domingo, 4 de novembro de 2012

Luis Fabiano x Fred: duelo de gigantes pela artilharia do Brasileiro


Atacante do Flu tem um gol a mais, mas ídolo do São Paulo tem média melhor
Por GLOBOESPORTESão Paulo e Rio de Janeiro
 histórias são parecidas. Artilheiros, Luis Fabiano e Fred viveram o auge inicial em grandes equipes do futebol brasileiro (São Paulo e Cruzeiro, respectivamente), foram negociados com times do segundo escalão do futebol europeu (Fabuloso para o Sevilla, da Espanha, e Fred para o Lyon, da França), disputaram Copas do Mundo e retornaram ao país para continuarem em evidência na fase final de suas carreiras. Principais goleadores do Campeonato Brasileiro, os camisas 9 de São Paulo e Fluminense protagonizam um duelo todo especial na partida deste domingo, no Morumbi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partir de 17h (de Brasília).
Info LUIS FABIANO x FRED (Foto: infoesporte)
Analisando o momento de cada um, percebe-se Fred mais atuante. Ele esteve em campo em 24 das 33 partidas do Fluminense no Brasileirão. Por outro lado, Luis Fabiano, mesmo não tendo jogado tanto, foi mais eficiente. Por causa de várias lesões musculares, o Fabuloso jogou apenas 19 partidas pelo São Paulo na competição nacional e nunca conseguiu ter uma sequência. Apesar disso, o faro de gols se manteve intacto: ele marcou 15 vezes, o que dá a média de 0,78 gol por jogo. Já o índice de Fred, que tem 16, é de 0,66 por partida.
Outra diferença está nos pênaltis. O são-paulino, que iniciou a competição como cobrador oficial, desperdiçou três cobranças e não conseguiu marcar desse jeito. Já o jogador do Fluminense marcou quatro vezes em penalidades. O Fabuloso tem mais gols marcados com pé direito e com a cabeça. Já no aspecto disciplinar, equilíbrio: oito cartões amarelos para Fred, seis para Luis Fabiano, que ainda recebeu um vermelho.
Os números estão colocados. Fica a pergunta: quem é melhor? Com a palavra, os treinadores das duas equipes.
Ney Franco tem a vantagem de analisar tendo trabalhado com ambos. Revelado no América-MG, Fred foi negociado com o Cruzeiro e, quando disputou o primeiro jogo como profissional da Raposa, o técnico era o hoje comandante do São Paulo.
- Conheço bem os dois e os coloco no mesmo nível. São matadores, atletas de Seleção, que já disputaram Copa do Mundo e que brigam cabeça a cabeça pela artilharia do Campeonato Brasileiro. O Luis é muito importante para o nosso time, é nossa referência. A bola sempre o procura dentro da área - afirmou.
Do outro lado, Abel Braga elogia o concorrente, mas espera que o seu camisa 9 esteja em tarde mais inspirada.
- São dois jogadores excelentes, de alto gabarito. O Luis também tem uma parte técnica acima da média para um jogador de área. Ele não apenas faz gols, mas serve, cai na diagonal, joga nas costas dos zagueiros. Faz a diferença também porque dá muitas assistências. A briga pela artilharia está boa e tomara que meu capitão leve a melhor no fim. Tanto pelo posto de artilheiro como no jogo de domingo - ressaltou.
*Por Marcelo Prado, Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri

Nenhum comentário: