Entre os discursos o tom foi de integração em prol do desenvolvimento regional
Prefeitos eleitos de 10 municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (19/10), em Ernesto Machado, no município de São Fidélis. O encontro contou com a presença dos Deputados Federais Anthony Garotinho, presidente estadual do Partido da República (PR) e Paulo Feijó (PR), que recebeu em sua propriedade lideranças políticas de 18 municípios, além da deputada estadual Clarissa Garotinho. O objetivo da reunião foi o estreitamento das relações políticas e administrativas do grupo político na região, além da proposta de interação e troca de experiências técnicas.
Dando sequência, o deputado Anthony Garotinho lembrou a importância da união dos prefeitos da região, mesmo antes da posse, na questão dos royalties, que deverão entrar novamente em pauta após o segundo turno, que será realizado no próximo 28 de outubro (domingo).
Garotinho explicou que desta forma, Campos, que perderia 79% da arrecadação, perderia somente o que teve de acréscimo em 2011 e 2012 e acrescentou: “Esse é um assunto importante que eu acho que os prefeitos eleitos deveriam participar com uma mobilização, mesmo antes da posse, em Brasília, principalmente aqueles que tem no royalty o único capital que sobra para investimento. Quando ficar definida a data da votação, eu acho que todos os municípios deviam se fazer presentes pelos seus seus representantes eleitos para marcar posição.”
“Para a capital, pra cidade do Rio de Janeiro essa perda representa menos de R$ 200 milhões, por ano. Isso pra arrecadação do Rio, que é de R$ 20 bilhões por ano, significa muito pouco, então nem os jornais, a mídia carioca, ninguém estava muito preocupado. Ela levou essa discussão pra lá, e no momento em que ela levou essa discussão junto com os municípios da região, ela obrigou o Governador a se manifestar. Hoje a questão dos royalties é uma questão que, na cabeça da população do estado do Rio de Janeiro, não interessa mais se você é ou não de município produtor, é perda para o Estado do Rio de Janeiro.”
Evidenciando a necessidade do desenvolvimento de um trabalho em grupo, o prefeito eleito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques, o Alfredão, falou sobre a responsabilidade do mandato e a abertura de possibilidade de integração entre os municípios da região.
Finalizando os discursos, a prefeita reeleita de Campos Rosinha Garotinho deixou uma mensagem para os colegas que vão estrear frente às suas prefeituras.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário