domingo, 30 de novembro de 2025

Bandeira amarela: custo da energia elétrica vai ficar menor em dezembro

Diante de condições de geração de energia mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela

Por Redação
Conta de luz Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia nesta sexta-feira (28/11) que a bandeira tarifária passou da vermelha patamar 1 em novembro para amarela em dezembro. Isso significa que o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 KW/h consumidos e passa a pagar R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumidos.

Com a entrada do período chuvoso no país, a previsão de chuvas para dezembro é superior às chuvas que ocorreram em novembro, na maior parte do país. Contudo, essa expectativa de chuvas está, em geral, abaixo da sua média histórica para esse mês do ano. Diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela. Por isso, o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda.

Além disso, a geração solar é intermitente e não fornece energia de forma contínua, especialmente no período noturno e nos horários de maior consumo.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

A ANEEL reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui com a sustentabilidade do setor elétrico.

Fonte: Agência GOV

Fundenor: 55 anos e novas rotas para o desenvolvimento

Novas da instituição incluem Parque Tecnológico, ampliação de convênios e presença nos município

Por Leonardo Pedrosa
Trabalho|Instituição mantém atuações em 22 municípios (Foto: Silvana Rust)

A Fundação para o Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Fundenor) completou 55 anos em 25 de novembro, mantendo atuação em 22 municípios e acumulando mais de 230 projetos voltados à capacitação, assistência técnica, melhoria do capital social e geração de renda. Ao longo dessas quase seis décadas, a entidade também desenvolveu pesquisas relacionadas ao uso do solo, aumento da produtividade e preservação ambiental.
Gilberto Manhães

Segundo o presidente Gilberto Manhães, o aniversário marca a consolidação de um trabalho constante. “É a materialização do empenho e muito trabalho realizado. Uma instituição com essa longevidade é fruto do empenho na qualidade do serviço que prestamos, bem como pela diversificação das áreas de atuação. Para a região, é a certeza de continuidade das ações voltadas ao desenvolvimento”, afirmou.

Base da Uenf e projetos
A fundação foi base para a criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que teve sua aula inaugural na sede da instituição. O hospital veterinário da universidade também funcionou por anos no local. A ligação histórica se mantém. “Somos a fundação de apoio à Uenf e queremos captar novos projetos em parceria”, disse Manhães.

Entre as ações em curso, o presidente destaca o Laboratório de Solos, que possui certificação de excelência da Embrapa há 22 anos. Além de atender a produtores da região, o laboratório analisa 13 mil amostras de solo de diferentes estados por meio de contrato com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A fundação ainda mantém um laboratório de águas que busca credenciamento no Inea para atender embarcações, postos de combustíveis e indústrias do Porto do Açu.

A fundação participa de um convênio com o Porto do Açu para assistência técnica rural a agricultores familiares do 5º Distrito de São João da Barra, com coleta de amostras e orientação agronômica. Também desenvolve, com a Uenf e a Petrobras, o projeto Fauna, que avalia estruturas de travessia de animais sobre dutos de óleo e gás.

Caminhos para o futuro
Para os próximos anos, a entidade prevê ampliar presença nos municípios e avançar na implantação do Parque Tecnológico em parceria com a Tec Campos. “Queremos ampliar a representação nos municípios da região, ser referência na promoção do desenvolvimento sustentável. Também promover o fortalecimento da marca Fundenor como Fundação de apoio ao desenvolvimento regional, também com fortalecimento da área de gestão financeira e captação de recursos com foco na sustentabilidade da Fundação”, disse o presidente.

A instituição também pretende concluir o planejamento estratégico em parceria com o Sebrae e ampliar relações com prefeituras e universidades. Segundo Manhães, a meta é reforçar ações que apoiem a vocação agrícola do Norte e Noroeste Fluminense, alinhadas à expansão da produção de grãos e ao escoamento pelo Porto do Açu, que já movimenta a soja produzida na região.
J3News

Luzes dão cor ao Natal na Região

Macaé, São João da Barra e São Francisco já estão em clima de festa; Campos ainda prepara sua decoração natalina

Por Yan Tavares

Macaé (Foto: Josh)
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Campos|Em montagem

A maior árvore de Natal do mundo foi acesa na última semana, em Dortmund, na Alemanha. São mais de 45 metros de altura e milhões de luzes de LED, levando à cidade um brilho único e mantendo um símbolo histórico local. Voltando ao Brasil, ao Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, à Região Norte Fluminense, algumas cidades, como Macaé, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra, inauguraram suas decorações especiais para o período. Já em Campos, os preparativos ainda estão em andamento.

Macaé inaugurou a Vila do Noel e as Águas Dançantes na última quinta-feira (27). São João da Barra também largou na frente, com a abertura do seu Natal Mágico no dia 16 de novembro, lançando uma programação que se estenderá por todo o mês. Tanto Macaé como SJB, divulgaram calendários com atrativos para toda a população até 4 de janeiro.
Campos|Em montagem (Foto: Silvana Rust)

Em Campos, a Praça do Santíssimo Salvador começou a receber discretamente a montagem de uma estrutura, no dia 20 de novembro. A reportagem apurou no local que tratava-se de decoração natalina. Até a última sexta-feira (28), era possível identificar a base da Casa do Papai Noel na Praça São Salvador e da Árvore de Natal na Praça Quatro Jornadas. Mas, ainda não há previsão de quando a decoração ficará pronta. O J3News questionou a Prefeitura sobre a previsão de entrega e também sobre programação especial para o período, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Macaé
Macaé abriu a Vila do Noel na Praia Campista, recebendo e encantando um grande público. O espaço será um dos principais pontos de visitação durante as festividades, contando com pista de patinação com piso que simula gelo, uma grande decoração temática, iluminação especial e programação voltada para toda a família. A Vila funcionará diariamente das 19h às 23h, entre 27 de novembro e 4 de janeiro. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro o espaço ficará fechado para visitação.

“Estou muito feliz em poder promover esse Natal diferenciado. Ampliamos a Vila do Noel, com espaço gastronômico temático, pista de patinação, trenzinho, mais personagens e uma programação cultural bem maior”, destacou o prefeito Welberth Rezende, em entrevista ao J3News.
Macaé (Foto: Josh)

Já na sexta-feira (28), às 21h, a população macaense deu as boas-vindas a outro destaque do calendário natalino do município: as Águas Dançantes, na Lagoa de Imboassica. A atração é considerada um dos espetáculos mais aguardados do período na cidade. “Aproveito a oportunidade para convidar o público para o show das Águas Dançantes, que neste ano está ainda mais bonito”, complementou Welberth.

Ao todo, serão 23 apresentações, com sessões até 3 de janeiro. Durante a semana, o espetáculo terá início às 21h. Aos sábados e domingos, o show começa mais cedo, às 20h. “Toda essa programação recheada de entretenimento tem um enorme potencial turístico e econômico para o nosso município. Ela atrai o público local e visitantes, gera emprego e renda, faz a economia girar. Temos muitos atrativos para as famílias curtirem durante todo o mês, funcionando, inclusive, nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro”, comentou o secretário de Turismo, Léo Anderson.


São João da Barra

Em São João da Barra, o Natal Mágico chegou no dia 16 de novembro. Um cenário lúdico de cores tomou conta da sede do município, atraindo uma multidão que se encantou principalmente com a chegada do Papai Noel e sua trupe, além da inauguração da decoração e iluminação natalina.
São João da Barra (Foto: Divulgação)

Na praça principal, situada na Rua Joaquim Thomas de Aquino Filho, estão montados uma grande árvore de Natal, a Casa do Papai Noel e outros elementos decorativos, como um trenó com as renas em tamanho natural. A Antiga Casa da Câmara e Cadeia e o coreto também ganharam decoração especial. A programação seguiu nos últimos dois fins semana do mês, com Coreto Musical de Natal, Cortejo Trupe do Natal, visita à Casa do Papai Noel, musicais, concertos, cinema, exposição, e muito mais.

Já em dezembro, a Caravana Natalina nos distritos e as Paradas de Natal vão garantir a animação para toda a família na cidade. Entre os dias 11 e 25 de dezembro, as caravanas vão passar por Degredo, Cazumbá, Quixaba, Barcelos, Grussaí, Cajueiro, Açu, Atafona e a sede, no dia de Natal. No dia 13, terá a Paradinha Infantil de Natal na sede. No dia 20, é a vez da Grande Parada de Natal também na sede. Ela chega ao Açu no dia 21 e volta à sede no dia 25.

“Idealizamos e desenvolvemos uma programação extensa, com a caravana natalina passando por todos os distritos, Trupes de Natal e as Paradas de Natal, além de uma decoração linda na nossa sede. Isso já vem impactando na economia local. Estamos vendo as praças lotadas. turistas de cidades vizinhas nos visitando, fazendo o movimento girar no município. Convidamos a todos para que venham prestigiar essa programação pensada por nós com muito carinho e cuidado”, destaca o secretário de Cultura de SJB, Gil Miranda.
São Francisco de Itabapoana

São Francisco e São Fidélis
Cidades menores, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis já deram início às atividades em clima natalino. Em São Francisco, a iluminação de Natal foi inaugurada no dia último 22. Pela primeira vez, a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana recebeu iluminação especial. A Praça dos Três Poderes, sede da Prefeitura, também recebeu diversos elementos cenográficos, como estrelas, anjos, caixas de brinquedos e bolas, além da iluminação especial. As luzes de LED passaram a iluminar ainda a sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, a Câmara Municipal, o Trevo das Praias, o portal da cidade e o canteiro da RJ-224.
São Francisco de Itabapoana

“A decoração da cidade trouxe mais cor, alegria e a magia do Natal! Cada cantinho decorado com elementos que remetem ao Natal, com ornamentação em LED e estruturas metálicas, foi pensado para que as famílias pudessem tirar muitas fotos e eternizar esse momento. As ruas da cidade ganharam cor e brilho. A Prefeitura e a praça também estão encantadoras!”, comenta Maenilse Gonçalves, diretora do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

São Fidélis abriu a programação na última semana, por meio de parceria. Na noite de quinta-feira (27), a praça central da cidade foi palco da inauguração da iluminação de Natal, realizada pelo Sesc-RJ. Também na última quinta-feira, foi aberta no município fidelense a 3ª Mostra de Natal, promovida pela Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente, em parceria com a Prefeitura. A Mostra foi apresentada nos dias 27, 28 e 29, promovendo noites de muita arte, emoção e encanto para toda a família. Foram três dias de apresentações artísticas, exposições e atividades culturais que valorizam talentos locais e fortalecem o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo do ano, preservando a memória cultural fidelense e incentivando a produção artística no município. Até o fechamento da reportagem, não havia previsão de novas programações natalinas em São Fidélis.

Quissamã na incerteza

Em Quissamã, não foi realizada até o momento nenhuma atividade voltada para o Natal, nem anunciado nenhuma programação. O J3 questionou a Prefeitura local e não obteve resposta até o fechamento da reportagem.
Fonte:J3News

Mutirão de Vacinação Antirrábica é encerrado com ações em quatro localidades

As localidades de Amontado, Coreia, Buena e Barra do Itabapoana receberam no decorrer deste sábado (29) a última etapa do Mutirão de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Esta foi a a primeira vez que a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana promoveu uma iniciativa deste porte. Ao longo do mês de novembro, foram quatro dias de imunização, divididos por 20 localidades.

A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Karina Abdu ressaltou a importância do mutirão. Ela explicou que a raiva é uma zoonose e, desta forma, pode ser transmitida de animais para humanos. “Por isso, a campanha acaba protegendo o ser humano, pois esses pets têm contato direto com os tutores”, afirmou.

Além do Departamento de Vigilância Sanitária, a iniciativa mobilizou as Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Saúde.
AsCom

Cantora Sophia Barreto encanta o público no Dia do Evangélico

No primeiro dia da programação da 20ª edição do Dia do Evangélico, a cantora Sophia Barreto, de 15 anos, realizou um sonho. "Ano passado, eu falei com a minha avó que sonhava em estar neste palco louvando ao Senhor. E hoje essa promessa se cumpriu". Essa foi a primeira vez que Sophia se apresentou profissionalmente. O evento, que aconteceu na Praça Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, marcou as celebrações pelo Dia do Evangélico, comemorado em 30 de novembro.

Sophia, que é nascida em São Francisco, foi uma das atrações do evento e emocionou o público com seu talento. Ela conta que, no Dia do Evangélico do ano passado, chegou a se imaginar no placo e comentou com a sua avó; mas nunca pensou que o sonho se realizaria tão rápido.

— Eu olhei para o céu e falei com Deus, e hoje eu estou aqui, cantando nesse evento tão lindo. Sei que Deus confiou em mim. Ele, na sua infinita bondade, me deu essa responsabilidade e essa missão de louvar e levar paz para as pessoas. Hoje, o meu coração transborda de tanta gratidão — contou Sophia que começou a cantar na 1ª Igreja Batista de São Francisco quando ainda era criança.


Segundo a artista sanfranciscana, esta foi sua primeira apresentação em um evento de grande porte fora da igreja. “É uma sensação indescritível louvar ao Senhor e poder cantar com todas essas pessoas que estão aqui. Espero que, através da minha música, muitas vidas possam ser libertadas. Sei que Deus tem promessas grandiosas para a minha vida e Ele é a minha base”, ressaltou.

Sobre o futuro, Sophia diz que continuará cantando e que pretende fazer faculdade de Psicologia. “Eu gosto de estar perto das pessoas, ajudar a quem está precisando. Tento fazer isso através da minha música, mas sei que posso fazer muito mais com aquilo que Deus me confiou. Eu amo estar perto das pessoas”.


Talentos locais – Para o presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana (AESFI), pastor Adilson Sacramento, o município tem muitos talentos da música gospel, assim como Sophia. “São Francisco tem mais de 130 igrejas e congregações evangélicas. Imagine quantos talentos temos em nossas igrejas. Os grandes artistas que temos hoje na música gospel nacional começaram cantando na igreja. Precisamos incentivar e valorizar os talentos locais”, disse.

Na opinião do pastor, o objetivo principal da igreja é unir as pessoas, levar o nome e a palavra de Deus para todos aqueles que estão precisando. "A música, assim como a pregação, é essencial para isso. Há uma só igreja, uma só fé, um só povo, e o propósito de Deus é a união através do seu amor", observou Adilson, agradecendo à prefeita Yara Cinthia pelo apoio na realização do evento.

O Dia do Evangélico é realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e organizado pela Associação Evangélica de São Francisco (AESF). O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Postura, da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e da Secretaria Municipal de Saúde.
AsCom

SFI recebe encontro da Pastoral de Fé e Cidadania

São Francisco de Itabapoana recebeu na manhã deste sábado (29) o encontro da Pastoral de Fé e Cidadania, da Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa aconteceu na Câmara Municipal e foi marcada pela palestra do bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.

O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão agradeceu a presença do bispo e destacou a realização do encontro, que teve como tema: “A Pastoral da Fé e Cidadania como promotora de renovação das políticas públicas em prol dos menos favorecidos de nossa sociedade”. “É uma grande honra para o parlamento sanfranciscano receber um encontro tão significativo, que une fé e reflexão sobre o papel das políticas públicas na vida dos que mais precisam. Momentos como esse fortalecem o diálogo entre espiritualidade e cidadania, e contribuem para o desenvolvimento do nosso município", disse.


No início de sua explanação, o bispo citou a vida e missão do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos. Como tema central do pronunciamento, ele abordou a esperança como guia da elaboração de políticas públicas. Dom Roberto citou temas como o estímulo à presença das mulheres na política, o ecumenismo, a segurança climática e o desenvolvimento sustentável.


— Quando não há esperança, há ódio, há medo e pratica-se, assim, a política do inimigo. Se faz política justamente porque pensamos diferente. É através dela que substituímos a guerra. O Papa Francisco nos recordava que, antes das ideias, devemos amar as pessoas — afirmou.

O encontro reuniu representantes das duas paróquias do município e reforçou a importância do diálogo entre fé e cidadania como caminho para uma sociedade mais justa e humana.

O vereador Daniel Abílio também participou do evento, enquanto que o chefe de Gabinete, Jairo Batista, e a assessora especial de Gabinete, Ana Paula Carvalho, representaram a prefeita Yara Cinthia.
AsCom

Emoção e fé marcam a primeira noite da 20ª do Dia do Evangélico

Uma noite emocionante de adoração, louvor e fé que ficará marcada na história de São Francisco de Itabapoana. Assim foi o primeiro dia da 20ª edição do Dia do Evangélico, que aconteceu nesta sexta-feira (28) na Praça Três Poderes, em frente à sede da Prefeitura. Centenas de fiéis se reuniram na praça para assistir ao Culto de Exaltação, às pregações e aos shows dos cantores locais e do cantor gospel Samuel Messias. O Dia do Evangélico, que já faz parte do calendário religioso do município, continua neste sábado (29), com mais atrações.


O evento, que é uma comemoração ao Dia do Evangélico, celebrado neste domingo (30), foi aberto com uma pregação do presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana (AESFI), pastor Adilson Sacramento, que deu as boas-vindas ao público e proferiu palavras de fé. Em seguida, se apresentaram o Ministério Servos de Deus, a cantora gospel Sophia Barreto e o cantor Caio Martins, ambos de São Francisco, e o Ministério Sal da Justiça.


Na plateia, entre os fiéis, estava a dona de casa Angélica Helma Martins, de 35 anos, moradora na localidade de Arueira. “Estar aqui nesta noite abençoada é um privilégio. Todos nós estamos precisando ouvir a palavra de Deus e louvar ao Senhor. A gente não tem eventos como esse na cidade e não poderia deixar de vir. Com certeza, vou sair daqui com o coração em paz e muito grata por tudo que Deus faz na minha vida”, disse.


Antes do show mais aguardado da noite — do cantor Samuel Messias —, pastores de várias congregações subiram ao palco com o vice-prefeito, Renato Roxinho, que representou a prefeita Yara Cinthia; com o chefe de Gabinete, Jairo Batista; a assessora especial da prefeita, Ana Paula Carvalho; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Barrão; a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto; o vereador Nelcimar Júnior; e a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset.


— Esse evento demonstra a união do povo evangélico. Hoje, quase a metade da população de São Francisco de Itabapoana é evangélica. Nunca a igreja teve um papel tão importante em nossas vidas, pois estamos vivendo tempos difíceis. O Dia do Evangélico não serão apenas dois dias de shows, mas de exaltação, adoração e gratidão a Deus — afirmou Renato Roxinho, ressaltando o apoio e trabalho incansável da prefeita Yara Cinthia na realização dos eventos tradicionais do município.

Neste sábado (29), a programação terá início às 19h30, com o Culto de Exaltação, seguido do show da cantora gospel Júlia Vitória, às 21h.


O Dia do Evangélico é realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e organizado pela Associação Evangélica de São Francisco (AESF). O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Postura, da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e da Secretaria Municipal de Saúde.


Adoração – O show mais aguardado da noite emocionou o público. O cantor Samuel Messias transcendeu o palco com sua energia, cantou, animou e emocionou os fiéis, que transformaram a Praça Três Poderes em um verdadeiro lugar de fé e adoração. O público compartilhou momentos únicos e vibrou com os louvores.

Uma sinergia grandiosa de amor e fé tomou conta do evento. Um dos momentos mais emocionantes foi quando ele cantou as músicas "Jeová Jireh" e "Todavia Me Alegrei". Para valorizar os talentos locais, Samuel chamou ao placo o cantor Caio Torres e o casal Kézia e Leoni, o emocionou mais ainda o público.

Entre os seus outros sucessos estão: "Mãe, Nem Deu Tempo de Me Despedir”, "Rio de Águas Vivas", "Anjos", "Azul do Mar" e "Cristo Ama Você". Com mais de 23 mil seguidores nas redes sociais, Samuel Messias gravou o seu primeiro CD aos 19 anos e hoje, aos 47 anos, viaja pelo Brasil louvando e ministrando a palavra do Senhor.
AsCom

sábado, 29 de novembro de 2025

Farto material apreendido e uma prisão na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana



   Policiais militares da 3ª Cia de São Francisco de Itabapoana, nesta sexta feira, 28, quando em patrulhamento, por volta de 19h50min na Rua do Zezeca, s/n, Ilhas os Mineiros, local de tráfico de entorpecentes e dominado por uma facção criminosa, posicionou a viatura em um local estratégico na rua Emaús, s/n, onde observou um elemento de iniciais J.A.S.G.O, 25 anos, já conhecido pela guarnição pelo envolvimento no tráfico local, saindo de sua residência com uma sacola na mão e indo em direção a uma boca de fumo que fica no final dessa rua e policiais procederam em fazer a abordagem; que quando J.A percebeu a aproximação da viatura, o mesmo dispensou uma sacola no chão e empreendeu fuga correndo a pé junto do nacional de iniciais C. G. N. J., vulgo “TRIK TRIK”, mas J.A conseguiu ser alcançado e C.G.N.J. fugiu tomando rumo ignorado; que nada de ilícito foi encontrado com J.A; que em buscas pelo local, o declarante arrecadou a sacola arremessada por J.A contendo 01 pistola STK 100 calibre 9mm com numeração raspada e KIT RAJADA com carregador alongado alimentado com 30 munições intactas do mesmo calibre, 01 resolver ROSSI, calibre 38 com numeração raspada alimenta com 06 munições intactas, 02 carregadores alongados avulsos com 30 munições intactas 9mm em cada um;, 32 sacoles de pó branco aparentando ser cocaína, 32 buchas de erva seca aparentando ser maconha e 20 pedras amareladas aparentando ser crack e deu voz de prisão a JO.A; que nesse momento vários elementos não identificados da boca de fumo do bar da Ilha da facção efetuaram vários disparos contra a guarnição; que em seguida, rechaçada injusta agressão, revidou efetuando disparos contra os marginais, e foi solicitado apoio; que após alguns instantes chegaram ao local a patrulha rural ,Patamo 3 e D14. Foi feito uma varredura com intuito de localizar esses elementos que efetuaram os disparos, mas não foi logrado êxito; que nenhum colega de farda foi atingido pelos disparos e até o presente momento sem conhecimento de baleados; que indagou a J.A sobre o material encontrado na sacola e o mesmo assumiu que era de sua propriedade a sacola que ele dispensou e também disse que recebia do tráfico R$ 500,00 por semana para guardar esse material na casa dele; que com autorização e na companhia do mesmo a guarnição adentrou na casa e J. A e arrecadou no quarto dentro do armário uma sacola com 316 sacoles de pó branco, 49 pinos de pó branco, 222 buchas de erva seca, 32 “mariolas” de erva seca, 211 pedras de crack, 21 frascos de plastico de líquido aparentando ser Loló e na gaveta 01 revolver TAURUS calibre 38, numeraçao raspada alimentado com 05 munições intactas do mesmo calibre, 01 pistola BERETA, calibre 9mm numeração raspada, alimentada 15 munições intactas, 31 munições intactas calibre 40, 9 munições intactas 9mm e 25 muniçoes intactas calibre 38, 01 radio de comunicação sem bateria e R$ 41,00; policiais procederam então até 147ª DP para apresentação dos fatos e seguida procedemos a 146ªDP plantão de área; Na 146ª DP o acusado foi autuado e preso no artigo 33 e 35 ,c/c 40,IV da lei 11343/06 permanecendo preso na carceragem da 147ªDP.
Fonte:PM

Atleta parceiro do Paraesporte vai integrar a Delegação Brasileira na 1° Copa Mundial de Basquete 3x3

Os jogos vão acontecer de 5 a 7 de dezembro , em San Juan, capital do Porto Rico 
  O atleta parceiro Gabriel Gama Soares, 19anos que integra a equipe de Basquete 3x3 do Paraesporte Enel/ Uenf, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, vai se reunir à delegação da Seleção Brasileira, na 1° Copa Mundial de Basquete 3x3 Unificado das Olimpíadas Especiais Internacional. 

O evento que vai acontecer entre os dias 5 a 7 de dezembro, no Distrito T- Mobile, em San Juan, capital de Porto Rico, reunindo 20 equipes masculinas e 18 femininas. Os jogos vão seguir o modelo da Copa Mundial da Federação Internacional de Basquete ( FIBA). A delegação brasileira embarca no próximo dia 2. Além de Gabriel Soares, integra a delegação brasileira Alberto Soares - Parceiro - Brasília DF; Bruno Gil - Atleta - SP ; Jorge Adriano e Kaio Vinícius- Atletas - São João de Meriti - RJ. 

O coordenador geral do Paraesporte, professor Fábio Coboski destacou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos." Estamos felizes em ver um atleta do Paraesporte ser convocado para a Seleção Brasileira e representar o Brasil nesta 1° Copa Mundial de Basquete 3x 3 Unificado. É muito importante, porque motiva os outros alunos, além de estimular a treinar em busca de ser convocado para a representar o país numa competição nacional ou internacional. 

A participação do Gabriel, que sai de Campos para ir à Porto Rico, além de ser um marco para a cidade, vai representar o nosso município na Seleção Brasileira. Desta forma, mantemos à tradição de ter a equipe ou atletas do Parasporte compondo as equipes do Brasil, ou em mundiais. Isso mostra que o trabalho que a gente vem fazendo aqui tem surtido muito efeito" destacou Coboski. 

Já o atleta parceiro Gabriel Soares, explica a emoção de poder representar o Paraesporte nesta 1° Copa Mundial . " É uma honra pra mim, poder representar a minha cidade e o Paraesporte em uma competição desse calibre, eu fico muito feliz de ter sido chamado e reconhecido para poder fazer parte dessa inclusão em um esporte que eu amo e que une várias pessoas" comentou. As aulas de basquete no Paraesporte/Uenf acontecem às 4° e 6° feiras das 14h30 às 16h30. Os interessados podem procurar o Polo do projeto na Uenf. 

No mês de outubro os 5 atletas e a comissão técnica se reuniram para um treino em São Paulo, onde foram submetidos a treinos físicos, avaliação médica e Vivências Esportivas, chefiada pelo técnico-chefe Rafael Ribeiro. Durante o treino técnico, a delegação brasileira recebeu o kit completo da Adidas que doou o uniforme completo, como tênis, uniforme, meias e uma roupa de passeio que compõem o conjunto esportivo.
                                  O atleta parceiro do Paraesporte, Gabriel Soares
Jô Siqueira