Adilson dos Santos/Secom
Agricultores ateibuem o aumento na produção as últimas chuvas
A chuva quase sempre é bem vinda no campo. O produtor rural de Quissamã vê resultados positivos na agricultura e na pecuária, com aumento de produção garantido o crescimento do plantio e a melhoria da pastagem. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o destaque fica para o cultivo do milho e da cana de açúcar, além da pecuária leiteira local, que se beneficiam com o período chuvoso.
Nos primeiros dez dias de janeiro, houve um registro de 170 milímetros de chuva. “Esta medida representa mais que o dobro esperado para o período, já que a expectativa é de 150 milímetros em um mês”, avaliou o secretário Jonas de Siqueira César, ressaltando que o relevo e a localização geográfica do município não ocasionam prejuízos com o acúmulo razoável de água. “Além disso, Quissamã não está sofrendo os problemas de enchentes que estão acontecendo em outros municípios da região”, disse.
Falando da agricultura, o secretário afirmou que a produção de milho foi bastante beneficiada, aumentando a produtividade justamente no atual mês da safra. Já a cana de açúcar, que ainda está crescendo nas lavouras, também aponta uma boa produção. “Estamos esperando um aumento de cerca de 20% na produção da cana como resultado das chuvas”, destacou, ressaltando que a pecuária, por sua vez, está com a pastagem mais abundante, com maior produtividade, mais animais por hectare e maior produção leiteira.
Há produtores que apostam em um aumento ainda maior da produção da cana no período da safra, em maio. “Posso garantir que minha produção deve ficar em torno de 30% a mais do que no ano passado”, disse o proprietário do alambique Quissacana e presidente da Cooperativa de Produtores de Cana de açúcar e Álcool, João de Nilo. Com 5 hectares de plantação, em Morrinhos, o produtor ressaltou que as chuvas dos últimos dias conseguiram uma boa elevação da planta. “Atravessamos um grande período de seca, mas as chuvas que caíram conseguiram evitar problemas na produção”, afirmou.
ESTRADAS Jonas lembrou que na última semana acompanhou o prefeito Armando Carneiro e o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Ubiratan Bersot na vistoria de estradas vicinais prejudicadas pelas chuvas, que receberão melhorias nos próximos dias. A recuperação deve se estender por um trecho de 30 quilômetros. O primeiro trecho a receber a obra de melhoria é a estrada que liga a comunidade de Canto de Santo Antônio, passando por Morrinhos, chegando à rodovia estadual RJ-178.
Segundo Jonas, as estradas vicinais que acabaram ficando esburacadas vão ser recuperadas, garantindo o acesso às comunidades. “Mas o produtor que se sentir prejudicado pela dificuldade de escoamento da produção deverá entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelos telefones (22) 2768-6836 e 2768-6879”, disse.

Nenhum comentário:
Postar um comentário