sábado, 10 de novembro de 2012

Campos cria comitê para gerir campanha de prevenção a acidentes

Fotos: Mauro de Souza / Vagner Basilio - Estagiário

HFM deve fechar o ano com mais de 3.200 motociclistas acidentados
 HFM deve fechar o ano com mais de 3.200 motociclistas acidentados

 Um encontro na Secretaria de Saúde, na tarde desta sexta-feira (09/11), reuniu autoridades de Campos, para discutir metas e propostas de prevenção aos acidentes de moto, no município, que teve um aumento significativo e que alcançou o índice de 37% somente este ano.
 
Na ocasião, foi criado o Comitê Municipal de Acidentes de Moto, que terão como integrantes o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio e representantes da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Educação e de Comunicação, da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, além do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência. Todos participaram da reunião.

O número de acidentes envolvendo motos no município é muito alto, e pensando em diminuir este número, foram discutidos na reunião questões pertinentes como, motocicletas que muitas vezes após o acidente são removidos por vizinhos ou parentes da vítima.

Segundo o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos Eduardo Braga, este tipo de situação dificulta as ações do órgão.

“A retirada de veículo do local do acidente está cada vez mais comum e isso dificulta muito a ação da PRF, até porque nos casos em que a retirada da moto acontece, a ocorrência não é registrada e o caso não entra para a estatística”, ressalta Braga.

Outro assunto discutido foi o grande movimento nas saídas das escolas de Campos, onde o trânsito fica bastante complicado. Segundo Presidente da Emut, Álvaro Oliveira, muitas vezes esse transtorno no trânsito ocorre por imprudência dos pais.

“Na maioria das vezes o transtorno do trânsito próximo às escolas, acontece principalmente por irresponsabilidade dos pais das crianças, que estacionam em locais proibidos, provocando toda a desordem nas ruas”, explica o presidente.

Para o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio, as ações para diminuir os acidentes de moto devem ser intensificadas, principalmente nesta época de chegada do Natal e do verão, onde mais acidentes acontecem e onde as imprudências são maiores.

A primeira ação desenvolvida pelo Comitê Municipal de Acidentes de Moto acontecerá no próximo dia 03 de dezembro, onde será comemorado o Dia Nacional dos Deficientes Físicos. Serão distribuídos panfletos para conscientização da população.

NÚMERO DE ACIDENTES É PREOCUPANTENo Hospital Ferreira Machado (HFM), somente neste ano, o aumento foi de quase 37% de atendimento às vítimas de acidente de moto.

Em 2011, foram 2.346 atendimentos e, este ano, com uma média de nove atendimentos/dia, o HFM deverá atender a mais de 3.200 pessoas acidentadas com motos. Em 2010, foram registrados 2.706 atendimentos a vítimas de acidentes de moto; 1.475 atendimentos a mais do que a vítimas de acidentes de carro, que foram 1.231 pessoas.

Laila Nunes - Estagiária

Nenhum comentário: