sábado, 10 de março de 2012

No Mercado Municipal: Procon/Campos mostra pescado com preços atrativos

(Foto: Divulgação)
A tradição de comer peixe na Semana Santa levou o Procon/Campos a fazer a primeira pesquisa do ano de preços de pescado no Mercado Municipal, no Centro (confira a pesquisa no final da matéria).  Realizado nesta quinta-feira (08) e publicado no dia seguinte,  o levantamento aponta que o consumidor poderá encontrar uma variedade de pescado, desde os mais populares, como é o caso do Sairú, que custa em média R$ 2,00 o quilo, até os mais sofisticados, a lagosta, por exemplo, vendida a R$ 35,00 o quilo.
O Mercado Municipal de Campos, conhecido pela grande oferta de pescado, tanto do mar quanto de água doce, de acordo com o Procon/Campos, está com os preços atrativos. Mas, à medida que a Semana Santa se aproxima (este ano terá inicio no dia primeiro de abril e término no dia oito de abril, Domingo de Páscoa), a tendência é que haja a elevação nos preços do pescado devido ao aumento da procura pelo produto.
De acordo com a secretária do Procon/Campos, Rosangela Tavares, é importante que os consumidores façam uma boa pesquisa antes de comprar o pescado. “Com uma boa negociação e pesquisa o consumidor vai achar preços mais acessíveis. Além disso, sempre que possível, o consumidor deve antecipar sua compra e congelar o produto”, destacou Rosangela Tavares.
Os técnicos do órgão municipal lembram que o pescado é extremamente saudável e recomendável pelos médicos, mas os consumidores devem observar se o produto está em bom estado de conservação (confira as dicas abaixo).
Dicas para verificar se o peixe está saudável:
- Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície.
- Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
- Pele: úmida, tensa e bem aderida.
- Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
- Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.
- Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
- Abdômen: rígido, sem deformidades e/ou manchas.
- Músculos: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.
- Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.

Tabela de preços do pescado no Mercado Municipal (Fonte: Procon/Campos)

Nenhum comentário: