terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Espaço de Memória abre as portas em Atafona

Espaço colaborativo guarda objetos e imagens com valor histórico para a comunidade local.
 
São João da Barra, 31 de janeiro de 2012 - O primeiro Espaço de Memória de São João da Barra começará a funcionar hoje, 31 de janeiro, na Colônia de Pescadores Z2, em Atafona. O espaço reúne materiais – objetos e imagens – que contam a história da região e das comunidades locais e tem o objetivo de funcionar como catalisador de novas idéias baseadas na cultura da região.
Montado de forma colaborativa, o espaço conta com doações e com a contribuição de moradores para contarem as histórias que formam a cultura e as tradições das comunidades tradicionais do município.
Assim como o Centro de Conhecimento, inaugurado em julho de 2011, o Espaço de Memória faz parte do programa de Gestão Integrada do Território do Açu. Ambos espaços visam unir pessoas e forças para o desenvolvimento futuro da região.
Marco Antonio Marinho, coordenador do Centro de Conhecimento de São João da Barra, explicou que o espaço de memória é uma ferramenta chave para conjugar economia e cultura, ajudando a manter identidades culturais em meio a mudanças econômicas.
O espaço é ao mesmo tempo global e local na medida em que ele articula redes comunitárias outras cidades de outros países. “É um espaço vivo,” disse Marcos, destacando que a presença das pessoas é fundamental para mantê-lo assim. De acordo com Marcos, toda a comunidade está convidada a participar na organização de debates, encontros, reuniões e na doação contínua de materiais.
Paula Kreimer, técnica da equipe de Gestão Integrada do Território do Instituto BioAtlântica adicionou: “As memórias nos ajudam a entender de onde viemos e para onde queremos ir. Esperamos que elas inspirem as pessoas a criarem coisas novas baseadas na sua cultura e nas suas especialidades locais.”
O Espaço de Memória da Colônia de Pescadores Z2 é uma iniciativa da comunidade em parceria com o Instituto BioAtlântica, O Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Terra e Memória e o Grupo EBX. O espaço fica na rua Nossa Senhora da Penha 58, em Atafona. 
Conheça a GIT
A GIT é um conjunto de metodologias desenvolvidas por pesquisadores do Brasil e de Portugal orientadas para a integração das intervenções humanas (das empresas, do poder público, das ONGs e dos cidadãos em geral) no território, visando o desenvolvimento sustentável.

A GIT parte da compreensão de que a realidade é sempre integrada, embora nossas ações possam não o ser, seja porque cada um olha para a sua especialidade, seja porque o entendimento de cada um sobre a realidade depende de sua formação cultural. Diferentes culturas “enxergam” diferentes detalhes no território, e isso provoca muitas vezes equívocos, tensões, conflitos e desperdício de investimentos.

Assim, a GIT agrega ao “tripé da sustentabilidade” (economia, sociedade, ambiente) a dimensão da cultura e do patrimônio. Esta articulação permite usar ao máximo os novos conhecimentos gerados pela pesquisa em favor de soluções logísticas cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Nenhum comentário: