sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Baixa de sangue preocupa Hemocentro



A queda no número de doações de sangue está preocupando o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM), em um mês com feriados prolongados e a aproximação da temporada de verão faz com que haja uma redução significativa de doadores e, consequentemente, uma queda no estoque de sangue.

De acordo com a assistente social do centro, Cristiane de Barros, cerca de 35 doadores vão até o hemocentro por dia, sendo que a média necessária para atender a demanda é de, no mínimo, 70 doações por dia. Ainda de acordo com Cristiane o estoque de sangue com RH negativo está ainda mais precário, mas todos os tipos podem ser doados.
A assistente social pede para que a população se mobilize, já que sem o material, vários procedimentos poderão ser adiados, como por exemplo, a transfusão de sangue.
- Não existe um substituto do sangue. É sempre bom manter a população conscientizada sobre a falta, já que qualquer um de nós poderá precisar do sangue. Portanto, quanto mais doadores, maior a possibilidade de salvarmos vidas – alertou Cristiane.
O Hemocentro fica aberto todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, de 7 às 18h. Os doadores devem ter entre 16 e 65 anos de idade e no ato da doação estar portando documento original com foto e pesar mais de 50 kg. Os menores de idade deverão estar acompanhados dos seus responsáveis.
Éder Souza

Nenhum comentário: