Fotos: Mauro de Souza / Vagner Basilio - Estagiário
HFM deve fechar o ano com mais de 3.200 motociclistas acidentados
Um encontro na Secretaria de Saúde, na tarde desta sexta-feira (09/11), reuniu autoridades de Campos, para discutir metas e propostas de prevenção aos acidentes de moto, no município, que teve um aumento significativo e que alcançou o índice de 37% somente este ano.
Na ocasião, foi criado o Comitê Municipal de Acidentes de Moto, que terão como integrantes o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio e representantes da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Educação e de Comunicação, da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, além do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência. Todos participaram da reunião.
O número de acidentes envolvendo motos no município é muito alto, e pensando em diminuir este número, foram discutidos na reunião questões pertinentes como, motocicletas que muitas vezes após o acidente são removidos por vizinhos ou parentes da vítima.
Segundo o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos Eduardo Braga, este tipo de situação dificulta as ações do órgão.
Outro assunto discutido foi o grande movimento nas saídas das escolas de Campos, onde o trânsito fica bastante complicado. Segundo Presidente da Emut, Álvaro Oliveira, muitas vezes esse transtorno no trânsito ocorre por imprudência dos pais.
“Na maioria das vezes o transtorno do trânsito próximo às escolas, acontece principalmente por irresponsabilidade dos pais das crianças, que estacionam em locais proibidos, provocando toda a desordem nas ruas”, explica o presidente.
A primeira ação desenvolvida pelo Comitê Municipal de Acidentes de Moto acontecerá no próximo dia 03 de dezembro, onde será comemorado o Dia Nacional dos Deficientes Físicos. Serão distribuídos panfletos para conscientização da população.
NÚMERO DE ACIDENTES É PREOCUPANTENo Hospital Ferreira Machado (HFM), somente neste ano, o aumento foi de quase 37% de atendimento às vítimas de acidente de moto.
Em 2011, foram 2.346 atendimentos e, este ano, com uma média de nove atendimentos/dia, o HFM deverá atender a mais de 3.200 pessoas acidentadas com motos. Em 2010, foram registrados 2.706 atendimentos a vítimas de acidentes de moto; 1.475 atendimentos a mais do que a vítimas de acidentes de carro, que foram 1.231 pessoas.
Laila Nunes - Estagiária

Nenhum comentário:
Postar um comentário