sábado, 5 de maio de 2012

V Feira de RSE da Bacia de Campos vai discutir ações e políticas de sustentabilidade

Evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de maio e vai reunir ambientalistas, gestores públicos, universidades, ongs e instituições sociais

Na próxima semana, Macaé vai receber a V Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos que neste ano tem como tema central “Os Desafios da Nova Economia”. O evento acontece de terça a quinta-feira na Cidade Universitária, das 14h às 21h.  

A Feira de RSE Bacia de Campos terá em sua quinta edição stands de empresas, ong’s, universidades, gestores públicos, empreendedores sociais e instituições diversas; Fórum com palestras e painéis, Oficinas de Reciclagem, Workshop de RSE, Mostra de Cinema Ambiental, apresentações culturais, shows com artistas consagrados e talentos da região, Oficinas do Conhecimento com universidades e empresas e Mostra de Artesanato Regional com materiais reciclados.

Além dos stands com diversos atrativos, a feira contará com um fórum que será aberto na terça-feira, às 15h, com o painel “Sustentabilidade e Política Industrial”, com os palestrantes Renê Justen, superintendente regional do INEA; Rodrigo Santos Silva, vice-presidente da Asprim – Associação dos Produtores Rurais do 5º Distrito de São João da Barra; Hamilton Garcia, sociólogo e cientista político, coordenador de Extensão do CCH/UENF; José Luiz Vianna da Cruz, sociólogo, professor da UFF, mestre em Planejamento Urbano e Regional; Vilmar Berna, ambientalista, escritor, diretor da Revista do Meio Ambiente, ganhador do Prêmio Global 500 da ONU.
“Vamos fazer uma abordagem crítica da política desenvolvimentista implementada em diversas regiões brasileiras, em particular no Estado do Rio de Janeiro, em prejuízo de comunidades que sobrevivem principalmente da pesca e da agricultura familiar, cujos cidadãos estão sendo pressionados a abandonar suas terras em favor de grandes empreendimentos”, falou Martinho, que será o moderador do debate.
Às 17h30 acontece a Oficinas do Conhecimento, com apresentação de projetos e inovações sustentáveis implementadas por Universidades, Empresas e Empreendedores Sociais.
Na quarta-feira, às 14h30 acontece a palestra “O Brasil e a nova agenda do desenvolvimento”, com Carlos Nobre, Engenheiro e doutor em Meteorologia e um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz concedido em 2007 ao Painel Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climáticas. Às 15h45, terá a palestra “Da Neurociência às práticas sustentáveis”, com Regina Migliori, Educadora, advogada, escritora e pioneira no Brasil na criação de Programas de Educação e Gestão centrados em Ética, Cultura de Paz e Sustentabilidade. Às 17h, o II Seminário “Macaé Rumo à Rio + 20”, coordenado pela Agenda 21 Macaé.
O último dia do fórum, quinta-feira, acontece às 14h30 a palestra “Por uma economia includente, verde e responsável”, com Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA/USP. Às 15h45, teremos o painel “Práticas empresariais bem sucedidas nas áreas de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade”, com os palestrantes Nelton Friedrich – diretor de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, com o projeto “Cultivando Água Boa”.
Fechando o fórum, às 17h, acontece a solenidade de lançamento do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos edição 2012. “O prêmio é uma forma de reconhecer e incentivar práticas inovadoras e ambientalmente corretas para o desenvolvimento”, falou Martinho.

Nenhum comentário: