Em reunião on-line ocorrida nesta quarta-feira (02/06), o Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense apresentou 10 pleitos pelo desenvolvimento regional a representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado. As demandas, boa parte delas de infraestrutura, envolvem não só o governo estadual como também articulações junto às esferas municipais e federal, tendo como um dos principais pontos o pedido de apoio por uma definição do processo de relicitação da BR-101.
“Passamos os últimos meses destrinchando as pautas prioritárias a serem entregues ao Governo do Estado, e definimos 10 questões urgentes que vêm dificultando o desenvolvimento e a evolução da sociedade norte fluminense. Tivemos retorno sobre o andamento de alguns projetos, e esta é, justamente, uma das principais missões da Firjan: articular ações de desenvolvimento regional e social com o poder público, entidades e parceiros”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
EF-118 e BR-101
Entre as pautas enviadas ao Estado, algumas dependem de articulação junto ao Governo Federal, como a viabilização da Ferrovia Rio-Vitória (EF-118), e a conclusão das obras da BR-101, hoje suspensas devido ao pedido de relicitação feito pela concessionária Autopista Fluminense há cerca de um ano.
“Temos trabalhado muito junto ao Ministério de Infraestrutura para que isso seja resolvido, sendo imprescindível o apoio do governo do estado. Como está hoje, as obras da BR-101 não conseguem avançar”, disse Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan.
“Vamos conversar com representantes do Governo Federal para que seja dado um encaminhamento o quanto antes”, disse Antônio Carlos Mendes Barbosa, subsecretário estadual de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios.
Ponte da Integração, RJ-244, RJ-106 e RJ-168
Outros pleitos da área de Infraestrutura foram a conclusão da Ponte da Integração, que se arrasta há mais de 30 anos, e as rodovias 244 (Porto do Açu a Campos), a 106 (Macaé a São Gonçalo) e a RJ-168, conhecida como Rodovia do Petróleo. As melhorias são necessárias para desafogar o trânsito em direção ao Terminal Portuário de Macaé (Tepor) e ao Porto do Açu, tendo em vista as perspectivas de desenvolvimento e atração de novas indústrias, inclusive no agronegócio, a partir de usinas de fertilizantes e da chance de escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro.
“A ponte é uma marca que a região carrega, e estamos em conversas avançadas para a conclusão dos 40% que faltam da obra. Já a RJ-244 vai sair ainda neste ano, estamos em fase de conclusão da consulta pública”, disse Antônio Carlos.
Distritos industriais
A revitalização dos distritos industriais também esteve na pauta, especialmente quanto a melhorias de infraestrutura e a criação de novos acessos – temas que passam pela Estrada do Contorno, no caso de Campos, e pela conclusão da Ponte da Integração, no caso de São João da Barra. A expectativa é de que assim, haja um desenvolvimento integrado entre os distritos e o Porto do Açu, com aumento de emprego e renda na região.
Pautas prioritárias
Outras pautas prioritárias apresentadas foram: viabilização das rotas 5 e 6 de escoamento da produção offshore de gás natural; criação da estrutura regional do Governo do Estado na região; apoio na consolidação da região como Polo Nacional do Gás e Energia; apoio à construção e implantação de porto especializado no apoio às atividades de óleo e gás em Macaé; e a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, com previsão de sair ainda neste ano, segundo o governo.
“Vamos fazer da ZPE um modelo para o país. O edital sai em junho e a expectativa é de implantar já no ano que vem. Será uma área de 1,8milhão de metros quadrados que vai atrair muitas empresas para exportação”, disse o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Luiz Mário Concebida, concluindo que “as propostas apresentadas pela Firjan convergem com os projetos do governo”.
A reunião contou com diversos representantes do Governo do Estado e conselheiros da Firjan Norte Fluminense, incluindo o coordenador da Comissão Municipal de Macaé, Gualter Scheles, que também destacou a urgência de uma solução para o impasse envolvendo a relicitação da BR-101.
Verba da concessão da Cedae nas obras de infraestrutura
As propostas da Firjan constam no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025), elaborado pela Firjan com o apoio de mais de 1 mil empresários, e que tem como preceitos o aumento da competitividade: mercado de trabalho eficiente e flexível, sistema tributário simples e justo, infraestrutura de qualidade e políticas públicas eficazes.
Os pleitos também vêm ao encontro das perspectivas de investimento, por parte do Governo do Estado, em obras de infraestrutura. O montante será proveniente da concessão da Cedae, outro pleito antigo da Federação. O anúncio foi feito pelo governador do Rio, Cláudio Castro, durante a mesa de debates “Rio Canteiro de Obras”, organizada pela Firjan na última semana. O governador ainda não anunciou quais obras serão realizadas no Norte Fluminense a partir desse projeto.
Felipe Sáles
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