sábado, 31 de março de 2012

Parte das cinzas de Chico Anysio é jogada no Projac, no Rio

Restante será despejado em Maranguape, sua cidade natal, no Ceará.
Viúva Malga di Paula diz estar realizando um desejo do humorista.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
Helicóptero despeja as cinzas de Chico Anysio na Central Globo de Produção (Foto: TV Globo / João Cotta )
Helicóptero despeja as cinzas de Chico Anysio na Central Globo de Produção (Foto: TV Globo / João Cotta )

A primeira etapa de um dos últimos desejos de Chico Anysio, que morreu no dia 23 de março, em consequência de uma parada cardiorrespiratória, foi cumprida na tarde deste sábado (31). Após a missa de sétimo dia, celebrada pela manhã, a viúva Malga di Paula e dois filhos do humorista, Nizo Neto e Bruno Mazzeo, jogaram de um helicóptero parte das cinzas do humorista sobre a Central Globo de Produção (Projac), em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.
A outra parte das cinzas, segundo Malga, será jogada em Maranguape, no Ceará, cidade natal de Chico, no dia 12 de abril, data em que completaria 81 anos de vida.
Bruno Mazzeo, Malga di Paula e Nizo Neto no heliponto da Central Globo de Produção (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)
Bruno Mazzeo, Malga di Paula e Nizo Neto no
heliponto da CGP (Foto: TV Globo / Alex Carvalho)

"Ele dizia que esse eram os dois lugares onde ele foi mais feliz ao longo dos anos da vida dele. A outra parte das cinzas vai para Maranguape. Oitenta e um anos depois, Chico vai voltar à terra natal", disse a viúva.

Missa de sétimo dia
A missa de sétimo dia do humorista começou pouco depois das 11h deste sábado. A cerimônia, reservada a amigos e parentes, foi celebrada na Igreja de São Francisco de Assis, no Rio Comprido, Zona Norte.

Malga chegou à igreja levando às mãos a urna com as cinzas de Chico. Compareceram ainda os filhos do humorista e amigos como Marília Pera, Tássia Camargo, Glória Perez, Elymar Santos, Castrinho, Alcione Mazzeo, Milton Gonçalves.
De acordo com a assessoria de comunicação do artista, a missa é celebrada por Frei Brás, o mesmo que realizou o casamento do artista com Malga Di Paula.

A missa terminou às 12h30. Malga cantou a música "Soleado", de Moacyr Franco. À saída da igreja, ela disse que a missa foi uma "despedida dolorosa mas emocionante".
"A missa foi linda e simples como Chico sempre foi. Tocou muito o nosso coração", disse ela.
Dona Auzelia, mãe da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, ex-mulher de Chico, esteve na missa e anunciou que mandará rezar também no dia 12 de abril uma missa em Nova York, nos EUA, onde Zélia vive com os dois filhos que teve com Chico.

O corpo do humorista foi cremado no dia 25. A cerimônia reuniu familiares e amigos no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária.
Ao fim da cerimônia, Malga Di Paula falou sobre a perda do marido. "Surpreendentemente estou mais forte, do que imaginava. Foi uma cerimônia linda, de várias crenças, mas quem conduziu foi um frei franciscano, pois o Chico sempre dizia que era um franciscano."
Chico Anysio (Foto: Leonardo Wen/Folhapress)
Chico Anysio (Foto: Leonardo Wen/Folhapress)

Ela disse que a família está criando o Instituto Chico Anysio, que vai ajudar pessoas com doenças bronco-respiratórias. "Vou abrir esse instituto porque é para ajudar. São 250 milhões de pessoas no mundo que sofrem desse mal e que o Chico vai estar ajudando. O instituto também tem o intuito de conscientização contra o tabagismo", ressaltou Malga, explicando que agora só falta o dinheiro.

Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

TwitterPoucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.

Nenhum comentário: