Fotos: Carlos Grevi / Reprodução
Em Campos denúncias contra tráfico de drogas e má conduta de policiais
Através de um número você pode denunciar imprudências, resolver problemas e até ajudar a prender criminosos, esse é a função do Disque Denúncia, receber informações e repassar os casos para a polícia, ou órgão competente. Em Campos o serviço funciona de maneira improvisada, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), mas o serviço é de fácil acesso a população e já ajudou a solucionar crimes.
O Disque Denúncia de Campos funciona através do número, (22) 2723-1177, um policial do serviço reservado da PM fica responsável pelo atendimento 24 horas por dia.
Segundo estatísticas do 8º BPM, no ano passado o serviço recebeu 54 ligações, este ano já foram apenas 13. De acordo com o subcomandante do 8ºBPM, Major João Carlos Alves muitos casos já foram resolvidos através das denúncias ao órgão.
Segundo o Major todas as denúncias são anônimas e existe um cuidado muita grande para que as pessoas não sejam identificadas, principalmente nos casos policiais.
O subcomandante informou ainda que a partir do momento que a denúncia é realizada, a polícia reservada faz um levantamento de inteligência e quando não é caso para a PM a denúncia é encaminha para a polícia competente.
“No Rio existe um programa chamado GOL, que beneficia os policiais que conseguiram êxito na solução da denúncia. É uma forma de bonificação para o policial”, explicou.
“Quando a pessoa ligara para o nosso Disque Denúncia, através do telefone (22) 2723-1177, ela vai receber todo atendimento. Algumas pessoas as vezes tem medo de denunciar, mas a gente frisa que é sigiloso, a identidade dela não vai ser divulgada. Suspeitou de lago ela deve ligar. O serviço funciona 24 horas por dia e apessoa também recebe uma senha para acompanhar o caso”, pediu.
MODELO ITAPERUNAO Disque Denúncia de Itaperuna é o único descentralizado do Estado do Rio de Janeiro e conta com o padrão de atendimento e estrutura desde 2000.
O serviço no Rio e Itaperuna conta com apoio da iniciativa privada para pagar os salários e também em casos de recompensas pelas denúncias, mas segundo o Major existem recompensas policiais que são pagas pelo próprio programa.
De acordo com o subcomandante existe interesse de implantar o Disque Denúncia nos padrões do que existe na capital e na região noroeste, mas o que falta no momento é apoio financeiro.
TELEFONES DISQUE DENÚNCIA
Campos – (22) 2723-1177
Itaperuna – (22) 3822-1177
Rio de Janeiro – (21) 2253-1177.

Nenhum comentário:
Postar um comentário