terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Municípios da Região Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro em alerta para as chuvas

Reprodução/Carlos Grevi
Em Itaperuna o Rio Muriaé já está a 34 centímetros do transbordo

As Secretarias de Defesa Civil dos municípios de Cardoso Moreira, Itaperuna e Campos estão trabalhando em alerta devido às fortes chuvas que atingem a Zona da Mata Mineira neste início de ano.

Em Itaperuna o nível de transbordo é de 5,10m e de acordo com a medição da manhã desta segunda-feira (02/01) já atingiu a marca de 4,76m. Faltando menos de 30cm para transbordar, o alerta é para enchentes e deslizamentos de terra.

De acordo com a Defesa Civil do município, os rios Muriaé e Carangola devem receber um grande volume d’água até o final da tarde, o que aumenta a preocupação com as áreas de encosta, onde a terra já está bem saturada, e devido à previsão de chuvas de aproximadamente de 50 milímetros até esta terça-feira (23/01) eleva os riscos de deslizamentos.

A Defesa Civil de Itaperuna alertou aos moradores de áreas de encostas, sem nenhum tipo de contenção, que procurem locais seguros, casas de parentes e amigos, para se abrigarem até quinta-feira (05/01), ou liguem para a Defesa Civil, solicitando deslocamento para abrigo público, através do telefone: (22) 3824-6334.

Em Italva o Rio Muriaé atingiu 3,85m e os agentes da Defesa Civil já trabalham em alerta máximo e informou que pelo menos uma família já foi removida de área de risco, no distrito de São Pedro de Paraíso e na área central da cidade uma queda de barreira já foi registrada.

Já em Cardoso Moreira, o Secretário de Defesa Civil, Juarez Noé informou que o rio Muriaé, que transborda ao nível de 8 metros, encontra-se a 4,6m, o que ainda permite uma razoável situação de conforto, ainda assim os trabalhos seguem em alerta, também devido ao volume de água que deve chegar ao município nesta tarde.

Depois de passar pelos muncípios de Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira, as águas devem chegar a Campos, onde o comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira informou que apesar do Rio Paraíba, que chegou a atingir o nível de 8m na última sexta-feira (30/01), voltou a baixar e encontra-se na marca de 7,65m, de acordo com a última medição, feita na manhã desta segunda.

Com o nível de transbordo a 9,60m, mesmo com as águas que devem chegar vindas do Rio Muriaé, espera-se que o Paraíba continue fora da zona de alerta máximo.

De acordo com o sub-comandante da Defesa Civil de Campos, Major Pessanha, existe ainda uma preocupação com a comunidade de Três Vendas, que se localiza próxima ao Dique Santa Bárbara.

Segundo Pessanha mesmo apresentando ainda dois pontos de vulnerabilidade após a intervenção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o dique não corre o risco de romper, mas a estrada de acesso pode ficar comprometida, o que ainda assim não impediria que obras de reparo emergenciais na estrutura do dique.

O comandante Henrique Oliveira ressaltou que mesmo distante do risco de transbordo o trabalho de monitoramento é constante.

Nenhum comentário: