Divulgação
Saiba um pouco mais sobre as principais consequências da doença
Nesta quarta-feira (14/11) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional do Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao crescimento da doença em todo o mundo.
A doença é responsável por quase 12 mil óbitos, ou seja 72%, no Brasil e, a cada ano, este número aumenta consideravelmente, superando mortes causadas pela AIDS e mortes no trânsito.
A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária.
A diabetes é provocada por excesso de peso, alimentação inadequada, tabagismo, entre outros. O estudo mostra que o diagnóstico é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudos declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que têm até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.
Um dos meios de prevenir o diabetes é fazer exercícios físicos e manter o peso e a prática de uma alimentação saudável. Com apenas essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%.
OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA DIABETESAs dificuldades causadas pela doença são muitas, entre elas o problema renal, a cegueira, o tratamento por hemodiálise e amputamento de membros inferiores. Segundo a Endocrinologista, Ana Paula Galvão, o acompanhamento médico é fundamental para os diabéticos.
“Os portadores da diabetes devem fazer um controle regular com especialista para que evitem que essas complicações surjam. Esses problemas só acometem aos pacientes que não fazem um acompanhamento médico”, explica a médica.
A diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes traiçoeira, provocando todas as complicações, portanto a médica explica que a mudança de hábito é imprescindível.
“Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes o paciente não percebe que tem a doença, então vários problemas começam a aparecer. Cuidados como uma alimentação saudável, pratica de exercícios físicos de 150 minutos por semana, já é uma ajuda bastante significativa”, explica.
Ainda de acordo com a médica, todos esses cuidados pode reverter as complicações da doença em 58%.
Redação / Assessorias

Nenhum comentário:
Postar um comentário