quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto Petrobras agenda 21 é lançado em São Francisco

Secretários municipais se reuniram com representantes da Petrobras, na tarde desta quarta-feira (02/05), no auditório da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O tema central do encontro foi o lançamento do Programa Petrobras Agenda 21, em Gargaú.
A reunião começou com a apresentação do projeto que nasceu a partir de um documento lançado há 20 anos, no Eco 92, sistematizando ações para alcançar o desenvolvimento sustentável.
O programa Agenda 21, em Gargaú, passará por 5 etapas, trabalhando sempre com atores sociais com interesse na localidade. Ao final da 5ª etapa, após 10 meses, o objetivo almejado é o lançamento do projeto para o desenvolvimento comunitário sustentável da localidade e a consolidação do Fórum comunitário de Gargaú.
Para o Coordenador do Programa Petrobras Agenda 21, Alan Brum, é importante a integração entre agentes públicos e comunidade. “O programa prevê a construção de uma Agenda 21 na localidade de Gargaú. Contamos com a colaboração dos agentes públicos e da comunidade. Nosso objetivo é contribuir e complementar no que for necessário,” completou Brum.

Agenda 21
O “agenda 21” foi lançado durante o Eco 92, Conferência das Nações Unidas. Durante alguns anos, governos e entidades de vários países contribuíram para priorizar o que deveria ser o principal: o Meio Ambiente,
Desde então, 179 países se comprometeram com o desafio de se desenvolver sem agredir, garantindo a preservação ambiental.
No Brasil, o Agenda 21 começou a ser criada em 1996 pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). Cerca de 40.000 pessoas contribuíram para a criação da Agenda 21 brasileira que começou a ser implantada em 2003.


 
A Petrobras e o Agenda 21
Criado em 2004, sob o nome De Olho No Ambiente, o Programa surgiu como uma iniciativa da Petrobras em investir no desenvolvimento sustentável das comunidades em suas áreas de influência. As primeiras ações contaram com espaços de diálogo para a promoção da interlocução da Petrobras com as comunidades na busca de alternativas para promoção do desenvolvimento sustentável.
O Programa Petrobras Agenda 21 busca a preparação das comunidades para o fomento da construção das Agendas 21 Locais, por meio da construção das Agendas 21 Comunitárias, e o fortalecimento dos Fóruns Locais e Comunitários.

Nenhum comentário: