Fotos: Mauro de Souza
Em Campos, a expectativa para os comerciantes é de que o movimento aumente nos últimos dias da semana que antecedem a data.
De acordo com uma vendedora de uma loja de perfumes, Taís da Silva Ribeiro, a procura deve aumentar a partir da próxima quarta-feira (09/05), mas em relação ao ano passado, o movimento até o momento teve um crescimento razoável.
“Trabalhamos com muitas variedades, pois quando se trata de presentes para as mães, os filhos sempre procuram e pedem o melhor”, disse.
Para as mães que preferem essa área de perfumaria, há promoções feitas especialmente para a data, como óleos, hidratantes e estojos de perfumes. O importante é acertar na escolha do presente e agradar essa pessoa tão especial.
A auxiliar administrativa, Francine Barros, achou melhor levar sua mãe , a dona de casa Edinete Barros, para escolher o presente e não correr o risco de errar na escolha.
“É melhor trazer ela para escolher, porque minha mãe tem um gosto muito difícil. Estamos olhando as lojas para ver o que ela vai escolher e gostar mais”, disse.
Uma boa opção para os filhos que procuram por um presente diferente, são os chocolates. Segundo a sócia de uma loja no Centro de Campos, Carla Sales, os produtos chamam a atenção e agradam o cliente por serem criativos e diferentes. Estojos de chocolates que acompanham pingente, cartões, cubos com lindas mensagens e bombons dentro, botões de rosa com bombom, são algumas das opções para aqueles que querem inovar na hora de presentear.
“Cerca de 70% das vendas é direcionada para a última semana, mas o movimento cresceu em comparação ao ano passado. As pessoas acabam sempre deixando para última hora e correndo o risco de não conseguirem o produto desejado. Mas estamos com o estoque preparado e com muitas diversidades”, afirmou.
Para um gerente de uma loja de calçados, Mário Araújo, a expectativa é que o movimento aumente de 10% a 15% em relação ao ano de 2011. Para ele, a procura está boa, mas as vendas só começam a aquecer mesmo, a partir de quinta-feira (10/05).
Os filhos que querem presentear suas mães com calçados, botas, sapatos, scarpins e sapatilhas são os mais indicados, já que estamos próximo da estação do inverno. Bolsas e outros acessórios também podem complementar a escolha.
Almir Soares, gerente de uma loja de roupas, acredita que apesar de trabalharem com meta e crescimento, independentes de datas comemorativas, o movimentou aumentou cerca de 10% a 15% até o momento e a expectativa é que melhore ainda a partir de quinta-feira (10/05), já que as pessoas sempre deixam para última hora.
“Estamos com os estoques preparados e apostando nas vendas. Temos presentes variados e para todos os tipos de mães, desde a tradicional a moderna”, ressaltou.
Para as mães que preferem roupas, as opções de presentes são muitas como blusas, calças, vestidos e saias. Independente do presente, o importante é não deixar passar em branco uma data tão especial, que comemora o dia de uma pessoa tão importante.
E NA HORA DA TROCA?
A secretária executiva do Procon, Rosângela Tavares, alerta aos consumidores que no caso de algum tipo de problema com o presente, devem proceder dentro do Código Defesa do Consumidor.
Ela esclarece por exemplo, que quando o estabelecimento oferecer a opção de troca, fica obrigado somente a efetuar a troca do produto que estiver em perfeito estado e mantida a etiqueta.
“O Código de Defesa do Consumidor não obriga as lojas a trocarem os produtos no caso do cliente alegar não ter gostado da cor, tamanho ou modelo. Para evitar contratempos, o Procon orienta aos lojistas que antes das vendas coloquem de forma exposta as condições para o caso de trocas, mas estas condições devem ser informadas previamente, e de maneira clara para evitar transtornos na relação de consumo.
Segundo a Cartilha do Consumidor, distribuída gratuitamente pelo Procon, o produto que apresente defeito deve ser encaminhado para a assistência técnica, onde será reparado em até trinta dias. Se após este prazo o produto não for devolvido em perfeitas condições de uso, o consumidor poderá exigir a troca por um novo, aceitar um abatimento proporcional ao dano do produto ou exigir a troca por outro da mesma espécie ou ainda fazer a devolução e obter o dinheiro de volta.
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