quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Após transbordar, Paraíba começa a baixar em Campos

(foto: Rogério Azevedo/Secom)



 
A prefeita esteve à noite na margem esquerda do rio para conferir de perto a régua de medição (Foto: Rogério Azevedo/Secom)

O Rio Paraíba transbordou na noite de terça-feira (10) no bairro Aldeia,em Campos, interditando a BR-356. A boa notícia veio nesta manhã de quarta-feira(11/01): o nível do Paraíba baixou para  11,07m (chegou a 11,15m durante a madrugada).  Segundo o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, equipes da Defesa Civil de Campos usaram sacos de areia para conter a invasão das águas nos bairros Fundão e Aldeia e 150 famílias podem ser removidas. “Desta vez, a terra já estava molhada e á agua do rio penetrou com mais facilidade na Aldeia e no Fundão”, disse Henrique ao Campos 24 Horas”

Equipes com máquinas e caminhões carregados com raspas de asfalto atuaram nos pontos críticos da BR-356. No bairro Aldeia, em frente à Lagoa da Usina de Furnas, ponto critico, a água chegou a 10cm acima da estrada.
 
As águas chegam a vários bairros através das redes de galerias e saem pelos bueiros, como ocorre nos bairros da Lapa, na Avenida XV de Novembro, em ruas do Jardim Carioca, entre outros bairros.
Na rua, várias pessoas cumprimentam a prefeita e dão informações sobre locais onde há saída de água nas ruas através dos bueiros. Os endereços são anotados e, imediatamente, repassados para o central da Defesa Civil, de onde saem caminhões com sacos de areia para cobrir os bueiros e reduzir o volume da vazão de água.


Nenhum comentário: