Com a responsabilidade de atender a antigas perspectivas econômicas
dos municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana,
inclusive como rota alternativa de escoamento para o Porto do Açu, a
ponte sobre o rio Paraíba do Sul, batizada de João Figueiredo, começa a
ser esboçada. Ontem, representantes da Capitania dos Portos em São João
da Barra, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da prefeitura
sanjoanense fizeram uma vistoria no local onde a estrutura será
construída, com o objetivo de adquirir subsídios para a elaboração de um
parecer da Marinha sobre o ordenamento do espaço aquaviário e segurança
de navegação. O edital de licitação para as obras foi publicado no
Diário Oficial do Estado de 14 de fevereiro, e o início das obras está
previsto para o final deste semestre.
— Demarcamos a latitude e longitude do local, englobando as
cabeceiras da ponte, tiramos fotos e fizemos um relatório de toda área
vistoriada — comentou o sargento Neto, da Capitania dos Portos, que
reunirá documentação para a Ma-rinha dar aval para a construção da
ponte.O engenheiro do DER/Norte Fluminense Ivan do Amaral ressaltou que aguarda outros pareceres, como o do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Agência Nacional das Águas (ANA) e de algumas secretarias do município de São João da Barra.
— Após essa fase de liberação, que é considerada o último procedimento técnico durante o processo de licitação, vamos realizar, provavelmente em março, uma visita técnica. O objetivo é explicar todo o procedimento de construção da ponte com a presença dos responsáveis técnicos das firmas que concorrerão à licitação — explicou Ivan.
De acordo com ele, o projeto antigo da ponte, com 7km de viaduto, passando em uma área que fica alagada no período de cheia do rio Paraíba, e construção de um dique para substituir determinados trechos, seria inviável na questão ambiental. Ivan ressalta que o projeto atual não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, e a mudança de local de construção não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco, que será aumentada em apenas 4,5km.
Engenheiro da secretaria municipal de Obras, Carlos Augus-to informou que já foram realizadas as sondagens do terreno para ver o dimensionamento dos pilares e a secretaria de Pesca já emitiu o “Nada Opor”. A certidão de conformidade da área, informando que o traçado das cabeceiras está em zona rural, será emitida em breve pe-la secretaria de Obras, segundo o engenheiro.
— O tabuleiro da ponte terá comprimento de 1.344 metros e largura de 16,20 metros, englobando duas faixas de rola-mento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre — detalhou.
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