quarta-feira, 20 de junho de 2012

Arnaldo Vianna e Betinho Dauaire na lista dos que poderão ser inelegíveis

Presidente do TCU entregou ‘lista negra’ à presidenta do TSE nesta terça-feira

 (Foto: Arquivo)
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou, nesta terça-feira (19), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista de administradores que tiveram contas julgadas irregulares pelo órgão. Há vários políticos da região na lista. Entre os ex-prefeitos aparecem na relação os nomes de Arnaldo Vianna (Campos), Betinho Dauaire (São João da Barra), Barbosa Lemos (São Francisco de Itabapoana), Josemar Coelho (São Fidélis), Pedro Mendes e Agnaldo Perez Mello (Cambuci), Ercinio Pinto de Souza (Conceição de Macabu), além do campista Godofredo Pinto (ex-prefeito de Niterói).
O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, apresentou o documento à presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha. Com isso, muito dificilmente esse políticos passarão pelo crivo da Justiça Eleitoral, ou seja, caso consigam liminares, vão concorrer subjudice, sem saber se seus votos serão validados.
A lista consiste na relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para a elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.
Em 2012, o primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro e a lista elaborada pelo TCU deverá conter todos os responsáveis que se enquadrem nos critérios legais desde 7 de outubro de 2004. A lista será atualizada diariamente.
O TCU disponibiliza pela internet cadastro que reúne o nome de todas as pessoas que tiveram contas julgadas irregulares pelo tribunal, o Cadastro de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares  (Cadirreg), através do endereço http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/responsabilizacao/irregulares. Há dois links para fazer a consulta: por número de processo ou ainda por parte do nome ou Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)/Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ)·
         

Nenhum comentário: