Apesar das dificuldades, eles mostram a importância de viver bem cada dia
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Idoso foi estabelecido com o intuito de que pessoas acima de 65 anos pudessem usufruir de uma melhor qualidade de vida, através de saúde e integração social.
Em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante direitos especiais como: não enfrentar fila; não pagar passagem em transporte coletivo; descontos em atividades de cultura; medicamentos gratuitos em postos de saúde entre outros direitos que os são reservados diante de dificuldades normais que os idosos enfrentam.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que os idosos brasileiros representam 12% de toda a população total, o que reforça mais ainda o aumento da perspectiva de vida da população brasileira atualmente.
DIFICULDADES X AS MARAVILHAS DE SER UM IDOSOUma das maiores dificuldades enfrentadas pelos idosos, é a falta de respeito ao tratá-los. Muitos acham que como são “velhos” perderam o valor para a sociedade, mas isso é um grande equívoco.
Os idosos têm sim suas dificuldades fisícas que são absolutamente normais, mas em alguns a mente funciona muito bem e muitas vezes não nos damos conta disso. Os idosos podem manter sua vitalidade, mesmo com uma idade avançada, praticando esportes, mantendo uma boa saúde, além é claro, de fazer tudo o que quis, porém não tinha o tempo necessário quando jovem, para aproveitar e se dedicar á ele mesmo.
A cada ano cresce o número de idosos que frequentam clubes, bailes, enfim, lugares que antes não eram comuns aos mais experientes. Atualmente, para muitos esse novo estilo de vida, se torna uma terapia para uma boa e saudável vida.
COMEMORAÇÕES EM CAMPOS
Não esquecendo uma data tão especial, Campos preparou vários eventos para comemorar o Dia Internacional do Idoso. Na sexta-feira (28/09), o Clube da Terceira Idade preparou o Casamento Comunitário da Terceira Idade.
A primeira edição do casamento comunitário foi no ano passado, e segundo o organizador do evento, Samuel Pedrosa, este ano 12 casais resolveram oficializar a união.
“É muito bom ver essa vitalidade nos idosos. Melhor ainda quando podemos realizar os sonhos destas pessoas que era oficializar a união matrimonial, onde alguns se conheceram há algum tempo e moram juntos e outros que se conheceram no próprio clube”, disse o organizador.
Uma das noivas, a Joana Dark, de 48 anos, se emocionou ao poder oficializar a união de sete anos com seu marido, João Batista, de 62 anos.
“Estou muito feliz e emocionada com o casamento. É um sonho sendo realizado agora já idosa, mas que não perde o encanto de um verdadeiro amor”, disse emocionada.
Laila Nunes / Estagiária
Nenhum comentário:
Postar um comentário