transformação real. Emerson é bacharel em Ciências Náuticas, pós graduado em Neurociência e Comportamento Humano, Planejamento Estratégico Financeiro, Marketing Digital, Análise de Dados e Inteligência Artificial, entre outras formações. 

Já os expositores Tatiano Gomes e Marco Barcelos falaram da presença na 1° Expo Ubis e dos desafios da mobilidade urbana na atualidade. Com uma visão empresarial Tatiano criou a primeira empresa de locação de motos, a Xpress motors, em Serra, Espírito Santo em 2021. Três anos depois firmou uma parceria com o Marco Barcelos abrindo em Campos dos Goytacazes a primeira loja na planície goitacá. O projeto deu certo e a dupla já tem 5 lojas, as outras estão em Petrópolis, Cachoeiro de Itapemirim e Taubaté, na Grande São Paulo. Atualmente, com centenas de motos que ajudam trabalhadores aumentarem a renda familiar com o aluguel de motos para atuarem como motoboy ou entregadores. Tatiano explicou que é um segmento que vem crescendo e dando oportunidades as pessoas que no momento não podem comprar a sua própria moto. 

A Ubiz já confirmou para dezembro , a entrega do prêmio " Os Melhores do Ano, que promete movimentar e reunir empreendedores. O evento vai também reunir autoridades e profissionais renomados em diversas áreas.
Fonte:Jô Siqueira