segunda-feira, 12 de março de 2012

São Francisco é o primeiro município da região a tratar 100% do lixo domiciliar e hospitalar

Na manhã desta sexta-feira (09/03) o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, visitou o Centro de Tratamento de Resíduos em Campos dos Goytacazes. Na comitiva do prefeito estavam presentes secretários e assessores.
A visita foi dividida em etapas. Recepcionado pelos representantes da empresa que detém atualmente o contrato de coleta e destino do lixo no município, o grupo de São Francisco conheceu inicialmente as instalações da empresa. Os gerentes esclareceram detalhes sobre a rota dos caminhões que vão ser rastreados por GPS. A empresa, que passou a operar no município a cerca de  15 dias, vai apresentar um relatório semanal do trabalho. Eles garantem a normalização da coleta em até 30 dias.
Logo após, o prefeito conheceu a unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, com tecnologia autoclave que funciona na Codin. O lixo hospitalar de São Francisco, que passou a ter destino adequado e correto, também é enviado para esse local.
A visita final foi ao Centro de Tratamento de Resíduos na localidade de Conselheiro Josino, em Campos que atualmente recebe o lixo coletado em São Francisco. O prefeito pôde ver de perto como é feito o processo de aterramento do lixo. Numa grande escavação feita no solo, o lixo é colocado de forma compactada e depois coberto. Após um tempo, os detritos entram em estado de decomposição e produzem um líquido tecnicamente conhecido como chorume que depois é encaminhado para a Companhia Águas do Paraíba que trata e deposita no Rio Paraíba do Sul. Este processo cumpre todas as normas legais e critérios ambientais previstos nas leis que regulam o setor.

 Para o prefeito Beto Azevedo, cumprir com as exigências legais antes do prazo dá uma sensação de dever cumprido. “São Francisco sai na frente de todos os municípios da região e envia todo o seu lixo par ser tratado em um local apropriado para isso. Essa é uma exigência legal para todos os municípios até 2014, mas nós nos antecipamos. Além de ajudar ao meio ambiente essa ação traz mais qualidade de vida para nosso município, especialmente para aqueles que moram na região de Alegria dos Anjos, onde antes funcionava o Lixão,”declarou o prefeito Beto Azevedo. 



Nenhum comentário: