Começar estudos antes do lançamento do edital amplia as chances de aprovação
POR PRISCILA BELMONTE
“Em Português, para os cargos de Nível Superior, o estudante deve direcionar para os tópicos Compreensão e Interpretação de textos, Ortografia, Morfologia e Sintaxe. Já para os cargos de Nível Médio, serão cobrados os mesmos tópicos, mais Morfossintaxe, Sintaxe, Pontuação, e Semântica”, destaca Marques.
Em geral, a responsável pelas seleções é a Cesgranrio, que tem estilo semelhante ao da Fundação Carlos Chagas. “Em Atualidades, são cobrados elementos do cotidiano. São usados gráficos e imagens, que exigem capacidade de visualização e interpretação. A banca distribui questões por todos os itens do edital, mantendo um nível homogêneo”, orienta Marques.
'Questões gramaticais são maioria'
Segundo Geraisste, as questões gramaticais mais recorrentes em provas da organizadora são de regência, concordância e crase, além de questões de ortografia e utilização de palavras que se confundem, como “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê”.
Sobre o concurso para 350 oportunidades em cargos de níveis Médio Técnico e Superior, o especialista esclarece que as matérias específicas não terão tanto peso. “A disciplina que é o calcanhar de Aquiles da maioria e que mais reprova em concursos públicos estará presente: Português”, diz o professor.
Os teste físicos serão só para os candidatos ao cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior, de acordo com Geraisste. “São constituídos de barra fixa (dinâmico ou estático), flexão abdominal e corrida de 12 minutos”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário