sábado, 28 de abril de 2012

São Francisco terá parceria com governo federal para segurança do trabalho


        O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta quarta-feira (25/04) de uma reunião com representantes do Ministério do Trabalho para o desenvolvimento de projetos em parceria com o governo federal na área de segurança do trabalho. Participaram também prefeitos de outros municípios selecionados.
        No ano passado (2011), numa pesquisa encomendada pelo governo federal, São Francisco esteve entre os municípios com maior aumento na porcentagem de carteiras assinadas em relação ao ano anterior (2010). No estado do Rio, foi o maior com carteiras assinadas per capita. Esse fato ocorreu principalmente em virtude das contratações de pessoal para safra de cana-de-açúcar, como lavradores, motoristas, operadores de máquinas, entre outros.
        A pesquisa também identificou que o nível de procedimentos de segurança era baixo devido à falta de tempo para preparação de pessoal. Em São Francisco, os principais problemas são referentes ao manuseio de ferramentas feito de forma errada e à falta de conhecimento dos materiais químicos usados em lavouras.
        Com a preocupação de equilibrar essas estatísticas, o governo federal está buscando parceria com os municípios que mais demonstraram potencial para o aumento de empregos formais, entre eles, São Francisco de Itabapoana.
        Através de ações conjuntas entre união e município, serão traçados planos e metas a serem postos em prática para a redução dos níveis de acidentes.
        De acordo com o prefeito de São Francisco, Beto Azevedo, essa parceria será fundamental para a diminuição da taxa de acidentes. “Nosso município está em um momento de transição em relação ao trabalho. Muitos dos empregos informais estão sendo regularizados, principalmente no setor da agricultura. Porém, existe grande necessidade de treinamento. Um dos maiores problemas que enfrentamos é a intoxicação por pesticida nas lavouras de abacaxi. Nós vamos reverter esse quadro”, comentou o prefeito.

Nenhum comentário: