terça-feira, 26 de junho de 2012

Julgamento de PMs réus em triplo homicídio acontecesse nesta terça

(Foto: Campos 24Horas/Arquivo)

Acontece nesta terça-feira (26), a partir das 13h, na 1ª Vara Criminal de Campos, a Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ) dos cinco policiais militares e do cunhado de um deles, acusados de um triplo homicídio ocorrido no Parque Leopoldina, em Campos, em setembro de 2010. O julgamento aconteceria no Tribunal do Júri do Fórum Maria Tereza Gusmão (foto), no município, no último dia 28 de maio, mas foi transferido pela juíza Elisabete Franco Longobardi.  Na ocasião, a magistrada levou em consideração o pedido dos advogados dos réus que não tiveram acesso às mídias referentes às interceptações telefônicas, o que cercearia o direito de defesa dos acusados.

Os militares estão presos numa unidade prisional do Rio de Janeiro. São eles: os cabos Leonardo D’Oliveira Mayerhoffer, Omar Pereira Bacellar Júnior, Douglas Vasconcelos Mendonça, Luís Felipe Gomes de Moura e Anderson Gutemberg Lapa da Fonseca. Além deles, Ivaldo Ferreira dos Santos Junior, o Gordinho, cunhado do PM Bacellar, também é réu.

Relembre o caso
Policiais militares foram presos durante a Operação Fim da Linha, comandada pelo Ministério Público Estadual (MPE), na manhã de sexta-feira (02/12/11), acusados de matarem três suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas: Michael Barcelos Pereira Cabral, 26 anos; Sandro Rogério Gomes, 28, o Gerinho, e Carlos Augusto Ribeiro Rocha, 27, o Guti, crime ocorrido no dia 17 setembro de 2010, na Avenida Alberto Torres, no Parque Leopoldina.

De acordo com os promotores Rômulo Santos Silva e Bruno Gaspar de Oliveira, os policiais participaram do triplo homicídio, nas proximidades da Igreja do Saco.  Pelo crime foram indiciados os cinco policiais militares, além de Gordinho.
Segundo levantamento da equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPE, as vítimas do triplo homicídio foram executadas porque eram suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

Outro caso – Numa segunda investigação, outros policiais militares foram presos: cabo João Marcelo Manhães e o soldado Josimar de Souza. Eles são acusados da morte de Glaidson da Silva Rodrigues, 17 anos, crime ocorrido em setembro de 2010. Glaidson também teria sido morto por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em Campos.

Nenhum comentário: