sábado, 5 de maio de 2012

SP vacina 300 mil pessoas contra a gripe em 3 horas neste sábado

Postos de saúde ficam abertos à população até as 17h.
Campanha nacional de vacinação vai até o dia 25 de maio.

Do G1 SP
Alckmin e Serra (Foto: HAROLDO JUNIOR/FUTURA PRESS/AE) 
Governador de SP Geraldo Alckmin aplica vacina
contra a gripe no candidato à Prefeitura José Serra
(Foto: Haroldo Junior/Futura Press/AE)

Um balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que, das 8h às 11h da manhã deste sábado (5), foram vacinadas 300,8 mil pessoas contra a gripe. A ação faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e vai até o dia 25.
A abertura oficial da campanha na capital paulista ocorreu em um posto no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, no bairro do Mandaqui, e teve a presença do governador Geraldo Alckmin e da apresentadora Palmirinha, ‘garota-propaganda’ da campanha.
O governador aplicou uma dose no candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra. A campanha é voltada para pessoas com mais de 60 anos, mulheres grávidas, profissionais da saúde, indígenas, detentos e pacientes com doenças crônicas ou imunodeprimidos que apresentarem receita médica.
Por grupo, foram vacinados no estado nas três horas iniciais da campanha 225,4 mil idosos, 42,9 mil crianças entre 6 meses e 2 anos, 14,2 mil gestantes, 14,5 mil trabalhadores da saúde e 3,8 mil indígenas.

Até 25 de maio, a secretaria pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões que integram o público-alvo da campanha.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também protege contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
Palmirinha (Foto: Secretaria de Estado da Saúde/Divulgação)Governador Geraldo Alckmin também aplica dose da vacina contra a gripe na apresentadora Palmirinha, 'garota-propaganda' da campanha em São Paulo (Foto: Secretaria de Estado da Saúde/Divulgação)

Para facilitar o acesso, a campanha conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo, serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.
Os postos de saúde continuam abertos até 17h deste sábado e de segunda a sexta-feira, até o dia 25. Na capital, as salas de vacinação das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Por causa da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, não participará da campanha este ano.
A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada.

Nenhum comentário: