segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Verão já agita setor imobiliário nas praias da região


Alessa OliveiraApesar da frente fria que vem atingindo a região nas últimas semanas, a aproximação do verão já aquece o mecado imobiliário nas praias de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana e em Farol de São Thomé, principais destinos de quem mora em Campos. A procura por casas para alugar por temporada já é grande e a expectativa das corretoras de imóveis é que se intensifique durante o mês de dezembro. A casa de praia pode ser grande, pequena, próxima ou mais distante do mar, o negócio é quase garantido para o proprietário. O preço também varia bastante e pode ultrapassar os R$ 7 mil pela temporada, como é o caso de alguns imóveis nas praias de Grussaí e Atafona.


— No verão, sempre aproveitei mesmo os finais de semana, quando saía de Campos de manhã, ia para a praia e voltava no final do dia. Este ano, consegui juntar um dinheiro e pretendo alugar uma casa para passar o verão com a minha família, já que no mês de janeiro estarei de férias. Ainda não fechei negócio, mas já fui a Grussaí e olhei algumas casas. Não quero nada grande, para não pesar no orçamento, mas tem que estar em bom estado e não deve ser muito longe da praia — disse o vendedor Luiz Alberto Rodrigues.

O cuidado antes de fechar negócio não é exclusividade dos inquilinos. De acordo com João Vítor Gonçalves Rangel, dono de uma imobiliária em Grussaí, os proprietários preferem alugar as casas para grupos familiares, para evitar dores de cabeça no final da temporada. “De preferência, alugamos para famílias, porque grupos de amigos costumam dar mais trabalho e, às vezes, até prejuízo no final do contrato”, afirmou o proprietário da imobiliária.

De acordo com ele, a procura dos veranistas por casas para alugar já começa em novembro, mas o contrato, geral-mente, tem validade a partir do dia 26 de dezembro. “O mais comum é a vinda dessas famílias para a praia depois do Natal e ficam até fevereiro, após o Carnaval”, destacou João Vítor, cuja imobiliária já fechou 27 contratos de aluguel por temporada somente nos últimos 30 dias.

Os corretores ressaltam que a programação de verão oferecida pelo município é fator determinante na procura por imóveis na praia. É o caso de um grupo de amigos que mora em Campos e todo verão procura uma casa para alugar em Grussaí ou Farol.

— Sempre vamos para onde está a melhor a programação. Depois de decidirmos a praia, procuramos uma casa de bom tamanho e que seja perto da avenida beira-mar, onde acontecem os shows. Depois, dividimos o valor da temporada pelos integrantes do grupo, que costuma ser de oito a 10 pessoas. Assim, conseguimos aproveitar o verão, sem que o custo pese para ninguém — contou o universitário Frederico Carvalho.

Nenhum comentário: