sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Cozinha do Hospital Manoel Carola ganha estrutura moderna e funcional

A obra de reforma e modernização da cozinha do Hospital Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, está em fase final. O espaço, que antes não contava com estrutura adequada, foi totalmente revitalizado e equipado. Além da ampliação, foram construídos novos ambientes, como a despensa, com duas entradas independentes, uma para o recebimento de alimentos e outra para a retirada durante o preparo das refeições, além de banheiro e área externa.

A cozinha agora conta com equipamentos e utensílios novos, incluindo pias, balcões e exaustores industriais de alumínio, o que garante mais praticidade e higiene no preparo das refeições servidas aos pacientes e servidores.

“Essa obra representa mais dignidade para os profissionais que trabalham na cozinha do hospital, oferecendo um espaço mais amplo, higiênico e confortável para o dia a dia de trabalho”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento e Planejamento, Fabiano Almeida.

A intervenção faz parte do pacote de obras executadas pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que segue investindo na melhoria da infraestrutura da rede municipal de saúde. O objetivo é oferecer mais qualidade nos serviços prestados à população e melhores condições de trabalho para os servidores.
AsCom

“Caminhada do Outubro Rosa” reforça importância da prevenção ao câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, realizou nesta quinta-feira (30), a Caminhada do Outubro Rosa. A caminhada teve início em frente ao CRAS e seguiu até o Posto de Saúde. A ação contou com sorteios, café da manhã, aula de dança e uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ministrada pela médica Francini Cherene, pela fisioterapeuta Nathalia Vargas e pela enfermeira Ana Carla Freitas.


A enfermeira da ESF, Ana Carla do Rozario Freitas, disse que o evento foi muito especial, marcado por alegria, conscientização e união da comunidade em prol da saúde da mulher. “A caminhada foi um sucesso e reforçou a importância de momentos como esse, que unem informação, cuidado e amor ao próximo. Já a palestra foi conduzida com muita sensibilidade, trazendo orientações valiosas sobre o autoexame, os cuidados com a saúde e o incentivo para que todas as mulheres mantenham seus exames em dia".

Participaram do evento, o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, a subsecretária Caroline Rodrigues e o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar de Souza Alves, além das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
AsCom

FLISFI é aberta com musicalização, contação de história e muita diversão

Uma tarde mágica em meio a livros, musicalização e diversão. Assim pôde ser definida a abertura da II Feira Literária de São Francisco de Itabapoana (FLISFI), ocorrida nesta quinta-feira (30) em um salão de festas no Centro do município. Na programação, o projeto Navegando na Poesia mostrou um pouco do trabalho que realiza em 11 municípios da região, envolvendo 5 mil alunos e 43 unidades escolares da rede pública.


O escritor, trovador, compositor e historiador sanfranciscano Roberto Acruche foi o homenageado da feira. Ele é autor de seis obras e participou de 13 livros de autoria conjunta. Para ele, a homenagem reflete seu amor à Literatura. “Estou muito feliz porque tenho um amor imenso pela minha terra e pelo meu povo. É uma alegria ver essas crianças se envolvendo com a leitura”, disse o escritor.


Ainda nesta quinta-feira, houve apresentação o Palhaço Bidu, contação de história, tarde de cinema, palco aberto, conversa com autores, apresentação de capoeira e happy hour.


Aluna da Escola Municipal Otávio Pinto de Oliveira, situada na localidade de Boca de Areia, Isabella Viana estava encantada com os livros fantoche. “Estou achando tudo muito bonito”, disse a estudante.


A feira continua nesta sexta-feira (31), a partir das 13h, com contação de história, tarde de cinema, musicalização, momento poético, entre outras atrações.

Programação
Sexta-feira (31)
13h - Abertura da Feira
13h30 - Encantos e Histórias
14h - Decola para valer
15h - Contação de História
16h - Tarde de Cinema
17h - Palco Aberto
18h - Conversa com Autores
18h30 - Musicalização com O Gente Miúda.
19h - Momento Poético
20h - Happy Hour (DJ)

A programação faz parte de uma construção coletiva e poderá ser atualizada durante o evento.
AsCom

Reunião define etapas para implantação do Projeto de Georreferenciamento de SFI

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quinta-feira (30), uma reunião sobre a implantação do Projeto de Georreferenciamento no município. O objetivo é realizar um diagnóstico completo de São Francisco através de um sistema que vai gerar dados e informações sobre o ordenamento municipal, levantamento de área urbana e rural, quantidade e tipos de imóveis, endereçamento, pavimentação, entre outros. A previsão é de que dentro de oito meses o sistema esteja funcionando.

O projeto, criado pelo professor Éder Marques, do Departamento de Engenharia Civil da UFV, é uma parceria da Prefeitura com o Grupo de Pesquisa de Engenharia de Gestão e Planejamento Territorial da Universidade Federal de Viçosa (Gente-UFV), em Minas Gerais. Durante a reunião, o professor e sua equipe de técnicos explicaram como o sistema será implantado, as etapas de implantação, a funcionalidade do sistema e os objetivos a serem alcançados.

O cronograma do plano de trabalho para implantação do projeto compreende algumas etapas como: aerolevantamento do município com utilização de drones; mapeamento panorâmico terrestre; instalação dos pontos de referência, sendo o ponto zero a Prefeitura; modelos do banco de dados e sistema com as informações; mapeamento urbano básico; cadastramento e recadastramento; revisão da Planta Genérica de Valores; e sistema de informações geográficas com treinamento, entre outros.


— A gestão territorial permite a tomada de decisões acertadas por parte do poder público municipal, apontando quais são as prioridades do município e da população, como obras, saneamento básico, saúde e outros — explicou Éder, ressaltando ainda que a previsão é que o sistema de georreferenciamento esteja totalmente implantado em oito meses.

Ordenamento - A prefeita Yara Cinthia esteve na reunião e falou sobre a importância do sistema. “Esse projeto é de extrema importância para o município, pois nos permitirá executar os trabalhos da melhor maneira possível. A partir de agora teremos uma ideia melhor do que o município realmente precisa e quais medidas devemos adotar para alavancar o crescimento de maneira correta e ordenada”, destacou a prefeita.


Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Jairo Batista; o procurador-geral do Município, Janderson Miranda; o secretário municipal de Fazenda, Júlio Marcos Nicolau; a diretora do Departamento de IPTU/Arrecadação, Francilea Azeredo; o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Guilherme Moraes; e servidores da Procuradoria Geral e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
AsCom

Balcão de Empregos com vagas abertas nesta quinta-feira (30)

Nesta quinta-feira (30), Balcão de Empregos de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, abriu novas vagas de empregos. Entre as oportunidades disponíveis, estão: auxiliar de serviços gerais, mecânico de motocicleta e açougueiro. Os interessados podem procurar o Balcão de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, apresentando currículo. Quem não tiver o currículo poderá solicitar a criação do documento à equipe do setor.

Além de entregar o currículo atualizado presencialmente no órgão, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, os interessados podem enviar o documento para o e-mail balcaodeemprego@pmsfi.rj.gov.br. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (22) 99906-4243.

Confira as vagas disponíveis:

Serviços gerais – Vaga feminina

Comercial – Vaga feminina ou masculina

Financeiro – Vaga feminina ou masculina (com experiência)

Mecânico de moto – Vaga masculina, localizada no Centro

Repositor de mercadorias – Vaga feminina ou masculina

Açougueiro – Vaga masculina.
AsCom

FPM (Fundo de Participação dos Municípios tem prefeituras bloqueadas


   Os municípios brasileiros partilham, nesta quinta-feira, dia 30, mais de QUATRO BILHÕES E SETECENTOS MILHÕES DE REAIS, referentes à terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. A quantia é cerca de TREZE POR CENTO maior do que a repassada no mesmo decêndio de 2024. 

Porém, algumas cidades podem deixar de receber esses recursos. Dados do Sistema integrado de Administração Financeira mostram que, até esta quinta-feira, dia 30, NOVE municípios estavam impedidos de receber valores da União, que inclui os repassados pelo FPM. 

O especialista em orçamento público Cesar Lima explica que o bloqueio dos repasses ocorre por conta de dívidas com a União ou atrasos na prestação de contas, sejam se caráter fiscal ou administrativas. 

SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público  

A lista dos municípios bloqueados é formada por Serra e Viana, no Espírito Santo; Caratinga e Montes Claros, em Minas Gerais; Bom Sucesso; no Paraná; São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Campos Borges, Porto Xavier e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. 

Para desbloquear o repasse, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação. Vale lembrar que a prefeitura não perde os recursos bloqueados de forma definitiva. Eles ficam apenas congelados enquanto as pendências não são regularizadas. 

O SIAFI reúne informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer ajuda financeira. 
Reportagem, Marquezan Araújo

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Vai começar a vacinação antirrábica em São Francisco de Itabapoana!


   Cuidar dos nossos animais é também cuidar da nossa cidade.
A vacinação de cães e gatos vai acontecer em várias comunidades, seguindo um calendário especial que garante mais tempo e mais pontos de atendimento.

Essa ampliação foi um pedido do mandato do vereador Daniel Abílio da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, pra que ninguém fique sem vacinar seu pet. Afinal, a raiva é uma doença grave e sem cura, mas pode ser totalmente prevenida com uma simples dose de vacina.

Confira o calendário, veja o dia do seu bairro e leve seu amigo pra vacinar! Proteção pra eles, segurança pra todos.






Justiça de Campos decreta prisão preventiva da ex-vereadora Marcelle Pata

foto: ururau

A ex-vereadora e ativista animal, Marcelle Pata, passou por audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (30) e seguirá presa, aguardando julgamento, no Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, ao lado do Hospital Ferreira Machado, no bairro Caju, em Campos dos Goytacazes-RJ.

A audiência aconteceu no presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Guarus.

Marcelle foi presa em flagrante por injúria racial, desobediência e lesão corporal leve, após uma confusão em uma fila na Agência dos Correios, na Praça do Santíssimo Salvador, Centro de Campos-RJ, na tarde desta terça-feira (28).

A defesa de Marcelle já avisou que vai pedir um habeas corpus sob a alegação de que ela precisa cuidar de seu filho que tem apenas dois anos de idade.

A reportagem é do jornalista Diego Machado.

TSE julga Castro e Bacellar pelo caso Ceperj na próxima terça-feira

Gabriel Torres 
Rodrigo Bacellar e Cláudio Castro / Foto: Reprodução

O julgamento do caso Ceperj, que pode cassar e tornar inelegíveis o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), foi marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a próxima terça-feira (4). Eles negam as acusações. A informação é do jornal O Globo.
Eles são acusados de abuso de poder político e econômico pelo uso de estruturas da Universidade Estadual do Rio (Uerj) e do Centro Estadual de Pesquisa e Estatística do Rio (Ceperj) na eleição de 2022, quando Castro se reelegeu em primeiro turno. No centro das acusações estão contratações de funcionários temporários que atuaram, segundo o Ministério Público Eleitoral, como cabos eleitorais.
Segundo a procuradora eleitoral Neide Carvalho de Oliveira, foram gastos no esquema cerca de R$ 640 milhões, oriundos da Uerj, e R$ 226 milhões do Ceperj, sacados diretamente da boca do caixa.
Castro e Bacellar foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em maio de 2024, em votação apertada que terminou 4 a 3. Mas o Ministério Público recorreu ao TSE.
O processo é relatado pela ministra Isabel Gallotti. Além dela, participam do julgamento a presidente da Corte, Cármen Lúcia, e os ministros Nunes Marques, André Mendonça, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.

Em nota, o governador afirmou que "reafirma total confiança na Justiça Eleitoral e destaca que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro já havia julgado improcedentes as acusações referentes às eleições de 2022, por ausência de provas". Também afirma que "todas as ações do governo seguiram dentro da legalidade, sem qualquer relação com a campanha eleitoral" e que "reitera respeito absoluto ao processo legal e à vontade soberana dos quase 5 milhões de eleitores fluminenses que o elegeram".

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de Rodrigo Bacellar e aguarda retorno.
Cassação
Se houver pedido de vista, a tendência é que o julgamento fique para o ano que vem, o último do mandato. Em caso de cassação de Castro e Bacellar, quem assume o governo é o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, que deverá convocar eleições suplementares. Isso porque o ex-vice-governador Thiago Pampolha (MDB) renunciou ao cargo para assumir como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
O TSE também precisará especificar ainda o modelo de eleição para definir um novo governador. Isso porque Constituição Estadual determina votação indireta, via Alerj, em caso de vacância nos últimos dois anos de mandato.
Há a expectativa de que o Código Eleitoral prevaleça neste caso — foi o que aconteceu em outros episódios envolvendo governadores. Só fica estipulada a eleição indireta, pelo texto, se a cassação se der a seis meses do fim do mandato.
Com informações O Globo

Prefeita Yara Cinthia receberá medalha Tiradentes por atuação pública

Alerj aprova homenagem proposta pelo deputado Thiago Rangel a gestora de São Francisco de Itabapoana, destacada por sua trajetória na educação e na política municipal
Foto: Divulgação.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (29), em discussão única, o projeto de resolução que concede a Medalha Tiradentes à prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia.A iniciativa é do deputado Thiago Rangel (Avante) e reconhece a contribuição da gestora ao município e sua trajetória dedicada à educação e ao serviço público.

