Vagner Basilio / Estagiário/Arquivo
É fundamental que o veículo seja inspecionado em vários itens
As férias escolares estão aí, e muitas famílias começam a se preparar para viajar. Alguns viajam de avião, outros de ônibus e há aqueles que preferem ir de carro. Se este é o seu caso, fique atento. Algumas situações desagradáveis com o veículo podem ser evitadas se você se prevenir.
Muita gente se preocupa em planejar a viagem, escolher os melhores hotéis e às vezes se esquece que além da documentação do veículo, é imprescindível que uma revisão seja feita em todo carro. Uma atitude simples e que pode evitar dor de cabeça e até tragédias.
O mecânico Leandro da Silva Batista, que trabalha há quase 23 anos com carros, diz que antes de fazer qualquer viagem, é fundamental que o veículo seja inspecionado em vários itens.
“Às vezes as pessoas se esquecem de olhar coisas simples como nível de água e de óleo. O bom mesmo é sempre procurar um mecânico que vai dar uma geral no carro e resolver o que for preciso”, orienta.
Segundo Leandro, itens como correias, direção, bomba de água, filtro de gasolina, rolamento das rodas, freios, sistema de suspensão, óleo motor e câmbio, limpador de para brisas, devem estar funcionando perfeitamente para evitar problemas.
"Depois de ver se tudo está funcionando é muito importante ver o alinhamento e balanceamento das rodas, assim o motorista não vai ter surpresa durante a viagem”, relata.
Além de evitar problemas durante a viagem, fazer a revisão contribui com o bolso do motorista. “Muitas vezes o barato sai caro. Uma revisão completa pode chegar a R$ 400, mas se você for avaliar que um carro pode bater o motor por falta de manutenção e o prejuízo chega a R$4 mil, ai vale a pena a revisão”, explica o mecânico.
Nesta época do ano o movimento nas oficinas aumenta cerca de 40%. “A gente tá com muito carro mesmo, mas isso é porque as pessoas deixam pra ultima hora e ainda tem aqueles que aparecem na oficina só no fim de ano. Por um lado é bom, porque o faturamento aumenta, mas por outro tem motorista que não quer esperar”, conclui Leandro.
É preciso mesmo manter o carro em dia seja na parte mecânica como na documentação. Isso porque a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já começou a "Operação Verão" nas estradas da região e promete intensificar a fiscalização.
Para o chefe da PRF, em Campos, Iuri Guerra, além de todos os cuidados com as condições do veículo, é preciso se preocupar também em verificar os cintos de segurança, com as condições dos pneus e a validade do extintor.
“Antes de sair de casa é importante que o motorista veja se os pneus estão em condições de rodar. É importante também checar se o extintor de incêndio esta na validade e se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente, e claro, estar com a documentação do veículo e a carteira de motorista em dia”,explica.
Outro ponto destacado pelo agente, é que se for possível, que um roteiro da viagem seja feito. “Fazer um roteiro e planejar o tempo do passeio ajuda a evitar a presa na viagem. Faça o percurso com tempo e de preferência por dirigir durante o dia”, diz.
Com o veículo devidamente revisado é hora de pegar a estrada. Iuri faz ainda as recomendações básicas para quem estiver na estrada. “Ter cautela no trânsito, obedecer aos limites de velocidade, ser prudente e não ter presa, são dicas que podem tornar prazerosa a temporada de férias”, conclui.
Depois de curtir as férias não se esqueça que na hora de voltar para casa os cuidados devem ser redobrados. A PRF orienta que os motoristas evitem voltar no dia de retorno das atividades para não ter presa de chegar.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário