De forma geral, podemos esperar por menos chuva que a média no Brasil Central para o próximo trimestre. E o mesmo deve acontecer na maior parte do Norte, do Nordeste e do Sudeste. O Sul deve ter bastante chuva nos próximos meses, especialmente em agosto e setembro. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que geralmente registram as temperaturas mais baixas do país nesta época do ano, devem ter bastante frio, até mais forte que o normal.
O começo do inverno poderá assustar um pouco. Isso porque teremos uma forte frente fria provocando bastante chuva no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e vai fazer bastante frio. Todo mundo deve associar que o inverno chegou bem forte muitos dirão “se o começo está sendo assim, imagina depois” mas não será bem assim. Confira os detalhes da previsão para o inverno 2012.
Por mês:
JULHO
Na Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul a chuva diminui com relação a junho.
O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, e até no Acre que terá o fenômeno da friagem no fim do mês, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
AGOSTO
As “Ondas de Leste”, fenômeno comum no Nordeste nesta época do ano, provocam chuva significativa no leste da Paraíba, em Alagoas e em Sergipe.
Não é época de chuva no Sudeste e o total acumulado fica entre normal e abaixo da média. Só há previsão de frio significativo no Sudeste e no Centro-Oeste apenas no fim do mês.
SETEMBRO
Sistema de alta pressão predomina na primeira quinzena do mês e dificulta a formação de nuvens de chuva. Região Centro-Oeste registra baixos índices de umidade.
As frentes frias são fracas. Na segunda quinzena três sistemas chegam ao Sudeste.
As massas polares já não são mais intensas o suficiente para provocar resfriamento significativo.
Chove mais que o normal no Paraná com a permanência de frentes frias.
Veja mais detalhes por Região
Redação


Nenhum comentário:
Postar um comentário