Natural da localidade de Bom Jardim, em São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia é a caçula de uma família de 14 irmãos. Formada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhol, construiu carreira na área educacional, atuando como professora e diretora em escolas do município. 

Foi secretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia nos anos de 2009 e 2017. Em 2012, se elegeu para a Câmara de Vereadores da cidade, sendo reeleita nos mandatos seguintes. Em 2020, tornou-se a parlamentar mais votada do município. Quanto anos depois, conquistou a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana com mais de 15 mil votos.
Fonte: Agenda do Poder

PM apreende submetralhadora em área controlada por facção em Guarus

Arma de uso restrito foi encontrada no Parque Santa Rosa após denúncia de homens armados

Arma apreendida pela PM

Policiais militares do 8º Batalhão apreenderam, na noite de quarta-feira (29), uma submetralhadora calibre 9 milímetros em uma área dominada por facção criminosa no subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes.

A arma, de uso restrito das Forças Armadas, foi localizada na Rua 5, no Parque Santa Rosa, durante uma operação motivada por denúncia de homens armados que estariam exibindo o armamento na comunidade.

Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram e deixaram o local. A submetralhadora foi recolhida e encaminhada para a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).

Na semana anterior, um carregador de fuzil já havia sido apreendido pela Polícia Militar na Comunidade conhecida como “Suvaco da Cobra”, também no Parque Santa Rosa, reforçando o alerta para a presença de armamento pesado em territórios controlados pelo tráfico na região.
Fonte:J3News

MPRJ cobra imagens das câmeras usadas por policiais na Operação Contenção

Ação nos complexos da Penha e do Alemão deixou 121 mortos; procurador-geral diz que apuração será técnica e independente

Fotos: Agência Brasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou a verificação das imagens das câmeras corporais utilizadas por policiais que participaram da Operação Contenção, realizada na terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão. A ação, considerada uma das mais letais da história do estado, deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais, além de mais de 100 presos e 118 armas apreendidas — a maioria fuzis —, além de 14 explosivos.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Campos Moreira, afirmou que o acesso às gravações é fundamental para esclarecer as circunstâncias das mortes. Segundo ele, o Ministério Público conduzirá uma apuração independente, baseada em laudos periciais, confrontos balísticos e depoimentos de testemunhas.

“A partir do relatório das polícias, das imagens, dos laudos de necropsia e balística, teremos uma visão técnica mais segura sobre o que realmente ocorreu”, afirmou o procurador, destacando que parte dos confrontos se deu em área de mata fechada, o que dificulta a investigação.

Campos Moreira informou ainda que o MP ouvirá desde os responsáveis pela autorização e planejamento da operação até os agentes envolvidos diretamente na ação. O órgão também abriu um canal direto de comunicação com a população para acolher denúncias e relatos de possíveis abusos.

Protesto na sede do Governo

Enquanto isso, moradores dos complexos da Penha e do Alemão protestaram nesta quarta-feira (29) em frente ao Palácio Guanabara, no Rio. O grupo acusou o governador Cláudio Castro de ter comandado o que chamaram de “carnificina” durante a operação.
Protesto de moradores da cidade do Rio de Janeiro em frente ao Palácio Guanabara

Cartazes com frases como “estado genocida” e “todas as vidas importam” foram exibidos. “O que aconteceu foi um genocídio. Toda véspera de eleição tem uma operação para matar o nosso povo”, declarou Rute Sales, moradora e ativista negra.

Em meio às críticas, o governador defendeu a operação, afirmando que ela foi um “duro golpe na criminalidade” e que as únicas vítimas dos confrontos foram os policiais mortos. Após o protesto, Cláudio Castro e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram a criação de um escritório emergencial de combate ao crime organizado, com reforço de agentes federais e peritos no estado.

Com informações da Agência Brasil